Atividade

100889 - Como aplicar o Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Infantil: da teoria à prática

Período da turma: 01/05/2021 a 15/07/2021

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Descrição: Módulo 1: Educação Inclusiva
Carga horária: 3 horas.
Metodologia: Atividades assíncronas.
Objetivo: Identificar práticas de ensino inclusivas para serem utilizadas com crianças de idade pré-escolar.

Conteúdo programático e procedimentos:
a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas:
- O que é Educação Inclusiva?
- O que a Educação Inclusiva é capaz de promover?
-Qual o papel da escola em promover uma educação inclusiva?
- O que é a educação inclusiva na prática?

b. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado.
Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 1, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso.

Módulo 2: O que ensinar na Educação Infantil
Carga horária: 3 horas.
Metodologia: Atividade assíncrona.
Objetivo: Identificar quais habilidades ensinar a crianças pré-escolares, partindo tanto dos objetivos da BNCC, quanto de necessidades específicas que aparecem no contexto escolar.

Conteúdo programático e procedimentos:
a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas:
- Base Nacional Comum Curricular (o que é, e contribuição para elaboração de currículos e para a prática dos professores)
- Como definir o que ensinar considerando a BNCC
- Conceito de “habilidade”
- Como definir o que ensinar considerando necessidades cotidianas?

b. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado.
Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 2, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso.

Módulo 3: Conhecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
Carga horária: 3 horas.
Metodologia: Atividade assíncrona.
Objetivo: Identificar a proposta de ensino do DUA e objetivos de atividades que sejam condizentes com seus princípios.

Conteúdo programático e procedimentos:
a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas:
- O que é o Desenho Universal para a Aprendizagem?
- Definição de objetivos de ensino com base no DUA

b. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado.
Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 3, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso.

Módulo 4: Princípio de Engajamento do DUA
Carga horária: 3 horas.
Metodologia: Atividade assíncrona.
Objetivo: Identificar estratégias de engajamento capazes de incentivar a participação de todos os alunos da turma nas atividades propostas.

Conteúdo programático e procedimentos:
a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas:
- O princípio de engajamento
- Como chamar a atenção dos alunos?
- Estratégias práticas de engajamento
- Como identificar se os alunos estão engajados?
- Como manter os alunos engajados ao longo da atividade?

c. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado.
Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 4, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso.

Módulo 5: Princípio de Representação do DUA
Carga horária: 4 horas.
Metodologia: Atividade assíncrona.
Objetivo: Identificar diferentes formas de apresentar um mesmo conteúdo.

Conteúdo programático e procedimentos:
a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas:
- O princípio de representação
- Estratégias práticas de representação

b. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado.
Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 5, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso.

Módulo 6: Princípio de Ação e Expressão do DUA
Carga horária: 4 horas.
Metodologia: Atividade assíncrona.
Objetivo: Identificar diferentes formas de avaliar a aprendizagem dos alunos, tendo como base as características de Ação e Expressão aqui descritas

Conteúdo programático e procedimentos:
c. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas:
- O que é avaliação?
- Por que avaliar?
- O princípio de Ação e expressão
- Estratégias práticas de Ação e expressão
- Tipos de avaliação

d. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado.
Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 6, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso.

Avaliação geral:
1) Avaliação inicial: haverá uma avaliação, contendo questões de múltipla escolha sobre todos os módulos do curso. Essa avaliação não servirá ao propósito de compor a média final do aluno.
Objetivo: avaliar o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos do curso.
Carga horária: 2 horas.
2) Avaliação final: a avaliação final será uma prova de múltipla escolha sobre todos os módulos do curso..
Objetivo: avaliar o que os alunos aprenderam ao longo do curso, e fornecer a nota final (deverá ser maior que 7,0 para aprovação).
Carga horária: 2 horas.


Bibliografia básica

[1] Ralabate, P. K. (2016). Your UDL lesson planner: The step-by-step guide for teaching all learners. Baltimore: Paul H. Brooks Publishing Co.
[2] Hall, T. E., Meyer, A., & Rose, D. H. (2012). Universal Design for Learning in the classroom: Practical applications. New York: The Guilford Press.
[3] Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf
[4] Rapp, W. H. (2014). Universal Design for Learning in action: 100 ways to teach all learners. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.
[5] Hitchcock, C., Meyer, A., Rose, D., & Jackson, R., (2002). Providing new access to the general curriculum: Universal design for learning. Teaching Exceptional Children, 35(2), 8-17. doi:10.1177/004005990203500201
[6] Brasil (2013). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB.
[7] Glat, R., Pletsch, M. D., & Fontes, R. S. (2007). Educação inclusiva & educação especial: Propostas que se complementam no contexto da escola à diversidade. Educação Santa Marta, 32(2), 343-356.
[8] Matos, S. N., & Mendes, E. G. (2014). A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59.
[9] Roth, B. W. (2006). Experiências Educacionais Inclusivas. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Especial.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Ana Carolina Arruda Miranda
Andreia Schmidt
Claudia Daiane Batista Bettio


 
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