São objetivos específicos, da disciplina, que o licenciando: adquira uma visão geral dos conteúdos matemáticos que se destinam ao Ensino Médio; tenha condições de programar cursos em qualquer nível e de avaliar atividades docentes no campo da Matemática; desenvolva aptidões adequadas para aplicar métodos e técnicas destinadas a situações de aprendizagem em Matemática; desenvolva carga horária exigida pela legislação, para o estágio supervisionado por seu docente responsável.
O currículo de Matemática no Ensino Médio. Planejamento de atividades didáticas e elaboração de material didático alternativo. Estágio supervisionado e projetos integrados.
O Currículo de Matemática no Ensino Médio. Metodologias de ensino de Matemática: modelagem e etnomatemática. Planejamento de atividades didáticas e elaboração de materiais didáticos alternativos para o Ensino Médio. Avaliação da aprendizagem no Ensino Médio. Estágio Supervisionado. Projetos integrados.
Livros Textos:·CENP, Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 2o. grau - Secretaria de Estado da Educação, 2a ed, São Paulo, 1991. ·BICUDO, M.A.A V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. ·D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade Coleção Tendências em Educação Matemática-ed. Autêntica- Belo Horizonte, 2001. ·BORBA, M.C. & PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.Complementares: ·Coleção de Livros didáticos de Matemática do ICMC..PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4a ed, São Paulo: Cortez, 2001.