São objetivos específicos da disciplina, que o licenciando: adquira uma visão geral dos conteúdos matemáticos que se destinam ao Ensino Fundamental; tenha condições de programar cursos em qualquer nível e de avaliar atividades docentes no campo de Matemática; desenvolva aptidões adequadas para aplicar métodos e técnicas destinadas a situações de aprendizagem em Matemática; desenvolva carga horária exigida pela legislação, para o estágio supervisionado por seu docente responsável.
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Estágio supervisionado e projetos integrados.
O papel do professor de Matemática na formação do pensamento científico. A influência da concepção desse papel na prática pedagógica. O currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Metodologias de ensino de Matemática: resolução de problemas e investigações. Análise de dificuldades básicas e materiais didáticos convencionais. Planejamento de atividades didáticas com uso de materiais alternativos. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental. Estágio supervisionado. Projetos Integrados.
Livros-Textos:·CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 1o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a ed, São Paulo, 1986.·BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: editora UNESP, 1999. ·D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade Coleção Tendências em Educação Matemática-ed. Autêntica- Belo Horizonte, 2001. ·BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.Complementares: ·Coleção de Livros didáticos de Matemática do ICMC.·Pimenta, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4a ed, São Paulo: Cortez, 2001.