Atividade

102437 - Comportamento Emocional e Psicopatologias

Período da turma: 04/10/2021 a 31/10/2021

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Descrição: 1. Base Neurobiológica.
Carga horária: 8 horas.
Estudo de E-Folder e material didático de suporte para as aulas
Metodologia: Atividade assíncrona e síncrona

a. 2 Vídeo-aulas (15 minutos) + Estudo do material didático de suporte - (3 horas)
Atividade Assíncrona com liberação dos vídeos às segundas

- Stress na Sala de Aula
- A Neurobiologia da Ansiedade, Depressão e abuso de drogas (Bases e variações de transtornos)
Objetivo:
- Reconhecer substrato no sistema nervoso que coordenam respostas comportamentais e neurotransmissores envolvidos.

b) Atividade Fórum de discussão - Assíncrona ao longo da semana e (2 Horas e 30 minutos)
Prática avaliativa em forma de debate sobre as questões discutidas no fórum
Objetivo:
- Se apropriar do conhecimento ao integrar com a prática do educador
c) Debate e tutoria - Síncrona aos sábados
Plantão de dúvidas online (2 Horas e 30 minutos) - Síncrona
Objetivos:
- Sanar dúvidas sobre conteúdo e troca de experiências
2. Base Neurobiológica.
Carga horária: 8 horas.
Estudo de E-Folder e material didático de suporte para as aulas
Metodologia: Atividade assíncrona e síncrona

a. 2 Vídeo-aulas (15 minutos) + Estudo do material didático de suporte (3 horas)
Objetivo:
- Identificar desafios e como lidar com emoções
- Aplicabilidade dos conceitos em práticas pedagógicas

b) Atividade em Fórum de discussão - Assíncrona ao longo da semana e (2 Horas e 30 minutos)
Prática avaliativa em forma de debate sobre as questões discutidas no fórum
Objetivo:
- Apropriação do conhecimento ao integrar com a prática do educador

c) Debate e Mentoria - Síncrona aos sábados
Plantão de dúvidas online (2 Horas e 30 minutos) - Síncrona
Objetivos:
- Sanar dúvidas sobre conteúdo e troca de experiências
- Chuva de idéias
3. Elaboração de sequência didática.
Carga horária: 8 horas.
Metodologia: Atividades assíncronas e síncronas.

a. Definição do tema/contextualização do projeto (4 horas) - Assíncrona início da semana
Objetivo:
- Sugestão de prática didática e desenvolvimento de uma atividade lúdica.
- Elaborar título e objetivos do poster

b. Estabelecimento dos objetivos e metodologia do projeto (1 hora e 3 minutos) - Assíncrona assíncrona ao longo da semana
Objetivos:
- Estruturar a proposta
- Elaborar Metodologia da aplicação prática da sequência didática

c) Mentoria individual (30 minutos) - Síncrona ao longo da semana (agendamentos com os mentores)
Objetivos:
- Auxiliar na elaboração do projeto e de materiais para atividade didática do professor
- Elaborar Metodologia da Aplicação da prática da sequência didática
- Elaborar Metodologia da verificação de aprendizagem prática da sequência didática

d) Fórum de discussão - Assíncrona ao longo da semana (1 hora)
Fórum como meio para auxílio complementação dos componentes em a) b) e c)

e) Plantão de dúvidas e debate coletivo (1 hora) - Síncrona ao sábado
Objetivos:
- Troca de experiências, e finalização da proposta
- Finalizar Metodologia da aplicação prática da sequência didática
- Finalizar Metodologia da verificação de aprendizagem prática da sequência didática
-
4. Elaboração do pôster a ser apresentado no evento.
Carga horária: 8 horas.
Metodologia: Atividades síncronas e assíncronas (Interatividade).

a) Mentoria/orientação individual em encontros virtuais (2 horas). Síncrona (agendamento com os mentores)
Objetivos:
- Auxiliar na implementação do projeto

b) Tutoria através do fórum (2 horas). Assíncrona ao longo da semana
Objetivos:
- Auxiliar na implementação do projeto

c) Discussão para fechamento e retorno da aplicação da atividade - Síncrona ao sábado (2 horas)
Objetivos:
- Troca de experiências, sucessos, pontos a serem melhorados
d) Elaboração do poster a ser apresentado no evento Ciências da Vida na Escola em Novembro
Metodologia: Atividades síncronas e assíncronas
Objetivos:
- Elaborar poster ao longo das 4 semanas
- Mentoria/orientação para apresentação do trabalho por meio dos fóruns e encontros virtuais

Bibliografia básica
[1] Gaspar T, Pais Ribeiro JL, Matos MG, Leal I. Promoção De Qualidade De Vida Em Crianças E Adolescentes. Psicol Saúde Doenças 2008;9 (1):55–71.
[2] Gaspar T, Cerqueira A, Branquinho C, Matos MG. The Effect of a Social-Emotional School-Based Intervention upon Social and Personal Skills in Children and Adolescents. J Educ Learn 2018;7:57. doi:10.5539/jel.v7n6p57.
[3] Gaspar T, Matos MG. “Para Mim É Fácil”: Escala De Avaliação De Competências Pessoais E Sociais. Psicol Saúde Doenças 2015;2:195–206. doi:http://dx.doi.org/10.15309/15psd160206.
[4] Vianna, R. B., Campos, A. A., & Landeira-Fernandez J (2009). Anxiety disorders in childhood and adolescence: a review. Rev Bras Ter Cogn 2009;5:46–61.
[5] Baptista MN, Soares TFP. Revisão integrativa da ansiedade em adolescentes e instrumentos para avaliação na base Scientific Electronic Library Online. Rev Avaliação Psicológica 2017;16:97–105. doi:10.15689/ap.2017.1601.11.
[6] Gorayeb MA, Gorayeb R. O que penso e sinto Adaptação da Revised Childrens Manifest Anxiety Scale (RCMAS) para o português. Temas Psicol (Online) 2008;16:35–45.
[7] Olson AJ, Roberts CA, Leko MM, Coogle CG, Ahmed S, Aljaffal MA, et al. Weak central coherence and its relations to theory of mind and anxiety in autism - Applied Social Sciences Index and Abstracts (ASSIA) - ProQuest. Interv Sch Clin 2010;32:2404–9. doi:10.1016/j.psc.2009.06.002.Anxiety.
[8] Andreucci L, Gomes RM, Abrantes N, Pereira A, Pereira G, Cró L. Estudo Comparativo entre Brasil e Portugal sobre a Avaliação Sócio Emocional de Crianças. Actas Do VII Simpósio Nac Investig Em Psicol 2010:116–23.
[9] Monteiro MJM. Competências para a vida em adolescentes: avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e da competência social 2011.
[10] Giane C. Qualidade de Vida no Rio Grande do Sul 2007:1–34.
[11] Lent, Roberto Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos Fundamentais de Neurociência - 2ª edição. Atheneu, 2010
[12] Purves, Dale et al. Neurociências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
[13] Graeff, F. G.; Guimarães, F. S. Fundamentos de psicofarmacologia. São Paulo: Atheneu, 1999
[14] Cordioli, A.V. Psicofarmacos: Consulta rápida. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2005
[15] Graeff, F. G.; Guimarães, F. S. Fundamentos de psicofarmacologia. São Paulo: Atheneu, 1999.
[16] Stahl, Stephen M. Psicofarmacologia – base neurocientífica e aplicações práticas. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan.
[17] Graeff, F. G.; Guimarães, F. S. Fundamentos de psicofarmacologia. São Paulo: Atheneu, 1999.

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Fabiana Maris Versuti
Fernando Eduardo Padovan Neto
Lívea Dornéla Godoy
Renata Ferreira Sgobbi
Roberta Monteiro Incrocci


 
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