100070 - Energia, Poluição e Mudanças Climáticas |
Período da turma: | 03/08/2021 a 28/02/2023
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Descrição: | EMENTA:
Energia e Desenvolvimento (Histórico); Como produzimos e consumimos energia (Histórico); O modelo global de consumo de energia; O modelo brasileiro de produção e consumo; Os limites das fontes de energia; Recursos energéticos fósseis (Petróleo, carvão, gás e xisto, biomassa, eólica, solar, geotérmica, dos mares entre outras); Recursos energéticos complementares; Os novos recursos energéticos; A necessidade de adoção de medidas para o uso eficiente da energia; As políticas públicas para aquisição e uso de energia; Um modelo de matriz energética para o Brasil. A origem e dinâmica da atmosfera; As transformações de substancias na troposfera; Os impactos gerados pelas atividades naturais extremas na troposfera; Os impactos gerados pelas atividades antrópicas na troposfera; As características e riscos dos ambientes in door; As origens e riscos dos Smog Fotoquímico; A legislação global sobre a preservação da qualidade do ar; As políticas públicas voltadas à minimização dos impactos da poluição do ar; A legislação brasileira sobre a qualidade do ar; As tecnologias de detecção, mitigação de emissões gasosas danosas ao meio ambiente e ao bem estar da sociedade; O zoneamento das atividades antrópicas à preservação da qualidade do ar. Um planeta em constantes mudanças; O processo de fixação de carbono no solo, na água; A origem de efeitos climáticos externos; As tecnologias adotadas à antecipação das informações sobre catástrofes potenciais; A organização das sociedades face às mudanças climáticas; As mudanças climáticas tendo como origem atividades antrópicas; Sobre a sociedade global busca reconhecer e atenuar os impactos gerados pelas mudanças do clima; Como a eficiência energética pode influenciar nas mudanças climáticas; Quais são os elementos naturais que levam ao aquecimento global; De que maneira são monitoradas as emissões de gases de efeito estufa; Quais são os modelos adotados a mitigação deste gás; Porque e como as populações menos favorecidas são as mais afetadas pelo aumento do efeito estufa; Quais são as medidas mínimas necessárias para o homem fazer a sua parte neste contexto; Como o homem está se preparando para este fenômeno, seja ele de origem natural e ou antrópica. A evolução da sociedade e consequentemente aumento consumo por recursos naturais (Histórico); Por que consumimos mais do que necessitamos; Quais os limites potenciais para o consumo humano?; Como o bioma pode oferecer soluções à ampliação da oferta de produtos, sem o correspondente dano ambiental; Como alterar a jornada desenfreada pelo consumo; Como o conhecimento do ciclo de vida dos bens de consumo podem alterar os graves problemas demanda por recursos naturais; Certificações e rotulagens as ferramentas globais; Quais as políticas públicas no Brasil neste sentido; Quais os órgãos e legislações que se aplicam para o consumo mínimo e consciente; A quem interessa consumir menos? PROGRAMA: Conceitos fundamentais dos processos de conversão da energia; Fontes de energia fóssil; Fonte de energia não fóssil e não reservável; Fonte de energia renováveis; Os impactos diretos e indiretos iminentes ao uso da energia; As formas de conversão e as eficiências de conversão das fontes de energia em energia útil. A composição e dinâmica da atmosfera; Fontes de poluição do ar; Fontes de poluição atmosférica naturais; Poluição gerada pela exploração das fontes de energia; Monitoramento das emissões gasosas na atmosfera; Contaminação biológica natural ou provocada (guerras químicas, incêndios químicos); Formas de prevenção e controle da poluição do ar; Legislação pertencente à qualidade do ar. Os conceitos de clima; As alterações climáticas; Os conceitos de aquecimento global; Os agentes naturais e antrópicos relacionados ao aquecimento global A cura do clima (as medidas pata a mitigação dos efeitos antrópicos sobre o clima); Os encontros internacionais na busca de entendimentos sobre o controle das emissões; Os organismos nacionais e internacionais envolvidos no estudo do clima; As políticas públicas possíveis em nível global. A evolução das diferentes formas de consumo; Os estoques de recursos naturais face ao crescente consumo; Os limites de consumo; As ferramentas do marketing; Uma revisão nos conceitos de consumo; O consumo consciente; Roteiro para a certificação e rotulagem de processo e produtos; O código do consumidor; A função do Conar, Procon, Idec, Inmetro entre outros; A atuação do Conar, Procon, Idec, Inmetro. OBJETIVO: Através do conhecimento da interação dos quatros atores (Energia, Poluição, Clima e Consumo), potencializa formadores de opinião capazes de atuar na criação, implementação e auditória de novos padrões de produção e consumo, rumo à sustentabilidade. MÉTODO: Aulas expositivas, dinâmicas, com debates, criação de modelos e sugestão de políticas públicas. MATERIAL DIDÁTICO: Imagens, textos, análise bibliográfica (cases) flip chart e quadro negro. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO. Trabalhos em grupos de 3 ou 5 componentes. BIBLIOGRAFIA Goldemberg, J. Villanueva D., Luz Energia, Meio Ambiente & Desenvolvimento 2ª edição revista - EDUSP, São Paulo, Brasil, 2003 1 BUONICORE A.J, DAVIS W.T, editors. Air pollution engineering manual New York: Van Nostrand Reinhold; 1992 ENGER, ED; SMITH, BF. Environmental science. 7th. Ed, McGraw Hill, New York, 2000 PATRICK, D.R editor. Toxic air pollution handbook. New York: Van Nostrand Reinhold; 1994. STERN A. editor Air Pollution, New York, Pergamon, 1985 CETESB: www.cetesb.sp.gov.br EPA: www.epa.gov |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Jose Marcos Borges Gryschek |
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