Atividade

100061 - Práticas socioeducativas para Geoconservação

Período da turma: 01/04/2021 a 03/08/2021

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Descrição: Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso:
A formação de professores proposta deverá observar as orientações curriculares indicadas nos documentos oficiais do município para o ensino fundamental e médio, envolvendo trabalhos conceituais, experimentais e atividades de campos organizados em módulos contemplando os seguintes temas:

● Geoconservação e Serviços ecossistêmicos da geodiversidade

Objetivo: abordar conceitos específicos sobre geodiversidade, geoconservação, patrimônio geológico e os serviços ecossistêmicos da geodiversidade no litoral norte do Estado de São Paulo, bem como apresentar o inventário do patrimônio geológico e pesquisas afins.

● Educação e Aprendizagem Social

Objetivo: promover reflexões sobre a importância do desenvolvimento de práticas educativas colaborativas pautadas em princípios de diálogo, participação e co-responsabilização frente às questões socioambientais locais com referência no conceito de aprendizagem social. Abordar as relações entre os elementos e processos que constroem a paisagem que nos cerca e as questões socioambientais, no contexto escolar, considerando as orientações curriculares oficiais para o tratamento da temática em foco, bem como destacar a contribuição das Geociências para o estudo do ambiente, da conservação, da geodiversidade e do patrimônio natural.

• Metodologias Participativas

Objetivo: apresentar diferentes metodologias participativas e colaborativas que podem ser utilizadas em sala de aula e em aulas de campo. Diversas metodologias participativas têm sido desenvolvidas e vem sendo aplicadas dentro dos princípios da Aprendizagem Social, como: construção de agendas socioambientais locais, pesquisa-ação; jogos de papéis, world café e mapeamento socioambiental como (re)conhecimento local, aplicados em diferentes contextos e com grupos diferentes de atores sociais, visando sempre elaborar um diagnóstico participativo da realidade socioambiental para melhoria da qualidade de vida.

• Políticas Públicas e Governança Ambiental
Objetivo: introduzir os estudos de governança ambiental a apresentar ações/propostas de políticas públicas para a melhoria do ambiente e qualidade de vida. Como as escolas podem participar de políticas nos seus respectivos municípios.

• Geocomunicação

Objetivo: considerando que grande parte dos desafios socioambientais está relacionada à comunicação e à divulgação em Geociências para a sociedade atual, o objetivo é apresentar conceitos e estratégias possíveis para comunicar e divulgar o conhecimento geocientífico, tornando-o acessível por meio da adaptação a diferentes públicos.

● Elaboração de proposta didático-pedagógicas

Objetivo: elaborar e apresentar um plano de aula ou uma sequencia didática considerando os temas abordados no curso, com a possibilidade de registro fotográfico, produção de materiais, vídeo ou similares, como requisito para certificação. A conclusão deste curso é pré-requisito para a realização do segundo curso a ser oferecido, voltado à elaboração de estratégias metodológicas para projetos educativos em Geoconservação.
Bibliografia de referência básica:

ARRUDA, K.E.C.; GARCIA, M.G.M.; DEL LAMA, E.A. Geological Heritage Inventory as a Subsidy for Geotourism: Caraguatatuba – São Paulo State, Brazil. In: VIII International ProGEO Symposium, 2015, Reykjavík, Iceland.
BACCI, D.C.; SANTOS, V.M.N. Mapeamento Socioambiental como contribuição para a gestão dos recursos naturais. In: JACOBI P.R. (Coord.), XAVIER, L.X.; MISATO, M.T. (Coord. edit.). Aprendizagem social e unidades de conservação: aprender juntos para cuidar dos recursos naturais. São Paulo: IEE/PROCAM, 2013, p. 64-74.
BACCI, D.C. 2018. Estratégias Educativas para Geoconservação. In: SANTOS, V.M.N; JACOBI, P.R. (Org.). Educação, Ambiente e Aprendizagem Social - reflexões e possibilidades à Geoconservação e Sustentabilidade. 1ed. Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 101-119.
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BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. URL: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
BRILHA, J. Património Geológico e Geoconservação: A Conservação da Natureza na sua Vertente Geológica. Braga: Palimage Editores, 2005.
BRILHA, J. Inventory and quantitative assessment of geosites and geodiversity sites: a review. Geoheritage, 2016. 8(2):119-134.
GARCIA, M.G.M. Gondwana Geodiversity and Geological Heritage: Examples from the North Coast of São Paulo State, Brazil. Anuário do Instituto de Geociências (Online). 35:101–111. 2012.
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GARCIA, M.G.M, DEL LAMA E.A, MARTINS L., MAZOCA C.E.M., BOUROTTE, C. 2019. Inventory and assessment of geosites to stimulate regional sustainable management: the northern coast of the state of São Paulo, Brazil. An. Acad. Bras. Ciênc. 91(2):1-22.
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PENTEADO, Heloísa Dupas. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo, Editora Cortez,1996.
PESM – Parque Estadual da Serra do Mar. Disponível em: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/sobre/. Acesso em:13/04/2016.
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SANTOS, V.M.N.; BACCI, D.C. Educação e aprendizagem social para Geoconservação: proteção de serviços ecossistêmicos e governança ambiental na Macrometrópole Paulista. TERRAE DIDATICA, v. 15, p. 1-8, 2019.
SANTOS, V.M.N.; BACCI, D.C; SOARES, D. B.; JACOBI, P. R. Educação para geoconservação na perspectiva da Ciência Pós-normal: o caso de Guarulhos-SP. In: Pedro Roberto Jacobi Renata Ferraz de Toledo Leandro Luiz Giatti. (Org.). Ciência Pós-Normal ampliando o diálogo com a sociedade diante das crises ambientais contemporâneas. 1ed.São Paulo: Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo, 2019, v. 1, p. 149-163.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
 
Ministrantes: Christine Laure Marie Bourotte
Denise de La Corte Bacci Toledo
Maria da Gloria Motta Garcia
Vania Maria Nunes dos Santos


 
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