Atividade

100488 - Atendimento de Grupo Online: Sonhar Grupal, Objetos Mediadores e Grupos Operativos

Período da turma: 07/04/2021 a 18/08/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Disciplina: Atendimento de Grupo Online: Sonhar Grupal, Objetos Mediadores e Grupos Operativos
Carga horária: 18 horas

Objetivos: Desenvolver habilidades para o atendimento em grupo online , com foco no uso de objetos mediadores, como forma de promover saúde e iniciar processos psicoterapêuticos no contexto da pandemia Covid- 19 e os efeitos psicológicos dela recorrente.


Justificativa:
O trabalho com grupos é uma estratégia importante no enfrentamento de condições psicológicos originadas de eventos coletivos de dimensão traumática, não somente pela possibilidade de atendimento de um número maior de pessoas do que no atendimento individual, mas sobretudo por incidir sobre problemáticas vinculares oriundas destes eventos e que atuam como elementos importantes na instalação do trauma para cada sujeito.
Mais especificamente, a dimensão de eventos coletivos traumáticos dificulta processos de luto e a capacidade de “sonhar” dos sujeitos, dimensões que podem ser enormemente beneficiadas do trabalho com grupos, sobretudo quando agregados ao uso de objetos mediadores.
Os objetos mediadores são caracterizado,s na perspectiva psicanalítica francesa, como objetos sensoriais e/ou sócio culturais, utilizados em processos psicoterapêuticos individuais ou grupais sobretudo em casos de patologia nas quais há dificuldades no funcionamento dos processos associativos , como nos casos relacionados a dimensão do “trauma”. Tais recursos podem ser usados como recursos na promoção de saúde e no tratamento, situação na qual podem ou não estar associados a outras modalidades de atendimento conforme o projeto terapêutico singular.
Assim, a transmissão de técnicas, bem como a qualificação e otimização de práticas previamente existentes na rede pública de saúdepara o atendimento de grupos online representa relevante recurso de saúde pública para o enfrentamento das dimensões psicológicas deixadas pela pandemia Covid-19


Ementa: A disciplina abordará temos e á categorias fundamentais da teoria da técnica psicanalítica do trabalho com grupos, e focará na técnica do “sonhar grupal” como referência para o trabalho com grupos com objetos mediadores em modalidade online. Por fim, buscará ainda fomentar a apropriação de recursos de trabalho em grupo, já utilizados pelos alunos em suas atividades profissionais adaptando-os para a modalidade online e os conceitos trabalhados no curso.

Conteúdo (cada unidade de aula corresponde a uma hora aula, totalizando-se 18 horas aulas Elas serão oferecidas quinzenalmente em duas horas corridas. A descrição abaixo se refere a cada hora )

Aula 1: Gordon Lawrence e a proposta da Matrix de Sonhar Social (prof. Carla Penna- Externa)
Aula 2: O sonho nos grupos e o sonhar grupal


Aula 3: As intervenções narrativas em Psicanálise (Profa. Marina Ribeiro- PSC)
Aula 4: As intervenções narrativas no Sonhar grupal


Aula 5: O processo grupal no modelo dos Grupos Operativos de Pichon-Rivière
Aula 6: O dispositivo dos Grupos Operativos de Aprendizagem (GOA)


Aula 7: Exemplos de outros grupos com objetos mediadores (profa Solange Emílio. Externa)
Aula 8: O comum, o compartilhado e o singular nos grupos: Uma Introdução (Profa. Maria Inês Assumpção Fernandes- PST)


Aula 9: O enquadre e o processo de simbolização
Aula 10: Objetos mediadores e processo de simbolização


Aula 11: Os processos associativos nos grupos
Aula 12: As fantasias nos grupos, interpretação e manejos.


Aula 13: A transferência nos grupos
Aula 14: A contratransferência nos grupos e nas equipes


Aula 15: A escolha do objeto mediador
Aula 16: Manejos e Interpretações em grupos com objetos mediadores e GOAs


Aula 17: : Como otimizar o potencial terapêutico de grupos com objetos mediadores
Aula 18: Encerramento



Referencias básicas

BRUN, A. Especificidades da simbolização nas mediações terapêuticas, a partir da clínica da psicose e dos autismos. Percurso v.63 p. , 2019. Disponível em: http://revistapercurso.uol.com.br/index.php?apg=artigo_view&ida=1381&ori=edicao#topo Acessado em 14/08/2020

CASTANHO, P.. Uma Introdução Psicanalítica ao Trabalho com Grupos em Instituições. 1. ed. São Paulo: Linear A-barca, 2018. v. 1. 411p

CASTANHO, P.. Uma Introdução aos Grupos Operativos: Teoria e Técnica. Vínculo (São Paulo), v. 9, p. 47-60, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-24902012000100007 Acessado em 14/08/2020

KAËS, R. O Intermediário na abordagem psicanalítica grupal. IN: Os Espaços Psíquicos Comuns e Partilhados. Transmissão e Negatividade. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2005. 31-52 pp.

PENNA, C O Sonhar Social e o Contar o Sonho: novas vias régias de acesso ao inconsciente? In: Cadernos de Psicanálise - CPRJ, Rio de Janeiro, v. 35, n. 29, 2013. p. 11-26. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cadpsi/v35n29/a01.pdf acessado em 14/08/2020.




Referências Complementares:

CASTANHO, P.. Sobre o conceito de Intertransferência (ou a contribuição de René Kaës para a problemática da contratransferência no trabalho em equipe). Jornal de Psicanalise, v. 87, p. 111, 2015.

CASTANHO, P.. O conceito de alianças inconscientes como fundamento ao trabalho vincular em psicanálise. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA, v. 6, p. 92, 2015.

CASTANHO, P.. Sobre como trabalha um analista ao coordenar um grupo. Vínculo (São Paulo. Impresso), v. 11, p. 41-52, 2014.

FERRO, A. O sonho no estado de vigília e as narrativas. In: Green, A. (org) Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro: Imago,2001,p.341-356

KAËS, R. (2004) A polifonia do sonho: a experiência onírica comum e compartilhada. São Paulo: Ideias e Letras.

LAWRENCE, G. (2010) O sentido social dos sonhos: a técnica da matriz. São Paulo: Summus Editora,2010.

LAWRENCE, G.(2010) The Creativity of Social Dreaming. London: Karnac. Lawrence, G. (2000) The Social Dreaming Phenomenon. Disponível em: http://www.acsa.net.au/ articles/socialdreamingphenomenon.pdf. Acesso 20/02/2013.

PENNA, C. (2014) Inconsciente Social. São Paulo: Casa do Psicólogo.

PICHON-RIVIÈRE. (1985) El Processo Grupal: Del psicoanálisis a la psicologia social (1). 2ª. Ed. Buenos Aires: Nueva Visión, 2007.

RIBEIRO, M. F.R. (2016). Uma reflexão conceitual entre identificação projetiva e enactment. O analista implicado. In: Cadernos de Psicanálise - CPRJ, Rio de Janeiro, V.38, n.35, jul./dez, pp. 11-18, 2016.

Carga Horária:

34 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Carla Maria Pires e Albuquerque Penna
Maria Inês Assumpção Fernandes
Marina Ferreira da Rosa Ribeiro
Pablo de Carvalho Godoy Castanho
Solange Aparecida Emilio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP