102436 - Projeto Ciências da Vida na Escola: Comportamento Alimentar |
Período da turma: | 04/10/2021 a 31/10/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo geral:
Ao final do curso espera-se que o professor seja capaz de elaborar materiais com temáticas relevantes na Neurociência, especificamente sobre o tema "Alimentação e comportamento alimentar", para aplicação prática em sala de aula. Objetivos específicos Ao final do curso o professor deverá ser capaz de: 1. Compreender a relação entre Neurociência e alimentação. 2. Estruturar um projeto na área de Neurociências para trabalhar o tema "Alimentação e comportamento alimentar" com os alunos dentro de atividades/disciplinas desenvolvidas em sala de aula. 3. Esquematizar o projeto em formato de pôster. Conteúdo programático, carga horária, procedimentos metodológicos e avaliação da aprendizagem 1. Neurociência e alimentação. 1.1 Neurobiologia do comportamento alimentar. Carga horária: 2 horas. Metodologia: Atividade assíncrona. Vídeo-aula (15 minutos). Avaliação: Atividade teste sobre o conteúdo da vídeo-aula (105 minutos). 1.2 Determinantes biológicos, psicológicos e ambientais do comportamento alimentar. Carga horária: 1h 15m. Metodologia: Atividades assíncronas. a) Leitura do texto base (1 hora). b) Video complementar (15 minutos). 1.3 Neuroplasticidade e alimentação. Carga horária: 4h 45m. Metodologia: Atividades assíncronas e síncronas. a) Leitura do texto complementar (30 minutos). b) Video complementar (15 minutos). c) Fórum/chat (1 hora). Avaliação: Redação de um pré-projeto relacionando os conteúdos aprendidos e sua aplicação prática em sala de aula (3 horas). 2. Elaboração e aplicação do projeto. Carga horária: 24 horas. Metodologia: Atividades assíncronas e síncronas. a. Definição do tema/contextualização do projeto (4 horas). ·Síncrona por meio do Google Meet com os mentores e todos os professores - brainstorm (1 hora). · Fórum/chat para troca de ideais/dúvidas com os mentores por meio do Classroom. Objetivos: · Sugestão de prática didática e avaliar a aplicabilidade do projeto no contexto de sala de aula. b. Estabelecimento dos objetivos e metodologia do projeto (8 horas). · Síncrona por meio do Google Meet com os mentores e todos os professores - brainstorm (1 hora). · Fórum/chat para troca de ideais/dúvidas com os mentores por meio do Classroom. · Início da elaboração do pôster. Objetivos: · Definir o objetivo da aplicação prática da sequência didática. · Elaborar a metodologia da aplicação prática da sequência didática. · Escolher a forma de avaliação do projeto. c. Aplicação do projeto em sala de aula (8 horas). · Síncrona por meio do Google Meet com os mentores e todos os professores (1 hora). · Fórum/chat para troca de ideais/dúvidas com os mentores por meio do Classroom. Objetivos: · Implementar o projeto · Auxiliar o professor no caso de dúvidas e/ou dificuldades. d. Finalização do pôster e avaliação final da proposta (4 horas). · Mentoria individual (30 minutos) · Síncrona por meio do Google Meet com os mentores e todos os professores (2 horas). Objetivos: · Troca de experiências e finalização da proposta. Bibliografia básica Almeida, S. S., Braga Costa, T. M., Laus, M. F., & Straatmann, G. (2013). Psicobiologia do comportamento alimentar. Rio de Janeiro: Rubio. Alvarenga, M., Koritar, P., Moraes, J. (2019). Atitude e comportamento alimentar - determinantes de escolhas e consumo. In: Alvarenga, M., Figueiredo, M., Timerman, F., & Antonaccio, C. (orgs.). Nutrição comportamental. 2 ed. São Paulo: Editora Manole. |
||||
Carga Horária: |
32 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 15 | ||||
Ministrantes: |
Fabiana Maris Versuti Fernando Eduardo Padovan Neto Giovana Pellegrina Alves |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |