Atividade

100037 - Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Período da turma: 27/03/2021 a 13/11/2021

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Descrição: Objetivo: Subsidiar e acompanhar a elaboração e realização de projetos de ensino de matemática no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Docentes responsáveis:
Prof. Dr. Júlio César Augusto do Valle
Profa. Dra. Priscila Ribeiro dos Santos


Ementa:
1. Abordagens das especificidades do ensino de matemática para pessoas jovens, adultas e idosas, acolhidas pela EJA; 2. Tendências e metodologias de ensino de matemática na EJA; 3. Conceitos de numeramento, materacia e alfabetização matemática e formas de mobilizá-los na EJA; 4. Currículos de matemática para a EJA; 5. Obstáculos epistemológicos da matemática e avaliação da aprendizagem em matemática na EJA.

Para avaliação:
- Realizar as leituras e atividades dirigidas entre os encontros síncronos;
- Apresentar, ao final do curso, o registro de uma prática realizada a partir das ideias e dos conceitos abordados.

Referências:
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Sá da Costa, 1951.
D’AMBROSIO, Ubiratan; DOMITE, Maria do Carmo Santos. A conversation with Paulo Freire. For the Learning of Mathematics, 17 (3), 1997, pp. 7-10.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics: past and future. Revemop, v. 2, pp. 1-14, 2020.
DOMITE, Maria do Carmo Santos. Problematização: um caminho a ser percorrido em educação matemática. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1993.
DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1996.
FONSECA, Maria da Conceição Reis. Educação matemática de jovens a adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FONSECA, Maria da Conceição Reis; SIMÕES, Fernanda Maurício. Apropriação de práticas de numeramento na EJA: valores e discursos em disputa. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 2, p. 517-532, abr./jun. 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.
OLIVEIRA, I. B. Contribuições de Boaventura de Sousa Santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos pensadospraticados. Revista e-curriculum, v.8 n.2, p. 1-22, 2012.

Carga Horária:

70 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Júlio César Augusto do Valle
Priscila Ribeiro dos Santos


 
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