100889 - Como aplicar o Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Infantil: da teoria à prática |
Período da turma: | 01/05/2021 a 15/07/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Módulo 1: Educação Inclusiva
Carga horária: 3 horas. Metodologia: Atividades assíncronas. Objetivo: Identificar práticas de ensino inclusivas para serem utilizadas com crianças de idade pré-escolar. Conteúdo programático e procedimentos: a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas: - O que é Educação Inclusiva? - O que a Educação Inclusiva é capaz de promover? -Qual o papel da escola em promover uma educação inclusiva? - O que é a educação inclusiva na prática? b. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado. Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 1, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Módulo 2: O que ensinar na Educação Infantil Carga horária: 3 horas. Metodologia: Atividade assíncrona. Objetivo: Identificar quais habilidades ensinar a crianças pré-escolares, partindo tanto dos objetivos da BNCC, quanto de necessidades específicas que aparecem no contexto escolar. Conteúdo programático e procedimentos: a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas: - Base Nacional Comum Curricular (o que é, e contribuição para elaboração de currículos e para a prática dos professores) - Como definir o que ensinar considerando a BNCC - Conceito de “habilidade” - Como definir o que ensinar considerando necessidades cotidianas? b. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado. Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 2, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Módulo 3: Conhecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) Carga horária: 3 horas. Metodologia: Atividade assíncrona. Objetivo: Identificar a proposta de ensino do DUA e objetivos de atividades que sejam condizentes com seus princípios. Conteúdo programático e procedimentos: a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas: - O que é o Desenho Universal para a Aprendizagem? - Definição de objetivos de ensino com base no DUA b. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado. Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 3, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Módulo 4: Princípio de Engajamento do DUA Carga horária: 3 horas. Metodologia: Atividade assíncrona. Objetivo: Identificar estratégias de engajamento capazes de incentivar a participação de todos os alunos da turma nas atividades propostas. Conteúdo programático e procedimentos: a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas: - O princípio de engajamento - Como chamar a atenção dos alunos? - Estratégias práticas de engajamento - Como identificar se os alunos estão engajados? - Como manter os alunos engajados ao longo da atividade? c. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado. Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 4, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Módulo 5: Princípio de Representação do DUA Carga horária: 4 horas. Metodologia: Atividade assíncrona. Objetivo: Identificar diferentes formas de apresentar um mesmo conteúdo. Conteúdo programático e procedimentos: a. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas: - O princípio de representação - Estratégias práticas de representação b. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado. Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 5, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Módulo 6: Princípio de Ação e Expressão do DUA Carga horária: 4 horas. Metodologia: Atividade assíncrona. Objetivo: Identificar diferentes formas de avaliar a aprendizagem dos alunos, tendo como base as características de Ação e Expressão aqui descritas Conteúdo programático e procedimentos: c. Texto para auto instrução, desenvolvido pelas docentes, contendo os seguintes temas: - O que é avaliação? - Por que avaliar? - O princípio de Ação e expressão - Estratégias práticas de Ação e expressão - Tipos de avaliação d. Atividades interativas: atividades intercaladas com os textos, com o propósito de verificar a compreensão do conteúdo. O aluno poderá refazê-las caso erre, com o auxílio de dicas que o oriente a revisar o conteúdo estudado. Avaliação: Desempenho nas atividades ao longo do módulo; e avaliação ao final do Módulo 6, contendo questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. Avaliação geral: 1) Avaliação inicial: haverá uma avaliação, contendo questões de múltipla escolha sobre todos os módulos do curso. Essa avaliação não servirá ao propósito de compor a média final do aluno. Objetivo: avaliar o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos do curso. Carga horária: 2 horas. 2) Avaliação final: a avaliação final será uma prova de múltipla escolha sobre todos os módulos do curso.. Objetivo: avaliar o que os alunos aprenderam ao longo do curso, e fornecer a nota final (deverá ser maior que 7,0 para aprovação). Carga horária: 2 horas. Bibliografia básica [1] Ralabate, P. K. (2016). Your UDL lesson planner: The step-by-step guide for teaching all learners. Baltimore: Paul H. Brooks Publishing Co. [2] Hall, T. E., Meyer, A., & Rose, D. H. (2012). Universal Design for Learning in the classroom: Practical applications. New York: The Guilford Press. [3] Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf [4] Rapp, W. H. (2014). Universal Design for Learning in action: 100 ways to teach all learners. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co. [5] Hitchcock, C., Meyer, A., Rose, D., & Jackson, R., (2002). Providing new access to the general curriculum: Universal design for learning. Teaching Exceptional Children, 35(2), 8-17. doi:10.1177/004005990203500201 [6] Brasil (2013). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB. [7] Glat, R., Pletsch, M. D., & Fontes, R. S. (2007). Educação inclusiva & educação especial: Propostas que se complementam no contexto da escola à diversidade. Educação Santa Marta, 32(2), 343-356. [8] Matos, S. N., & Mendes, E. G. (2014). A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, 10(16), 35-59. [9] Roth, B. W. (2006). Experiências Educacionais Inclusivas. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Especial. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1000 | ||||
Ministrantes: |
Ana Carolina Arruda Miranda Andreia Schmidt Claudia Daiane Batista Bettio |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |