Atividade

102436 - Projeto Ciências da Vida na Escola: Comportamento Alimentar

Período da turma: 04/10/2021 a 31/10/2021

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Descrição: Objetivo geral:
Ao final do curso espera-se que o professor seja capaz de elaborar materiais com temáticas relevantes na Neurociência, especificamente sobre o tema "Alimentação e comportamento alimentar", para aplicação prática em sala de aula.

Objetivos específicos
Ao final do curso o professor deverá ser capaz de:
1. Compreender a relação entre Neurociência e alimentação.
2. Estruturar um projeto na área de Neurociências para trabalhar o tema "Alimentação e comportamento alimentar" com os alunos dentro de atividades/disciplinas desenvolvidas em sala de aula.
3. Esquematizar o projeto em formato de pôster.

Conteúdo programático, carga horária, procedimentos metodológicos e avaliação da aprendizagem
1. Neurociência e alimentação.
1.1 Neurobiologia do comportamento alimentar.
Carga horária: 2 horas.
Metodologia: Atividade assíncrona.
Vídeo-aula (15 minutos).
Avaliação: Atividade teste sobre o conteúdo da vídeo-aula (105 minutos).

1.2 Determinantes biológicos, psicológicos e ambientais do comportamento alimentar.
Carga horária: 1h 15m.
Metodologia: Atividades assíncronas.
a) Leitura do texto base (1 hora).
b) Video complementar (15 minutos).

1.3 Neuroplasticidade e alimentação.
Carga horária: 4h 45m.
Metodologia: Atividades assíncronas e síncronas.
a) Leitura do texto complementar (30 minutos).
b) Video complementar (15 minutos).
c) Fórum/chat (1 hora).
Avaliação: Redação de um pré-projeto relacionando os conteúdos aprendidos e sua aplicação prática em sala de aula (3 horas).


2. Elaboração e aplicação do projeto.
Carga horária: 24 horas.
Metodologia: Atividades assíncronas e síncronas.

a. Definição do tema/contextualização do projeto (4 horas).
·Síncrona por meio do Google Meet com os mentores e todos os professores - brainstorm (1 hora).
· Fórum/chat para troca de ideais/dúvidas com os mentores por meio do Classroom.
Objetivos:
· Sugestão de prática didática e avaliar a aplicabilidade do projeto no contexto de sala de aula.

b. Estabelecimento dos objetivos e metodologia do projeto (8 horas).
· Síncrona por meio do Google Meet com os mentores e todos os professores - brainstorm (1 hora).
· Fórum/chat para troca de ideais/dúvidas com os mentores por meio do Classroom.
· Início da elaboração do pôster.
Objetivos:
· Definir o objetivo da aplicação prática da sequência didática.
· Elaborar a metodologia da aplicação prática da sequência didática.
· Escolher a forma de avaliação do projeto.

c. Aplicação do projeto em sala de aula (8 horas).
· Síncrona por meio do Google Meet com os mentores e todos os professores (1 hora).
· Fórum/chat para troca de ideais/dúvidas com os mentores por meio do Classroom.
Objetivos:
· Implementar o projeto
· Auxiliar o professor no caso de dúvidas e/ou dificuldades.

d. Finalização do pôster e avaliação final da proposta (4 horas).
· Mentoria individual (30 minutos)
· Síncrona por meio do Google Meet com os mentores e todos os professores (2 horas).
Objetivos:
· Troca de experiências e finalização da proposta.

Bibliografia básica
Almeida, S. S., Braga Costa, T. M., Laus, M. F., & Straatmann, G. (2013). Psicobiologia do comportamento alimentar. Rio de Janeiro: Rubio.
Alvarenga, M., Koritar, P., Moraes, J. (2019). Atitude e comportamento alimentar - determinantes de escolhas e consumo. In: Alvarenga, M., Figueiredo, M., Timerman, F., & Antonaccio, C. (orgs.). Nutrição comportamental. 2 ed. São Paulo: Editora Manole.

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Fabiana Maris Versuti
Fernando Eduardo Padovan Neto
Giovana Pellegrina Alves


 
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