Atividade

100070 - Energia, Poluição e Mudanças Climáticas

Período da turma: 03/08/2021 a 28/02/2023

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Descrição: EMENTA:
Energia e Desenvolvimento (Histórico); Como produzimos e consumimos energia (Histórico); O modelo global de consumo de energia; O modelo brasileiro de produção e consumo; Os limites das fontes de energia; Recursos energéticos fósseis (Petróleo, carvão, gás e xisto, biomassa, eólica, solar, geotérmica, dos mares entre outras); Recursos energéticos complementares; Os novos recursos energéticos; A necessidade de adoção de medidas para o uso eficiente da energia; As políticas públicas para aquisição e uso de energia; Um modelo de matriz energética para o Brasil.
A origem e dinâmica da atmosfera; As transformações de substancias na troposfera; Os impactos gerados pelas atividades naturais extremas na troposfera; Os impactos gerados pelas atividades antrópicas na troposfera; As características e riscos dos ambientes in door; As origens e riscos dos Smog Fotoquímico; A legislação global sobre a preservação da qualidade do ar; As políticas públicas voltadas à minimização dos impactos da poluição do ar; A legislação brasileira sobre a qualidade do ar; As tecnologias de detecção, mitigação de emissões gasosas danosas ao meio ambiente e ao bem estar da sociedade; O zoneamento das atividades antrópicas à preservação da qualidade do ar.
Um planeta em constantes mudanças; O processo de fixação de carbono no solo, na água; A origem de efeitos climáticos externos; As tecnologias adotadas à antecipação das informações sobre catástrofes potenciais; A organização das sociedades face às mudanças climáticas; As mudanças climáticas tendo como origem atividades antrópicas; Sobre a sociedade global busca reconhecer e atenuar os impactos gerados pelas mudanças do clima; Como a eficiência energética pode influenciar nas mudanças climáticas; Quais são os elementos naturais que levam ao aquecimento global; De que maneira são monitoradas as emissões de gases de efeito estufa; Quais são os modelos adotados a mitigação deste gás; Porque e como as populações menos favorecidas são as mais afetadas pelo aumento do efeito estufa; Quais são as medidas mínimas necessárias para o homem fazer a sua parte neste contexto; Como o homem está se preparando para este fenômeno, seja ele de origem natural e ou antrópica.
A evolução da sociedade e consequentemente aumento consumo por recursos naturais (Histórico); Por que consumimos mais do que necessitamos; Quais os limites potenciais para o consumo humano?; Como o bioma pode oferecer soluções à ampliação da oferta de produtos, sem o correspondente dano ambiental; Como alterar a jornada desenfreada pelo consumo; Como o conhecimento do ciclo de vida dos bens de consumo podem alterar os graves problemas demanda por recursos naturais; Certificações e rotulagens as ferramentas globais; Quais as políticas públicas no Brasil neste sentido; Quais os órgãos e legislações que se aplicam para o consumo mínimo e consciente; A quem interessa consumir menos?
PROGRAMA:
Conceitos fundamentais dos processos de conversão da energia;
Fontes de energia fóssil;
Fonte de energia não fóssil e não reservável;
Fonte de energia renováveis;
Os impactos diretos e indiretos iminentes ao uso da energia;
As formas de conversão e as eficiências de conversão das fontes de energia em energia útil.
A composição e dinâmica da atmosfera;
Fontes de poluição do ar;
Fontes de poluição atmosférica naturais;
Poluição gerada pela exploração das fontes de energia;
Monitoramento das emissões gasosas na atmosfera;
Contaminação biológica natural ou provocada (guerras químicas, incêndios químicos);
Formas de prevenção e controle da poluição do ar;
Legislação pertencente à qualidade do ar.
Os conceitos de clima;
As alterações climáticas;
Os conceitos de aquecimento global;
Os agentes naturais e antrópicos relacionados ao aquecimento global
A cura do clima (as medidas pata a mitigação dos efeitos antrópicos sobre o clima);
Os encontros internacionais na busca de entendimentos sobre o controle das emissões;
Os organismos nacionais e internacionais envolvidos no estudo do clima;
As políticas públicas possíveis em nível global.
A evolução das diferentes formas de consumo;
Os estoques de recursos naturais face ao crescente consumo;
Os limites de consumo;
As ferramentas do marketing;
Uma revisão nos conceitos de consumo;
O consumo consciente;
Roteiro para a certificação e rotulagem de processo e produtos;
O código do consumidor;
A função do Conar, Procon, Idec, Inmetro entre outros;
A atuação do Conar, Procon, Idec, Inmetro.
OBJETIVO:
Através do conhecimento da interação dos quatros atores (Energia, Poluição, Clima e Consumo), potencializa formadores de opinião capazes de atuar na criação, implementação e auditória de novos padrões de produção e consumo, rumo à sustentabilidade.
MÉTODO:
Aulas expositivas, dinâmicas, com debates, criação de modelos e sugestão de políticas públicas.
MATERIAL DIDÁTICO:
Imagens, textos, análise bibliográfica (cases) flip chart e quadro negro.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO.
Trabalhos em grupos de 3 ou 5 componentes.
BIBLIOGRAFIA
Goldemberg, J. Villanueva D., Luz Energia, Meio Ambiente & Desenvolvimento 2ª edição revista - EDUSP, São Paulo, Brasil, 2003 1
BUONICORE A.J, DAVIS W.T, editors. Air pollution engineering manual New York: Van Nostrand Reinhold; 1992
ENGER, ED; SMITH, BF. Environmental science. 7th. Ed, McGraw Hill, New York, 2000
PATRICK, D.R editor. Toxic air pollution handbook. New York: Van Nostrand Reinhold; 1994.
STERN A. editor Air Pollution, New York, Pergamon, 1985
CETESB: www.cetesb.sp.gov.br
EPA: www.epa.gov

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Jose Marcos Borges Gryschek


 
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