101524 - Fundamentos epistemológicos da Pedagogia Social |
Período da turma: | 01/10/2021 a 30/10/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Terá como texto base o Volume II da Coleção Pedagogia Social e textos adicionais que devem possibilitar compreensão de como a Pedagogia Social foi recepcionada no Brasil, como se diferenciou da matriz europeia e as opções teóricas e metodológicas que fez para repensar a Educação no Brasil. Apresentará a Pedagogia Social como a fundamentação teórica para a Educação Popular, a Educação Social e a Educação Comunitária, explicitará as bases freirianas que fundamentam a pedagogia Social em construção no Brasil e sua pertinência para analisar a condição de que passaram tiveram processos históricos semelhantes e se erigiram a partir das mesmas matrizes antropológicas e culturais.
Conteúdo As bases freirianas da Pedagogia Social no Brasil Pedagogia Social como teoria geral da Educação popular, social e comunitária Fundamentos para uma versão latinoamericana da Pedagogia Social Bibliografia • SILVA, ROBERTO . Los fundamentos -freireanos- En la construcción de la Pedagogía Social de Brasil. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria , v. 1, p. 179-198, 2015. • SILVA, Roberto da ; IZAR, J. G. ; SOUZA, S. P. . É possível uma teoria geral da educação para o mundo lusófono?. In: XXVII Encontro da AULP, 2017, Campinas. Atas do XXVII Encontro da AULP. Lisboa: AULP, 2017. v. 1. p. 197-208. • SILVA, Roberto da ; SATO, L. T. . A construção de indicadores para avaliara função social da escola pública no Brasil. In: Roberto da Silva; João Clemente de Souza Neto; Maria Stela Santos Graciani; Sueli Maria Pessagno Caro. (Org.). PEDAGOGIA SOCIAL: uma abordagem pedagógica para os problemas e conflitos sociais. 1ed.Guarulhos: Expressão e Arte, 2019, v. 11, p. 435-460. • SILVA, Roberto da ; SOUZA NETO, João Clemente de ; GRACIANI, M. S. S. ; CARO, S. M. P. ; PASSOS, Thais. B. ; QUIALA, A. N. ; SATO, L. T. . PEDAGOGIA SOCIAL: uma abordagem pedagógica pa os problemas e conflitos sociais. 1. ed. Guarulhos: Expressão e Arte, 2019. v. 1. 471p . • SILVA, Roberto da ; SOUZA NETO, João Clemente de ; MOURA, Rogério Adolfo de ; MACHADO, E. M. ; CARO, S. M. P. ; COSTA, Antônio Carlos Gomes da ; CALIMAN, G. ; CAMORS, J. ; BAPTISTA, I. ; CARIDE GOMES, J. A. ; GRACIANI, M. S. S. . Pedagogia Social Vol. II: contribuições para uma Teoria Geral da Educação Social. 1. ed. São Paulo: Expressão & Arte, 2011. v. 2. 299p . • SILVA, Roberto da ; SOUZA NETO, João Clemente de ; MOURA, Rogério Adolfo de ; SCOCUGLIA, Afonso Celso ; COSTA, Antônio Carlos Gomes da ; FICHTNER, B. ; MACHADO, E. M. ; CALIMAN, G. ; CAMORS, J. ; LOUREIRO, M. J. ; GRACIANI, M. S. S. ; RYYNANEN, S. ; CASTELEIRO, S. ; CARO, S. M. P. ; LOPEZ, S. T. ; NUNEZ, V. . Pedagogia Social Vol. I - 2ª edição. 2. ed. São Paulo: Expressão & Arte, 2011. v. 2. 300p . • SILVA, Roberto da ; STRECK, D. ; ESTEBAN, M. T. . Uma Teoria Geral para a Educação Popular e a Educação Social. In: Danilo R. Streck; Maria Teresa Esteban. (Org.). Educação Popular: Lugar de construção social coletiva. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2013, v. 1, p. 20-41. • |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 155 | ||||
Ministrantes: |
Roberto da Silva |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |