101481 - A Arte do Partimento – revisitando a teoria musical dos mestres napolitanos do século XVIII para a prática da música hoje |
Período da turma: | 10/08/2021 a 20/08/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso busca apresentar e desenvolver a partir de exercícios a Arte do Partimento.
A. Aula inaugural a. Aspectos históricos do modelo napolitano b. Definição do que é partimento i. Contextualização e comparação com as práticas musicais atuais B. Revisão de Fundamentos a. Sistema Musical i. Consonância e Dissonância ii. Escalas como modelo de sistemas iii. Fundamentos 1. Tríades a. Formação b. Inversões c. Baixo Figurado 2. Tétrades a. Formação b. Inversões c. Baixo Figurado d. Passar posição das mãos b. Coerência Tonal e Sistema Tonal c. A Arte do Contraponto i. Introdução ii. Regras básicas a partir dos mestres napolitanos iii. Solfeggio e as "espécies" C. Fundamentos do Partimento I a. Regra da Oitava i. Maior Ascendente ii. Maior Descendente iii. Menor Ascendente iv. Menor Descendente v. Tratamento dos graus vi. Regra da Oitava em Furno b. Cadências i. Os ensinamentos de Fenaroli 1. Cadência Simples 2. Cadência Composta 3. Cadência Dupla c. Realizações dos primeiros partimentos i. O livro 1 de Fenaroli ii. Partimentos 1 ao 3 de Furno D. Fundamentos do Partimento II a. Suspensões b. Regras de Movimentos de Baixo c. Determinazione di Tono d. Realizações de Partimentos mais avançados E. Aula de encerramento a. Exemplos de partimentos mais avançados b. Schemata F. Avaliação a. Avaliação escrita com a realização dos exercícios de contraponto b. Avaliação prática com envio em vídeo de realizações de partimentos. Bibliografia CAFIERO, Rosa. Conservatories and the Neapolitan School: a european model at the end of the eighteenth century?. In: FEND, Michael; NOIRAY, Michel (ed.). Music Education in Europe (1770-1914): compositional, institutional and political challenges. Berlin: Bwv Berlin Wissenschafts-Verlag, 2005. p. 15-29. __________. La musica è di nuova specie, si compone senza regole: fedele fenaroli e la tradizione didattica napoletana fra settecento e ottocento. In: MISCIA, Gianfranco. Fedele Fenaroli il didatta e il compositore. Lanciano: Libreria Musicale Italiana, 2011. p. 171-207. __________. The early reception of neapolitan partimento theory in France: A Survey. Journal Of Music Theory, Durham, v. 51, n. 1, p.137-159, 2007. CHRISTENSEN, Thomas. The "Règle de l'Octave" in Thorough-Bass Theory and Practice. Acta Musicologica, [s.l.], v. 64, n. 2, p.91-117, jul. 1992. JSTOR. http://dx.doi.org/10.2307/932911. __________. Thoroughbass as music theory. In: CHRISTENSEN, Thomas et al. Partimento and continuo playing: In theory and in practice. Leuven: Leuven University Press, 2010. p. 9-41. D'ACOL, Mítia Ganade. Decoro musical e esquemas galantes: um estudo de caso das seções de canto solo das missas de requiem de José Maurício Nunes Garcia e mar. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Música, Escola de Comunicação e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. DEMEYERE, Ewald. On Fedele Fenaroli’s pedagogy: an update. Eighteenth Century Music, [s.l.], v. 15, n. 02, p.207-229, set. 2018. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.1017/s1478570618000052. DURANTE, Francesco. Regole di partimenti numerati, diminuiti Del M.o Francesco Durante. Nápoles: S.I., 1811-1840. Disponível em: https://opac.sbn.it/opacsbn/opac/iccu/scheda.jsp?bid=MSM0159751. Acesso em: 01 maio 2020. FENAROLI, Fedele. Partimenti e regole musicali per quelli che vogliono suonare coi numeri e per i principianti di Cont. Milão: Giovanni Ricordi, 1847. 152 p. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=fzyIzUDVXz4C&hl=pt-BR&printsec=frontcover&pg=GBS.PA6. Acesso em: 01 maio 2020. __________. Regole Musicali Por Principianti Di Cembalo. 1775. Editado por Robert O. Gjerdingen. Disponível em: http://faculty-web.at.northwestern.edu/music/gjerdingen/Partimenti/collections/Fenaroli/regole/index. Acesso em: 01 maio 2020. FURNO, Giovanni. Metodo Facile breve e chiaro delle prime ed essensiali regole per accompagnare Partimenti senza numeri del Maestro Giovanni Furno. 1817. Editado por Robert O. Gjerdingen. Disponível em: https://web.archive.org/web/20160410072202/http://faculty-web.at.northwestern.edu/music/gjerdingen/par timenti/collections/Furno/index.htm. Acesso em: 01 maio 2020. GJERDINGEN, Robert O.. Child Composers in the Old Conservatories: how orphans became elite musicians. Nova Iorque: Oxford University Press, 2020. __________. Music in the galant style. New York: Oxford University Press, Inc., 2007. __________. Partimento, que me veux-tu? Journal Of Music Theory. Durham, p. 85-135. fev. 2007. Disponível em: __________. Partimenti written to Impart a knowledge of counterpoint and composition. In: CHRISTENSEN, Thomas et al. Partimento and continuo playing: In theory and in practice. Leuven: Leuven University Press, 2010. p. 43-70. __________. Research into the history, theory and cognition of music. Disponível em: HOLTMEIER, Ludwig. Heinichen, Rameau, and the Italian Thoroughbass Tradicion: concepts of tonality and chord in the rule of the octave. Journal Of Music Theory, Durham, v. 51, n. 1, p. 5-49, 2007. IJZERMAN, Job. Harmony, Counterpoint, Partimento: a new method inspired by old masters. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018. INSANGUINE, Giacomo. Regole Con moti di Basso Partimenti, e Fuge Del Maestro Giacomo Insanguine Detto Monopoli. 1785. Editado por Robert O. Gjerdingen. Disponível em: https://web.archive.org/web/20160316180123/http://faculty-web.at.northwestern.edu/music/gjerdingen/par timenti/collections/Insanguine/index.htm. Acesso em: 01 maio 2020. KHOURY, Stephanie. Partimento as improvisation pedagogy: renewing a lost art. : Renewing a lost art. Incantare: Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicologia, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 87-101, dez. 2014. KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal harmony: with an introduction to twentieth-century music. 7. ed. New York: Mcgraw-hill, 2013. LAITZ, Steven Geoffrey. The complete musician: an integrated approach to tonal theory, analysis, and listening. 3. ed. New York: Oxford University Press, Inc., 2012. 875 p. LODEWYCKX, David; BERGÉ, Pieter. Partimento, Waer bestu bleven? Partimento in the European Classroom: pedagogical considerations and perspectives. Music Theory And Analysis (mta), [s.l.], v. 1, n. 1, p. 146-169, 1 out. 2014. Leuven University Press. http://dx.doi.org/10.11116/mta.1.9. LONGENECKER, Deborah. The Partimento Tradition in the Shadow of Enlightenment Thought. Channels: Where Disciplines Meet, Ohio, v. 1, n. 2, p. 23-34, nov. 2017. Disponível em: https://digitalcommons.cedarville.edu/channels/vol1/iss2/3. Acesso em: 25 ago. 2020. LUTZ, Rudolf. The playing of partimento: Comprehensive training for the composing and improvising interpreter. In: CHRISTENSEN, Thomas et al. Partimento and continuo playing: In theory and in practice. Leuven: Leuven University Press, 2010. p. 113-127. PAISIELLO, Giovanni. Regole e Partimenti del M.o Giovanni Paisiello Originale. Nápoles: S.i., 1761-1790. Disponível em: http://www.internetculturale.it/it/16/search?q=IT%5CICCU%5CMSM%5C0149061&instance=metaindice. Acesso em: 01 maio 2020. __________. Regole per bene accompagnare il partimento, o sia il Basso fondamentale sopra il cembalo di Giovanni Paisiello fatte per'uso di S.M.I. La Gran duchessa di tutte Le Russie [MANOSCRITTO]. São Petersburgo: S.i., 1782. Disponível em: http://www.internetculturale.it/it/16/search?q=IT%5CICCU%5CMSM%5C0155590&%20instance=metaindi ce. Acesso em: 01 maio 2020. RABINOVITCH, Gilad; SLOMINSKI, Johnandrew. Towards a Galant Pedagogy: Partimenti and Schemata as Tools in the Pedagogy of Eighteenth-Century Style Improvisation. Society For Music Theory, Bloomington, v. 21, n. 3, p.1-11, set. 2015. Disponível em: SANGUINETTI, Giorgio. The Realization of Partimenti: An Introduction. Journal Of Music Theory, [s.l.], v. 51, n. 1, p.51-83, 1 jan. 2007. Duke University Press. http://dx.doi.org/10.1215/00222909-2008-023. __________. The art of partimento: History, theory, and practice. New York: Oxford University Press, Inc., 2012. __________. Decline and fall of the "Celeste Impero": the thoery of composition in naples during the ottocento. Studi Musicali, Roma, v. 34, n. 2, p. 451-502, 2005. __________. Diminution and Harmonic Counterpoint in Late-Eighteenth-Century Naples: vincenzo lavigna?s studies with fedele fenaroli. Journal Of Schenkerian Studies. Texas, p. 31-61. dez. 2013. __________. Il Gradus Ad Parnassum Di Fedele Fenaroli. In: MISCIA, Gianfranco. Fedele Fenaroli il didatta e il compositore. Lanciano: Libreria Musicale Italiana, 2011. p. 209-224. __________. L’eredità di Fenaroli nell’Ottocento. In: CAROCCIA, Antonio; MAIONE, Paolo Giovanni; SELLER, Francesca. Giuseppe Martucci e la caduta delle Alpi. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 2008. p. 11-34. __________. Partimento-Fugue: The Neapolitan angle. In: CHRISTENSEN, Thomas et al. Partimento and continuo playing: In theory and in practice. Leuven: Leuven University Press, 2010. p. 71-112. TRILHA NETO, Mário Marques. Teoria e Prática do Baixo Contínuo em Portugal. 2011. 410 f. Tese (Doutorado) - Curso de Música, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2011. VAN TOUR, Peter. Counterpoint and Partimento: Methods of Teaching Composition in Late Eighteenth-Century Naples. Uppsala: Uppsala Universitet, 2015. 318 p. __________. Partimento teaching according to Francesco Durante, investigated through the earliest manuscript sources. In: Studies in historical improvisation: From 'Cantare super Librum' to Partimenti / [ed] Massimiliano Guido, Oxford: Routledge, 2017, p. 131-148 |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Diosnio Machado Neto Fernando Tavares |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |