Atividade

100083 - Saúde Pública

Período da turma: 03/08/2021 a 28/02/2023

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Descrição: EMENTA
A exposição humana a agentes químicos, físicos e biológicos possibilita o aparecimento de efeitos danosos a sua saúde. Exposição de curto prazo a concentrações elevadas, típica de acidentes, pode ocasionar efeitos severos ao homem, eventualmente até a fatatilidade deste. Exposição de longo prazo a concentrações baixas, como a observada no ambiente de trabalho, interfere na sua saúde, podendo levar também à fatalidade.
A disciplina se propõe a chamar a atenção para o aspecto da saúde humana dentro da questão da gestão ambiental. Prevenir ou minimizar a exposição humana aos citados agentes contribui para melhorar a qualidade de vida, pois reduz o contato humano com esses agentes e minimiza o número possíveis de vítimas. Igualmente, espera-se efeitos positivos sobre outros bens ambientais decorrentes das ações de prevenção.
PROGRAMA
1. O que é, quem faz e para que serve a saúde pública: a estrutura formal e política do SUS.
2. Noções de Epidemiologia: evento sentinela, identificação de populações de risco.
3. A questão da saúde da população: principais patologias que podem aparecer devido a intervenção no meio ambiente:
• Riscos biológicos: principais epidemias que podem resultar da intervenção inadequada em ambientes.
• Riscos químicos:
- noções de toxicologia
- gases e vapores
- solventes
- metais
- câncer, trabalho e meio-ambiente.
4. A responsabilização individual, institucional e dos governos em relação à saúde pública.
5. Instituições relacionadas à proteção da saúde da população e particularmente dos trabalhadores.
OBJETIVOS
1. Demonstrar a elaboração da ferramenta estudo de análise de risco e sua aplicação na gestão ambiental de empreendimentos potencialmente geradores de grandes acidentes.
2. Fornecer subsídios que permitam o entendimento e manejo de questões relacionadas à saúde, dentro da gestão ambiental.
3. Discutir conceitos de saúde pública de forma a favorecer a capacidade de auto-aprendizado e geração de conhecimento.
MÉTODO DE ENSINO
A disciplina é baseada em aulas expositivas dialogadas, discussão de temas polêmicos, exercícios aplicativos, estudos de casos, pesquisas extra sala de aula, leituras, seminários e avaliação de aproveitamento.
MATERIAL DIDÁTICO
Apostila, que pode ser o próprio material de ppt modificado e artigos de revista; durante as aulas serão utilizados retro-projetor, vídeo e data-show.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
Avaliação discursiva ao final da disciplina.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à epidemilogia moderna. Rio de Janeiro: COOPMED Editora (ABRASCO), 1992.
FERREIRA, J. A; ANJOS, L. A. Aspectos de saúde coletiva ocupacional associados à gestão dos resíduos sólidos municipais. Cad. Saúde Pública, v. 17, n. 3, p. 689-696, Mai-Jun, 2001.
LESER, W.; BARBOSA, V.; BARUZZI, R. G.; RIBEIRO, M. B. D.; FRANCO, L. J. Elementos de Epidemiologia Geral. São Paulo: Livraria Atheneu, 1985.
MENDES, R. Asbesto (amianto) e doença: revisão do conhecimento científico e fundamentação para uma urgente mudança da atual política brasileira sobre a questão. Cad. Saúde Pública. v. 17, n. 1, p. 7-29, Jan-Fev, 2001.
MENDES, R. Patologia do trabalho. São Paulo: Editora Atheneu, 2002.
POSSAS, C. A. Social ecosystem health: confronting the complexity emergence of infectious diseases. Cad. Saúde Pública. v. 17, n. 3, p. 31-41, Jan-Fev, 2001.
WORLD HEALTH ORGANIZATION - INTERNATIONAL PROGRAMME ON CHEMICAL SAFETY. Environmental Health Criteria. Genebra, s/d.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Vera Lucia Salerno


 
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