100083 - Saúde Pública |
Período da turma: | 03/08/2021 a 28/02/2023
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Descrição: | EMENTA
A exposição humana a agentes químicos, físicos e biológicos possibilita o aparecimento de efeitos danosos a sua saúde. Exposição de curto prazo a concentrações elevadas, típica de acidentes, pode ocasionar efeitos severos ao homem, eventualmente até a fatatilidade deste. Exposição de longo prazo a concentrações baixas, como a observada no ambiente de trabalho, interfere na sua saúde, podendo levar também à fatalidade. A disciplina se propõe a chamar a atenção para o aspecto da saúde humana dentro da questão da gestão ambiental. Prevenir ou minimizar a exposição humana aos citados agentes contribui para melhorar a qualidade de vida, pois reduz o contato humano com esses agentes e minimiza o número possíveis de vítimas. Igualmente, espera-se efeitos positivos sobre outros bens ambientais decorrentes das ações de prevenção. PROGRAMA 1. O que é, quem faz e para que serve a saúde pública: a estrutura formal e política do SUS. 2. Noções de Epidemiologia: evento sentinela, identificação de populações de risco. 3. A questão da saúde da população: principais patologias que podem aparecer devido a intervenção no meio ambiente: • Riscos biológicos: principais epidemias que podem resultar da intervenção inadequada em ambientes. • Riscos químicos: - noções de toxicologia - gases e vapores - solventes - metais - câncer, trabalho e meio-ambiente. 4. A responsabilização individual, institucional e dos governos em relação à saúde pública. 5. Instituições relacionadas à proteção da saúde da população e particularmente dos trabalhadores. OBJETIVOS 1. Demonstrar a elaboração da ferramenta estudo de análise de risco e sua aplicação na gestão ambiental de empreendimentos potencialmente geradores de grandes acidentes. 2. Fornecer subsídios que permitam o entendimento e manejo de questões relacionadas à saúde, dentro da gestão ambiental. 3. Discutir conceitos de saúde pública de forma a favorecer a capacidade de auto-aprendizado e geração de conhecimento. MÉTODO DE ENSINO A disciplina é baseada em aulas expositivas dialogadas, discussão de temas polêmicos, exercícios aplicativos, estudos de casos, pesquisas extra sala de aula, leituras, seminários e avaliação de aproveitamento. MATERIAL DIDÁTICO Apostila, que pode ser o próprio material de ppt modificado e artigos de revista; durante as aulas serão utilizados retro-projetor, vídeo e data-show. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO Avaliação discursiva ao final da disciplina. BIBLIOGRAFIA ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à epidemilogia moderna. Rio de Janeiro: COOPMED Editora (ABRASCO), 1992. FERREIRA, J. A; ANJOS, L. A. Aspectos de saúde coletiva ocupacional associados à gestão dos resíduos sólidos municipais. Cad. Saúde Pública, v. 17, n. 3, p. 689-696, Mai-Jun, 2001. LESER, W.; BARBOSA, V.; BARUZZI, R. G.; RIBEIRO, M. B. D.; FRANCO, L. J. Elementos de Epidemiologia Geral. São Paulo: Livraria Atheneu, 1985. MENDES, R. Asbesto (amianto) e doença: revisão do conhecimento científico e fundamentação para uma urgente mudança da atual política brasileira sobre a questão. Cad. Saúde Pública. v. 17, n. 1, p. 7-29, Jan-Fev, 2001. MENDES, R. Patologia do trabalho. São Paulo: Editora Atheneu, 2002. POSSAS, C. A. Social ecosystem health: confronting the complexity emergence of infectious diseases. Cad. Saúde Pública. v. 17, n. 3, p. 31-41, Jan-Fev, 2001. WORLD HEALTH ORGANIZATION - INTERNATIONAL PROGRAMME ON CHEMICAL SAFETY. Environmental Health Criteria. Genebra, s/d. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Vera Lucia Salerno |
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