Atividade

100361 - Abril FFLCH 2021 - Breve introdução ao pensamento de Pierre Bourdieu

Período da turma: 13/04/2021 a 23/04/2021

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Descrição: 9. Programa completo, com referência bibliográfica atualizada:

Aula 1: Contexto biográfico e histórico, conceitos fundamentais
- Veremos como a trajetória bastante sui generis de Pierre Bourdieu se confunde com um período conturbado da história francesa e do campo acadêmico francês, conjunção que criou uma das obras mais originais das ciências humanas do século XX. Essa obra se baseia numa série de “ferramentas de pensar”, conceitos que Bourdieu desenvolveu durante suas pesquisas empíricas e estendeu para os mais diversos temas. Os três principais são habitus, campo e capital, que serão apresentados em suas relações fundamentais.

Texto de referência: Pierre Bourdieu, “Espaço social e espaço simbólico”, in Razões práticas. Campinas: Papirus, 1996, pp. 13-27.

Aula 2: O campo da arte
- Os conceitos apresentados na primeira aula serão vistos em sua operação na análise altamente sofisticada do campo da arte na França realizada por Bourdieu em várias ocasiões de sua carreira, com foco na questão polêmica do artista enquanto criador e de sua relação com um conceito de arte pura.

Texto de referência: Pierre Bourdieu, “A produção da crença”, in As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, pp. 192-202.

Aula 3: O campo da ciência
- Agora mudamos o contexto para outro campo em que Bourdieu trabalhou bastante, o campo científico. Veremos as homologias existentes com sua análise do campo da arte, mas também a bela e detalhada apresentação feita por Bourdieu do trabalho do cientista e da diferente visão que seus conceitos oferecem sobre as operações científicas.

Texto de referência: Pierre Bourdieu, “O ‘ofício’ do cientista”, in Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2004, pp. 58-66.

Aula 4: Uma nova visão
- Finalmente, os conteúdos apresentados nas aulas anteriores serão sistematizados de forma a apresentar talvez a principal contribuição da obra bourdieusiana, menos uma teoria sociológica e mais um método, um modo de fazer ciência, e em última instância uma nova maneira de ver o mundo social.

Texto de referência: Pierre Bourdieu, “L’objectivation participante”, Actes de la recherche en sciences sociales, n. 150, 2003, pp. 43-58.

Obs. 1: Uma tradução para o português do texto de referência da aula 4 será disponibilizada pelo ministrante antes do começo das aulas.

Obs. 2: Durante as aulas, será sugerida uma ampla bibliografia complementar.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva


 
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