Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0438 - Programação Concorrente

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Apresentar problemas clássicos de programação concorrente baseada no compartilhamento de variáveis e em troca de mensagens. Ensinar mecanismos de comunicação e sincronização entre processos/objetos concorrentes.
 
Programa Resumido
Processos, concorrência, mecanismos de sincronização (conceitos e implementação) e problemas clássicos de programação concorrente.
 
Programa
Conceitos básicos: processos, threads, interrupções, escalonamento. Aspectos de implementação e concorrência. Propriedades de segurança e imparcialidade. Modelos de concorrência. Semântica e implementação de mecanismos de sincronização. Problemas de programação concorrente: deadlock, alocação de recursos, leitura e escrita concorrente, exclusão mútua, consenso. Semântica e implementação de mecanismos de comunicação. Programação concorrente em UNIX. Algoritmos baseados em variáveis compartilhadas: Dijkstra, Peterson, consenso. Algoritmos baseados em envio de mensagens.
 
Avaliação
 
      Método
      Média ponderada de provas e exercícios.
 
      Critério
      A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação.
 
      Norma de Recuperação
      Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
Bibliografia Básica: G.R. Andrews, "CONCURRENT PROGRAMMING: PRINCIPLES AND PRACTICE", Benjamin Cummings, 1991. Bibliografia Complementar: W.R. Stevens, "UNIX NETWORK PROGRAMMING", Prentice Hall, 1990.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

Clique para consultar o oferecimento para MAC0438.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP