Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0186 - Prática de Ensino de Matemática I
Teaching Practices in Mathematics I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 165 h ( Estágio: 150 h , Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
São objetivos específicos da disciplina, que o licenciando: adquira uma visão geral dos conteúdos matemáticos que se destinam ao Ensino Fundamental; tenha condições de programar cursos em qualquer nível e de avaliar atividades docentes no campo de Matemática; desenvolva aptidões adequadas para aplicar métodos e técnicas destinadas a situações de aprendizagem em Matemática; desenvolva carga horária exigida pela legislação, para o estágio supervisionado por seu docente responsável.
 
The main aims of this discipline are that future mathematics teachers: acquire an overview of mathematics contents for Middle School; develop the abilities for programming courses in any level of knowledge and evaluate teaching activities in basic mathematics; apply methods and techniques to learning situations in mathematics; develop supervised internship at schools.
 
 
Programa Resumido
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Estágio supervisionado e projetos integrados.
 
Mathematics curriculum in Middle School. Planning didactical activities. Assessment of learning. Developing didactical materials for Middle School. Supervised internship. Integrated Projects.
 
 
Programa
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. A influência da concepção desse papel na prática pedagógica. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Metodologias de ensino de Matemática: resolução de problemas e investigações. Análise de  dificuldades básicas e materiais didáticos convencionais. Planejamento de atividades didáticas com uso de materiais alternativos. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental. Estágio supervisionado. Projetos Integrados.
 
Mathematics curriculum in Middle School. Planning didactical activities. Assessment of learning. Developing didactical materials for Middle School. Supervised internship. Integrated Projects.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, debates e seminários sobre conteúdo e metodologia da Matemática. Discussão da "Proposta Curricular de Matemática para o 1º. grau". Estágios supervisionados de observação e regência.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas orais e escritas,
seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Não tem.
 
Bibliografia
     
Livros-Textos:
·CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 1o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a ed, São Paulo, 1986.
·BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: editora UNESP, 1999.
·D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade Coleção Tendências em Educação Matemática-ed. Autêntica- Belo Horizonte, 2001.
·BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.

Complementares:
·Coleção de Livros didáticos de Matemática do ICMC.
·Pimenta, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4a ed, São Paulo: Cortez, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para SMA0186

Clique para consultar o oferecimento para SMA0186

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP