Atividade

101531 - Educação de Jovens e Adultos

Período da turma: 01/03/2022 a 31/03/2022

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Descrição: Esta disciplina se propõe a revistar a história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, o atual estado da arte, análises quanto á sua adequação a diferentes públicos, o currículo e o material didático pedagógico disponível, bem como a formação de professores e as sistemáticas de avaliação. Abordará com mais profundidade a perspectiva da Pedagogia Social para a Educação de Jovens e Adultos, especialmente nos contextos de privação da liberdade.
Conteúdos
Política, financiamento e avaliação da Educação de Jovens e Adultos
A Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva da Pedagogia Social
A Educação em contextos de privação da liberdade

Bibliografia
• SILVA, Roberto da . Didática no Cárcere II: entender a natureza para entender o seu humano e seu mundo. 2. ed. São Paulo: Giostri Editora, 2018. v. 1. 132p .
• SILVA, Roberto da . LIMITES E POSSIBILIDADES DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA. Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos , v. 2, p. 13-20, 2010.
MACHADO , Maria Margarida. A educação de jovens e adultos no Brasil pós-Lei nº 9.394/96: a possibilidade de constituir-se como política pública. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 82, p. 11-39, nov. 2009.
Recomendação da UNESCO sobre Aprendizagem e Educação de Adultos, 2015. É o documento mais atualizado e abrangente para tomadores de decisão no campo político, pesquisadores, profissionais do governo e de organizações da sociedade civil. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/recommendation_on_adult_learning_and_education_2015_in_port/

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 155
 
Ministrantes: Maria Clara di Pierro


 
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Créditos
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