Atividade

101661 - Mediação pedagógica usando tecnologias digitais para a formação da cidadania e responsabilidade social

Período da turma: 05/07/2021 a 31/07/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Justificativa do Curso
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo oferece o "Programa Bombeiro na Escola" para escolas públicas e particulares de todo o estado de São Paulo. Anualmente são atendidas cerca de 100.000 estudantes no estado de São Paulo. Seu objetivo principal é capacitar crianças e jovens a evitar acidentes, a como agir em situações de emergência e como prestar os primeiros socorros, difundindo uma cultura prevencionista e o desenvolvimento do senso de responsabilidade nos participantes, proporcionando maior segurança e proteção ao meio ambiente.
As atividades desenvolvidas no projeto são realizadas nas escolas públicas do estado de São Paulo, bem como nas instituições particulares, proporcionando uma formação paralela e complementar, relacionando-se às questões de cidadania e responsabilidade social.
Para realizar o programa, o Corpo de Bombeiros possui uma equipe de Bombeiros Educadores que vão presencialmente às escolas para a realização das atividades. Tais bombeiros Educadores não possuem uma formação específica para o atendimento dos estudantes ou mesmo para o desenvolvimento das atividades educativas.
Com a adoção do ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia de Covid 19, as tecnologias digitais passaram a ser incorporadas no programa como forma de permitir sua continuidade.
Diante deste contexto, o Corpo de Bombeiros reconhece a necessidade de aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. E deste modo, um curso de difusão pode se tornar uma alternativa para oferecer oportunidades para uma participação ativa dos educadores participantes do projeto, envolvendo-se em todos os aspectos do planejamento, aplicação e avaliação das ações educativas.

Objetivo
Oferecer um curso para difusão do conhecimento que contribua para o aprimoramento da formação de fornecida pelo Corpo de Bombeiros no "Programa Bombeiro na Escola", apoiado em ferramentas digitais de informação e comunicação possibilitando a mediação pedagógica, bem como favorecendo a integração da Cultura Digital na educação.

Objetivos específicos
Espera-se que no decorrer da formação os integrantes possam desenvolver conhecimentos relacionados à:
a Cultura Digital;
Metodologias de ensino;
Criação e aplicação de aulas envolvendo o uso de tecnologias.
Mediação pedagógica via tecnologias.

Metodologia
As aulas apoiadas em recursos digitais serão realizadas remotamente baseada em exposição e debates sobre os temas indicados no Conteúdo Programático desta disciplina, fomentando discussões e reflexões almejando a produção individual e coletiva dos participantes. Para além dos encontros virtuais, ou seja, das aulas ministradas, os participantes deverão efetuar leituras previamente indicadas a cada aula.

Conteúdos
Módulo I: A relação pedagógica
Módulo II: Tecnologias para desenvolvimento de conteúdos didáticos.
Módulo III: Atendimento ao aluno: interatividade e aprendizagem.
Módulo IV: Recursos para ensino e aprendizagem remotos.

Público alvo
Profissionais do corpo de bombeiros que atuam no Programa "Bombeiro na Escola".

Carga horária
30 horas

Recursos
Google Meet, AVA Moodle, Recursos multimídias, sites e aplicativos que promovem o uso e a criação de tecnologias digitais, jogos digitais, ambientes de programação.

Avaliação
Produções coletivas e/ou individuais com apoio de diferentes mídias resultantes de debates e reflexões fundamentadas em leituras e explanações acerca das temáticas propostas para esta disciplina.


Referências bibliográficas
ARROIO, A. Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of Education in the 21st Century, v.75, n. 5, p. 416-418, 2017. https://www.researchgate.net/publication/321127647_Is_media_literacy_an_urgent_issue_in_education_for_all
ARROIO, A. Education as a Human Right against Hate Speech and Intolerance. Problems of Education in the 21st Century, 77(3), 314-316, 2019. https://www.researchgate.net/publication/333987534_EDUCATION_AS_A_HUMAN_RIGHT_AGAINST_HATE_SPEECH_AND_INTOLERANCE
ARROIO, A. Context based learning: A role for cinema in science education. Science Education International, v. 21, n. 3, p. 131-143, 2010. https://www.researchgate.net/publication/47690163_Context_based_learning_A_role_for_cinema_in_science_education
BARROS, D. M. V. Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?, Revista Inter Ação, 34(1), 51-74, 2009. Disponível em https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6542
BELLONI, M. L. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde, v.3, n.1, p. 187-198, 2005. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/tes/v3n1/10.pdf
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educ. Soc., Campinas , v. 23, n. 78, p. 117-142, Apr. 2002 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200008&lng=en&nrm=iso.
BATES, T. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. Tradução de Teaching in a Digital Age: guidelines for designing teaching and learning de Anthony Willian (Tony) Bates. Artesanato Educacional: São Paulo, 2016 (Coleção Tecnologia Educacional). Disponível em - http://abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf
BEHAR, P. A; PASSERINO, L.; BERNARDI, M. Modelos Pedagógicos em Educação a distância. Renote, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14242
CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política. Conferência. Belém (Por): Imprensa Nacional, 2005. Disponível em https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf
COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educação virtual – Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação​. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GARBIN, M. C.; OLIVEIRA, E. T. Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 19, n. 60, p. 36-55, jan./mar. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333934373_Praticas_docentes_na_Educacao_a_Distancia_um_olhar_sobre_as_areas_do_conhecimento
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente​. São Paulo: Papirus, 2013.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá​. 5a. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2011. v. 1. 174p.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Disponível em:
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123/8228
SHULMAN, L.S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. Disponível em http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297
SHULMAN, L.S; SHULMAN, J. H. How and What Teachers Learn: a Shifting Perspective. Journal of Curriculum Studies, v. 36, n. 2, p. 257-271, 2004. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353/349
VALENTE, J.A. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Educação e Cultura Contemporânea, v.2, n, 3 jan./jun. 2005. Disponível em:
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/4891/2297
VALENTE, J.A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Vol.7 no.12. Botucatu. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100010
VEIGA, I. P. A. (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Agnaldo Arroio
Mônica Cristina Garbin


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP