Atividade

100442 - Abril FFLCH 2021 - O uso de mídias digitais para o desenvolvimento da autonomia: compartilhando experiências para o ensino de línguas adicionais

Período da turma: 17/04/2021 a 08/05/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 3 encontros com a duração de três horas, cada.

1º encontro:
1. Introdução às Metodologias Ativas;
2. Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida;
3. Ferramentas digitais que auxiliam na implementação da Sala de Aula Invertida, possibilitando a
personalização e autonomia do aluno no ensino de idiomas.

2º encontro:
1. O que são as Estratégias de Aprendizado: um panorama sobre a teoria e exemplos
2. Princípio de Fomento à reflexão sobre o aprendizado de língua adicional: teoria e prática
3. Ferramentas digitais que podem ser utilizadas no trabalho com as estratégias.

3º encontro:
1. Aquisição e treino de vocabulário: teoria e prática;
2. Vocabulário, autonomia e estratégias de memorização;
3. Ferramentas digitais e sugestões de exercícios e jogos.

Referências bibliográficas
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BALLWEG S, DRUMM S, HUFEISEN B, KLIPPEL J, PILYPAITYTE L. DLL - Deutsch lehren lernen 2. Wie lernt man die Fremdsprache Deutsch? DLL - Deutsch lehren lernen: Fort- und Weiterbildung weltweit. Stuttgart: Klett-Langenscheidt; 2013.
BERGMANN, Jonathan. Aprendizagem invertida para resolver o problema da lição de casa. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: Uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
BIMMEL, Peter; RAMPILLON, Ute. Lernerautonomie und Lernstrategien. Fernstudieneinheit 23. Berlin u.a.: Langenscheidt, 2000.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
FUNK, Hermann. Methodische Konzepte für den Deutsch als Fremdsprache-Unterricht. In: Krumm, Hans-Jürgen et al. (orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, vol. 1. Berlin/New York: de Gruyter, 2010, p. 940-952.
FUNK, Hermann. Aufgabenorientierung und Fremdsprachenerwerb. In: Ahrenholz, Bernt; Oomen-Welke, Ingeborg (orgs.). Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider Hohengehren, 2013, p. 298-310.
LEWIS, Michael. Implementing the lexical approach. Putting theory into practice. Hampshire: Heinle, 2008.
MATTAR, João. Metodologias ativas: Para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
MCGONIGAL, Jane. A realidade em jogo. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.
MEERHOLZ-HÄRLE, Birgit. Wortschatzvermittlung im DaZ-Unterricht. In: KAUFMANN, Susanne et al. Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Band 2: : Didaktik und Methodik. Ismaning: Hueber, 2008, p. 1-34.
OXFORD, Rebecca L. Language learning styles and strategies: An overview. In: Learning styles & strategies. Oxford: GALA, 2003.
RÖSLER, D. Deutsch als Fremdsprache: Eine Einführung. Stuttgart/Weimar: Metzler, 2012.
TANAKA, V. A.; UPHOFF, D. Influências interlinguais e estratégias de comunicação por aprendizes de alemão como terceira língua: análise de uma escrita comunicativa online. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 22, n. 36,
p. 128-152, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/151433.

Carga Horária:

9 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Mariana de Lima Feitosa Juliano
Tatiana Nadja Silva
Victor Almeida Tanaka


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP