Atividade

100550 - 'Fundamentação e Metodologia no Tema Água e Ensino'

Período:
Segunda 20:00 às 21:00
Terça 20:00 às 21:00
Quarta 20:00 às 21:00
Quinta 20:00 às 21:00
Sexta 20:00 às 21:00
Sábado 10:00 às 11:00
 
Descrição: Ementa:

Módulo 1: Água: consumo sustentável e seus usos múltiplos
1) Água: A necessidade de Saneamento;
2) Os problemas de saúde pública;
3) A Vida industrial: Diversos sistemas produtivos e ações que comprometem a qualidade da água;
4) A água na produção de alimentos;
5) O potencial hidrelétrico;
6) A vida agrícola;
7) Evento crítico: enchente;
8) Transporte aquaviário;
9) Evento crítico: Seca;
10) Água: dificuldades de acesso a água;
11) Redução de vegetação nativa e implicações na produção de água;
12) Ações que comprometem a qualidade da água: os defensivos agrícolas.

Módulo 2: Situação dos Recursos Hídricos no Brasil
1) Água e população: os contrastes;
2) Água e qualidade: Onde está a convergência?;
3) Água: usos conflitantes;
4) Situações geradoras de vulnerabilidade na produção e qualidade da água;
5) Regiões hidrográficas;
6) Disponibilidade hídrica: Usos múltiplos e vulnerabilidades;

Módulo 3: Todos Juntos pela água
1) Preservação e conservação da água;
2) Atitudes que fazem a diferença: individual e coletiva;
3) Instâncias de participação para a gestão das águas;
4) Metodologias participativas de EA - Oficinas do Futuro/Pesquisa-ação-participante;
5) Dinâmicas de sensibilização;
6) Técnicas de mediação de grupos (processos participativos)

Módulo 4: Casos de Sucesso no cuidado com a água
1) apresentar casos de sucesso em educação ambiental voltada para o consumo sustentável da água.



Referências Bibliográficas:

Alencar,E. Bacia do Paraíba do Sul precisa ser restaurada em 583 mil hectares para cumprir Código Florestal. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bacia-do-paraiba-do-sul-precisa-ser-restaurada-em-583-mil-hectares-para-cumprir-codigo-florestal-14537306.

Leite, M; Allmeida, L;Geraque, E;Canzian,F;Garcia,R; Amora,D. Líquido e Incerto - O futuro dos rescursos hídricos no Brasil.Folha de São Paulo. Disponível em:
Ministério do Meio Ambiente. Turma da Mônica Cuidando do Mundo.20p.2012. Disponível em:
Ministério Público do Estado da Bahia.Gibi - Novo Código Florestal.24p.2014. Disponível em: < http://www.frenteambientalista.com/wp-content/uploads/2014/07/GIBI-NOVO-C%C3%93DIGO-FLORESTAL.pdf.

PECHI, D. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Nova Escola. São Paulo:Editora Abril, 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/240/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos.

PNEA - Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Coletivos Jovens de Meio Ambiente - Manual Orientador. Ministério do Meio Ambiente/Ministério da Educação.Brasília,2005.43p. Disponível em:
Schäfer, R. F., Barboza, L. M. V.. Atividades práticas no ensino do tratamento da água com ênfase nos processos físico-químicos. 2008.Disponível em:
SECAD - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade. Mudanças Ambientais Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade: Água. Ministério da Educação. 22p.2008.Disponível em:
SECAD - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade. Mudanças Ambientais Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade: Ar. Ministério da Educação. 21p.2008.Disponível em: < http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/ar.pdf>

SECAD - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade. Mudanças Ambientais Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade: Fogo. Ministério da Educação. 26p.2008.Disponível em: < http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/fogo.pdf>

SECAD - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade. Mudanças Ambientais Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade: Terra. Ministério da Educação. 24p.2008.Disponível em:
SECADI - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Educando-nos para pensar e agir em Tempos de mudanças socioambientais globais. Ministério da Educação. 52p.2012.Disponível em:
SECADI - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola + Educomunicação.56p.2012.Disponível em:

SECADI - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização, Diversidade e Inclusão.Agenda 21 na Escola. 3.ed.Brasília,2012.53p. Disponível em:

Secretária Municipal de Educação.Cartilha Defesa Civil: Conceitos - Dicas - Prevenção.35p.2006. Disponível em: < http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_rs_defesa_civil.pdf >

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1080
 
Ministrantes: Anézia Maria Fonsêca Barbosa
Felipe Fontana
José Eduardo Martinelli Filho
Juliano Jose Corbi
Tadeu Fabricio Malheiros
Valéria Sandra de Oliveira Costa


 
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