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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0242 - Laboratório de Programação II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Tipo: Semestral

Objetivos
Introduzir os conceitos fundamentais de encapsulamento, herança e polimorfismo em Orientação a Objetos (OO). Consolidar os conceitos básicos de OO através do uso prático, em um projeto de programação de médio porte, de arcabouços OO para a construção de interfaces gráficas complexas. Finalmente, oferecer ao estudante, experiências com linguagens de processamento de texto e linguagens dinâmicas de script.

 
Programa Resumido
 
Programa
Conceitos de orientação a objetos: encapsulamento, herança e polimorfismo (por exemplo, em Java).
Máquinas virtuais (por exemplo, JVM).
Arcabouços orientados a objetos para construção de interfaces gráficas complexas (por exemplo, Swing, SWT e QT).
Linguagens dinâmicas de script (por exemplo, Python ou Ruby).
Construção de um programa de médio porte usando linguagens dinâmicas e/ou arcabouços orientados a objetos.
 
Avaliação
 
      Método
      ok.
 
      Critério
      Média ponderada de provas e projetos de desenvolvimento de software.
 
      Norma de Recuperação
      ok.
 
Bibliografia
1 - Bruce Eckel. Thinking in Java, 3rd and 4th edition. Prentice-Hall, 2004-2006.
2 - Alex Martelli. Python in a Nutshell, 2nd edition. O'Reilly, 2006.
3 - Dave Thomas, Chad Fowler, Andy Hunt. Programming Ruby: The Pragmatic Programmers' Guide, Second Edition, Pragmatic Bookshelf, 2004.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

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