100446 - Abril FFLCH 2021 - O paradoxo nas personagens femininas de Nelson Rodrigues |
Período da turma: | 13/04/2021 a 04/05/2021
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Descrição: | 9. Programa completo, com referência bibliográfica atualizada:
O PARADOXO NAS PERSONAGENS FEMININAS DE NELSON RODRIGUES Terças e Quintas, de 15:00 às 17:00 (carga horária: 12h) Dias: 13, 15, 20, 22, 27 e 29/4 Critério de aprovação: Mínimo de 75% de frequência PROGRAMA 1. Nelson Rodrigues “machista”?: discursos rodriguianos sobre o feminismo e o feminino 2. O desejo feminino como ameaça: A mulher sem pecado (1941) e Toda nudez será castigada (1965) 3. Nem Evas, nem Marias: Dorotéia (1949), Bonitinha, mas ordinária (1962) e Vestido de noiva (1943) 4. Meninas adultizadas e senhoras infantilizadas: Valsa nº. 6 (1951), Perdoa-me por me traíres (1957) e Os sete gatinhos (1958) 5. Amor e ódio entre as mulheres da família: Senhora dos afogados (1947) e A serpente (1978) 6. O enigma da insatisfação feminina: A falecida (1953) e Viúva, porém honesta (1957) BIBLIOGRAFIA Obras de Nelson Rodrigues: RODRIGUES, Nelson. “A mulher sem pecado: drama em três atos” (1941). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 41-103. . “Vestido de noiva: tragédia em três atos” (1943). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 105- 167. . “Senhora dos afogados: tragédia em três atos” (1947). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 2 – Peças míticas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 255- 332. . “Doroteia: farsa irresponsável em três atos” (1949). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 2 – Peças míticas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 193- 253. . “Valsa nº. 6: peça em dois atos” (1951). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 169- 214. . “A falecida: tragédia carioca em três atos” (1953). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 3 – Tragédias cariocas I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. p. 51-119. . “Perdoa-me por me traíres: tragédia de costumes em três atos” (1957). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 3 – Tragédias cariocas I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 121-180. . “Viúva, porém honesta: farsa irresponsável em três atos” (1957). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 215-269. . “Os sete gatinhos: divina comédia em três atos e quatro quadros” (1958). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 3 – Tragédias cariocas I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 181-253. . “Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária: peça em três atos” (1962). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 4 – Tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 243-326. . “Toda nudez será castigada: obsessão em três atos” (1965). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 4 – Tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 155-242. . “A serpente: peça em um ato” (1978). Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 4 – Tragédias cariocas II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 53-86. Outras fontes: BASSANEZI, Carla. “Mulheres dos anos dourados”. Mary Del Priore (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: UNESP/Contexto, 2004. p. 607-640. BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000. CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000. CARNEIRO, Maria José. “A desagradável família de Nelson Rodrigues”. Uma nova família?: o moderno e o arcaico na família de classe média brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987. DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. DUARTE, Constância Lima. “Feminismo e literatura no Brasil”. Revista Estudos avançados, USP, n. 17, v. 49. São Paulo, 2003. p. 151-172. FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. . “Nelson Rodrigues e o feminismo”. Nelson Rodrigues: Literatura, Sociedade e Política. I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – PPGL / UTFPR. Campus Pato Branco, 27 a 29/11/17. FISCHER, Luís Augusto. Inteligência com dor: Nelson Rodrigues ensaísta. Porto Alegre: Arquipélago, 2009. FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1972. GUIDARINI, Mario. Nelson Rodrigues: flor de obsessão. Florianópolis, Ed. UFSC, 1990. LACAN, Jaques (1949). Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. MAGALDI, Sábato. Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global Editora, 2004. . Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1992. . “Introdução”. Nelson Rodrigues: teatro completo, vol. 1 – Peças psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 7-39. PASSOS, Cleusa Rios Pinheiro. “Esse tal Lacan (Leitura de Doroteia, de Nelson Rodrigues)”. Revista USP, n. 42. São Paulo, 1999. p. 131-141. PEREIRA, Victor Hugo Adler. Nelson Rodrigues, o freudismo e o carnaval nos teatros modernos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. . Nelson Rodrigues e a obs-cena contemporânea. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 1999. PERRONE-MOISÉS, Leyla. “A fala esvaziada em Nelson Rodrigues”. Cleusa Rios Pinheiro PASSOS & Yudith ROSENBAUM (Org.). Escritas do desejo: crítica literária e psicanálise. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2011. p. 161-176. RAGO, Margareth. “Trabalho feminino e sexualidade”. Mary Del Priore (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: UNESP/Contexto, 2004. p. 578-606. SALOMÃO, Irã. Nelson: feminino e masculino. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Fernanda Hamann de Oliveira |
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