Disciplina
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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0332 - Engenharia de Software

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Tipo: Semestral

Objetivos
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de desenvolver com qualidade e agilidade sistemas de software inovadores com alto grau de complexidade, tanto técnicas quanto sociais. Será capaz de aplicar princípios, técnicas e ferramentas nas diversas atividades da engenharia de software, avaliando seu impacto no andamento do projeto e no produto final. Atuará em atividades práticas ao longo do curso, propiciando a aprendizagem na prática dos conteúdos.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Ana Cristina Vieira de Melo
Fabio Kon
Flavio Soares Correa da Silva
Paulo Roberto Miranda Meirelles
 
Programa Resumido
A disciplina envolve o estudo e a aplicação pragmática e sistemática de conhecimento científico e tecnológico para o gerenciamento, projeto, desenvolvimento, implementação, teste, manutenção e evolução de software de alta qualidade.
 
Programa
Conceituação de Engenharia de Software.Modelos de ciclos de vida. Processos de Desenvolvimento. Agilidade no desenvolvimento de software. Gerenciamento de Projetos. Análise e especificação de requisitos. Modelagem. Projeto (design). Padrões de projeto. Reúso. Arquitetura de Software. Implementação e implantação. Verificação e validação: testes, revisões e inspeções. Gerenciamento de configurações. Manutenção e evolução de software. Planejamento e Estimativas. Qualidade e métricas. Software livre. Tópicos atuais de Engenharia de Software.
 
Avaliação
 
      Método
      A avaliação será realizada através de provas, apresentações, trabalhos e projetos.
 
      Critério
      A avaliação será realizada através de provas, apresentações, trabalhos e projetos.
 
      Norma de Recuperação
      Média ponderada da nota final e de provas e/ou trabalhos de recuperação
 
Bibliografia
Pressman, Roger S.& Maxim, B.R., “Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional”, 8a edição, Ed. McGraw-Hill, ISBN 9788563308337, 2016. Schach, S.R., “Engenharia de Software: Os Paradigmas Clássico & Orientado a Objetos”, 7a edição, Mcgraw-Hill, ISBN 9788577260454, 2009. Sommerville, Iam, “Engenharia de Software”, 9a edição, ISBN 9788588639287, Pearson Education, 2011. Pfleeger, Shari Lawrence, “Engenharia de Software - Teoria e Prática”, 2ª edição, Prentice Hall, ISBN 8587918311, 2004. Bibliografia básica 1- Valente, Marco Tulio. Engenharia de Software Moderna: Princípios e Práticas para Desenvolvimento de Software com Produtividade, Editora: Independente, 2020. Disponível em https://engsoftmoderna.info/ 2- Alistair Cockburn, Agile Software Development: The Cooperative Game, 2nd Edition, Addison-Wesley Professional, 2006. 3- Larman, Craig. Utilizando UML e Padrões, 3a edição, 2007. Bibliografia complementar 1- Frederick, Brooks P. The mythical man-month essays on software engineering. Boston Addison-Wesley Munich u.a. 2009 2- Aniche, Maurício F. Effective software testing : a developer's guide. Shelter Island, NY, Manning, 2022. 3- Sommerville, Iam. Engenharia de Software, 9a edição, ISBN 9788588639287, Pearson Education, 2011. 4- Fowler, Martin. UML Essencial, 3a Ed, ISBN 8536304545, 2005. 5- Kon et al. Software Livre e Propriedade Intelectual: Aspectos Jurídicos, Licenças e Modelos de Negócio. Em: Jornada de Atualização em Informática da SBC. 2011. Disponível em http://ccsl.ime.usp.br/pt-br/publicacao/2011/software-livre-e-propriedade-intelectual-aspectos-juridicos-licencas-e-modelos
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

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