100439 - Abril FFLCH 2021 - Perspectivas sociológicas na música brasileira contemporânea |
Período da turma: | 12/04/2021 a 28/04/2021
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Descrição: | AULA 1 - A história da música de concerto em São Paulo e no Rio de Janeiro
- Os ciclos de institucionalização: dos “os vôos da galinha” à universidade. - Compositores: origens sociais e trajetórias. - Peças e procedimentos: questões de análise musical em Sociologia. Bibliografia geral GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Curitiba: Edição do autor, 2009. KATER, Carlos. Música Viva e H.-J. Koellreutter. Movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Atraves/Musa, 2001. SILVA, Flávio. Camargo Guarnieri, o tempo e a música. Rio de Janeiro/São Paulo: Funarte/Imprensa Oficial, 2001. WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. Bibliografia complementar AZEVEDO, Luiz Heitor C. de. 150 anos de música no Brasil: 1800-1950. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956 NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Contracapa, 2008. AULA 2 - Travessias: possíveis leituras sociológicas sobre o cancioneiro de Milton Nascimento nas décadas de 1960 e 1970 - A Era dos Festivais, as gravadoras norte-americanas e as possibilidades para propagação mediática - Milagre dos Peixes – produção musical nos Anos de Chumbo - Regionalismos na canção: capilaridades da produção miltoniana e negociação com os pares Bibliografia geral AMARAL, Chico. 2018. A música de Milton Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG. DUARTE, Maria Dolores Pires do Rio. 2009. Travessia – A vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Bibliografia complementar DIAS, Marcia Tosta. 2008. Os donos da voz – Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo. ELIAS, Norbert. 1991. Mozart – Sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar. ORTIZ, Renato. 1988. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense. AULA 3 - Entre a canção e o vão: as transformações na música popular após a “era dos festivais” ● . A complexificação da canção popular e o deslocamento da hegemonia da MPB. ● . Agentes musicais e seus contextos: o papel do produtor. ● . A música experimental contemporânea e a canção popular. ● . Diálogos possíveis entre a música e a arte contemporânea: práticas e conceitos. Bibliografia geral MOLINA, Sergio. Música de montagem: A composição de música popular no pós-1967. São Paulo: É Realizações, 2017. NAPOLITANO, Marcos. História & música – história cultural da música popular. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. NAVES, Santuza. Canção popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. BACAL, T. B. O produtor como autor. O digital como ferramenta, fetiche e estética. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016. Bibliografia complementar ATTALI, J. Bruits. Essai sur l’économie politique de la musique. Paris: Fayard / PUF, 2001. CACCURI, Vivian. O que faço é música. Rio de Janeiro: 7 letras, 2013. HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, V.02.02: 373-390, Outubro, 2014. SIQUEIRA, Maria Fantinado Géo. Que música é essa? Reflexões sobre o trabalho de campo com grupos experimentais. Verso e Reverso, vol. XXVII, n. 66, setembro- dezembro 2013. AULA 4 - O início do rap em São Paulo e as estruturas da indústria fonográfica nos anos 90 ● O que é ser "independente"? Uma visão das gravadoras e selos de rock e de rap ● O "sub-campo" do rap em São Paulo: concursos nos bailes black, shows precários e a preponderância dos Racionais MC's e do Sampa Crew ● O rap dos anos 90 visto pelo jornalismo cultural Bibliografia geral APPELROUTH, Scott; KELLY, Crystal - Rap, Race and the (Re)production of boundaries. Sociological Perspectives Vol. 56, No. 3 (Fall 2013), pp. 301-326 (26 pages) https://www.jstor.org/stable/10.1525/sop.2013.56.3.301 HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. 2 ed. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2005. HERTZMAN, Marc A. Making Samba: A New History of Race and Music in Brazil. Duke University Press. 2013 MACEDO, Márcio.Hip-Hop SP: Transformações entre uma cultura de rua, negra e periférica. In: Pluralidade Urbana em São Paulo: vulnerabilidade, marginalidade, ativismos. KOWARICK, L.; FRUGOLI JR, H.. (Orgs.). 1ed. São Paulo, Ed. 34. 2016, v. , p. 23-53. Bibliografia complementar ALEXANDRE, Ricardo. Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar: 50 causos e memórias do rock brasileiro. São Paulo, Arquipélago. 2013 DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz – Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo. 2008. FORMAN, Murray; NEAL, Mark Anthony (orgs.). That's the Joint!: The Hip-Hop Studies Reader. Routledge, 2011 MICELI, Sergio. O papel político dos meios de comunicação de massa. In Brasil: o trânsito da memória (orgs. Saúlo Sosnowski e Jorge Schwartz). São Paulo, Edusp, 1994. AULA 5 - Os caminhos da música caipira na fonografia brasileira ● Música caipira vira música sertaneja nos anos 60 ● Agronegócio e migração ● Desprezo e admiração pelo caipira na música brasileira ● Revalorização simbólica da música caipira no final do século Bibliografia geral ALONSO, Gustavo. Cowboys do Asfalto: música sertaneja e modernização brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. VILELA, Ivan. Cantando a própria história: música caipira e enraizamento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. SANTOS, Diego Tavares dos. O coração do Brasil: formação social da música caipira e da música sertaneja no seio da modernidade brasileira (1930-1980). São Paulo, 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo. SANT’ANNA, Romildo. A moda é viola: ensaio do cantar caipira. 2ª ed. revis. e ampl. São Paulo: Arte & Ciência, 2009. Bibliografia geral ALEXANDRE, Ricardo. Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar: 50 causos e memórias do rock brasileiro. São Paulo, Arquipélago. 2013 ANDRADE, Elaine Nunes (org.). Rap e educação, rap é educação. São Paulo, Summus, 1999. DIAS, Marcia Tosta. 2008. Os donos da voz – Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo. ELIAS, Norbert. 1991. Mozart – Sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar. MICELI, Sergio. O papel político dos meios de comunicação de massa. In Brasil: o trânsito da memória (orgs. Saúlo Sosnowski e Jorge Schwartz). São Paulo, Edusp, 1994. MICELI, Sergio. A Noite da Madrinha. São Paulo: Companhia das Letras, 2005a. MICELI, Sergio - No ar em Belíndia – A indústria cultural hoje. In: A Noite da Madrinha. São Paulo: Companhia das Letras, 2005b. MIDANI, André. Do Vinil ao Download. São Paulo: Casa dos Livros, 2015. ORTIZ, Renato. 1988. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense. |
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Carga Horária: |
10 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
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