Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Matemática
 
Disciplina: SMA0187 - Prática de Ensino de Matemática II
Teaching Practices in Mathematics II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 165 h ( Estágio: 150 h , Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
São objetivos específicos, da disciplina, que o licenciando: adquira uma visão geral dos conteúdos matemáticos que se destinam ao Ensino Médio; tenha condições de programar cursos em qualquer nível e de avaliar atividades docentes no campo da Matemática; desenvolva aptidões adequadas para aplicar métodos e técnicas destinadas a situações de aprendizagem em Matemática; desenvolva carga horária exigida pela  legislação, para o estágio supervisionado por seu docente responsável.
 
The main aims of this discipline are that future mathematics teachers: acquire an overview of mathematics contents for High School; develop the abilities for programming courses in any level of knowledge and evaluate teaching activities in basic mathematics; apply methods and techniques to learning situations in mathematics; develop supervised internship at schools.
 
 
Programa Resumido
O currículo de Matemática no Ensino Médio. Planejamento de atividades didáticas e elaboração de material didático alternativo. Estágio supervisionado e projetos integrados.
 
Mathematics curriculum in High School. The planning of didactical activities. Assessment of learning. Developing didactical materials for High School. Supervised internship. Integrated Projects.
 
 
Programa
O Currículo de Matemática no Ensino Médio. Metodologias de ensino de Matemática:  modelagem e etnomatemática. Planejamento de atividades didáticas e  elaboração de materiais didáticos alternativos para o Ensino Médio. Avaliação da aprendizagem no Ensino Médio. Estágio Supervisionado. Projetos integrados.
 
Mathematics curriculum in High School. The planning of didactical activities. Assessment of learning. Developing didactical materials for High School. Supervised internship. Integrated Projects.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, debates e seminários sobre conteúdo e metodologia da Matemática. Discussão da "Proposta Curricular de Matemática para o 2º. grau". Estágios supervisionados de observação e regência.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas orais e escritas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Não tem.
 
Bibliografia
     
Livros Textos:
·CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 2o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a ed, São Paulo, 1991.
·BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
·D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade Coleção Tendências em Educação Matemática-ed. Autêntica- Belo Horizonte, 2001.
·BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.

Complementares:
·Coleção de Livros didáticos de Matemática do ICMC.
.PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4a ed, São Paulo: Cortez, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para SMA0187

Clique para consultar o oferecimento para SMA0187

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP