Atividade

100072 - Gerenciamento de Recursos Hídricos

Período da turma: 03/08/2021 a 28/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTAÁgua no planeta Terra. Bacias Hidrográficas. Usos das águas e conflitos decorrentes. Legislação sobre Recursos Hídricos. Estudo de Caso: os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
PROGRAMA· Distribuição da água na Terra;· Principais usos da água em uma bacia hidrográfica;· Definição de Bacia Hidrolgráfica e técnicas para sua delimitação e cálculo de área;· Conceituação de Gerenciamento de Recursos Hídricos;· Políticas e a Legislação Federal e do Estado de São Paulo sobre Recursos Hídricos;· Sistemas de Gerenciamento: Conselhos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos; · Comitês de Bacias Hidrográficas: objetivos, atribuições e estrutura;· Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí;· Órgãos Governamentais Gestores de Recursos Hídricos, da União e do Estado de São Paulo;· Outorgas de Direito e Fiscalização dos Usos das Águas.
OBJETIVOS Permitir ao aluno conhecer as condições necessárias para se promover uma adequada gestão dos recursos hídricos em bacias hidrográficas, destacando-se o conhecimento dos aspectos legais e institucionais envolvidos que essa questão.
MÉTODO DE ENSINOExposição da teoria e conceitos sobre os temas da aula, mantando-se constante processo de interlocução com os alunos, questionando-os sobre a aplicação, na prática, dos conceitos estudados. Realização, em aula, de exercício sobre delimitação de bacias e cálculo de sua área, fornecendo novos exercícios para serem resolvidos extraclasse. Realização. Em classe de exercício prático sobre a necessidade de entendimentos entre componentes de um grupo para a realização de uma tarefa.
MATERIAL DIDÁTICOApostila sobre bacias hidrográficas; apresentações (slides) preparadas pelo professor; texto dos pricipais instrumentos da legislação sobre recursos hídricos vigente.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO No final do curso é realizado trabalho em grupos de 5 a 6 alunos, na sala de aulas, com a supervisão do professor, no qual é exigida a consulta à legislação e a proposição, com debate entre os membros do grupo, de metas ou alternativas para o equacionamento de questões relacionadas à aplicação das leis e implementação da gestão dos recursos hídricos. Os grupos apresentam planilhas preenchidas, com suas respostas, que são avaliadas de 0 (zero) a 10 (dez).
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADACOMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ. CBH-PCJ: Implantação, Resultados e Perspectivas. Campinas: Arte Brasil, 1996. 76p.MACHADO, C. J. S. (org.) Gestão de águas doces. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. 372p.MONTICELI, J. J. (Coord.) Organismos de Bacias Hidrográficas. Rio de Janeiro: Semads, 2002. 269 p.il (Cooperação Técnica Brasil-Alemanha, Projeto Planágua Semads / GTZ; v.16)SÃO PAULO. SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS, SANEAMENTO E OBRAS. DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA. Legislação de Recursos Hídricos: consolidação 1987 – 2001. São Paulo, DAEE, 2002. 488p.THAME, A. C. M. (Org.) Comitês de Bacias Hidrográficas: uma revolução conceitual. São Paulo: IQUAL Editora, 2002. 150p.THAME, A. C. M. (Org.) A cobrança pelo uso da água. São Paulo: IQUAL, Instituto de Qualificação e Editoração LTDA., 2000. 256p.
OBSERVAÇÕESSITES DA INTERNET RECOMENDADOS:www.ana.gov.br;www.comitepcj.sp.gov.br;www.daee.sp.gov.br;www.phd.poli.usp.br/phd/grad/phd2307;www.sigrh.sp.gov.br.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Marcos Vinicius Folegatti


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP