Atividade

103524 - Educação midiática: vídeo, ensino e aprendizagem

Período da turma: 07/10/2021 a 16/12/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdos a serem ministrados no curso*
1° Encontro Abertura do curso:
Formas de ser, conhecer e agir nas sociedades pós-tipográficas e digitais: reflexões críticas
Apresentação e problematização das discussões do campo dos estudos dos novos letramentos e multiletramentos acerca das novas formas de ser, conhecer e agir potencializadas na era digital, com ênfase para a reflexão acerca dos desafios e possibilidades no campo educacional.
Profª Drª Ana Paula Martinez Duboc

2º Encontro: Educomunicação e ecossistemas informacionais
Ecossistema Midiático e o panorama do consumo de informação na sociedade contemporânea: sua dinâmica e seus componentes, como o algoritmo, que processa e extrai dados que, por sua vez, alimentam o novo modelo de negócio das empresas de mídia. Este panorama mudou drasticamente desde o sistema de mídias em broadcast e demanda novos entendimentos críticos, como a literacia dos dados (este conjunto de dados é o que se nomeia “Big Data”) e a literacia para os algoritmos.
Profª Drª Daniela Osvald Ramos

3º Encontro: Linguagem audiovisual
O consumo audiovisual. A evolução da imagem na vida cotidiana. A imagem técnica (aparelhos):
relações entre fotografia, cinema e vídeo. O ponto de vista: imagem descritiva e imagem opinativa.
Diferença entre editar e manipular.
Prof Dr Wagner Sousa e Silva

4º Encontro: Jornalismo versus desinformação
Apresenta as especificidades da produção jornalística. Critérios jornalísticos. As fases da
produção audiovisual. Os principais tipos de desinformação.
Profª Drª Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira

5º Encontro: Técnicas de entrevista
Apresentação das especificidades da entrevista em diferentes possibilidades no jornalismo e no documentário. Etapas de produção: pesquisa, préentrevista, pauta, gravação e edição.
Prof. Dr. Renato Levi Pahim

6º Encontro: Técnicas de captação de imagem
Apresenta as especificidades da linguagem audiovisual na evolução tecnológica e na
linguagem. Questões técnicas de captação de som e imagem.
Aline Senzi e Alexandre Amaral

7º Encontro: Relato de experiência: oficina de alfabetização midiática e produção de vídeo na EAFE
Apresentação dos resultados obtidos nas oficinas multidisciplinares realizadas com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação - FEUSP.
Profª Drª Cláudia Viegas Saraiva

8º Encontro: Letramento midiático e ensino de línguas
Letramento midiático no cenário educacional: propostas para o ensino e aprendizagem de
línguas estrangeiras.
Profª Drª Fernanda Andrade do Nascimento Alves

9º Encontro: Elaboração de planos de aula e atividades didáticas a partir do gênero televisual vídeo
Organização dos planos de aula e sequências didáticas a partir de vídeos. Parâmetros para
análise e elaboração de atividades didáticas a partir de documentos televisuais.
Profª Drª Vera Lucia Marinelli

10º Encontro: Seminário: partilha das produções realizadas pelos participantes do curso

Referências bibliográficas
Bezemer, J.; Kress, G. Multimodality, learning and communication: a social
semiotic frame. London: Routledge, 2015 (Capítulo 1: Recognition)
Bufe, Wolfgang & GIESSEN, Hans W. Des langues et des médias. Grenoble:
PUG, 2003.
Cerigatto, Mariana Pícaro. Unindo criticidade, criatividade e inovação em
projetos de mídia-educação para novas gerações. Revista Humanidades e
Inovação v.7, n.6 - 2020, p. 230-238
Dudeney, G; Hockly, N. Pegrum, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola,
2016.
Ireton, Cherilyn & POSETTRI, Julie (org.). Jornalismo, fake news &
desinformação: manual para educação e treinamento em jornalismo. Brasil:
UNESCO, 2019.
Jenkins, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
Kellner, Douglas & SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia,
democracia radical e a reconstrução da educação.Campinas: Educação &
Sociedade, 2008, № 104, с. 687-715.
Lancien, Thierry. Le document vidéo. Paris: Cle International, 1986.
Rojo, R. Letramento(s): práticas de letramento em diferentes
contextos. In: Rojo, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social.
São Paulo: Parábola, 2009, 95-121.
Wilson, Carolyn. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação
de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Alexandre Bianquini do Amaral
Aline Silva de Senzi
Ana Paula Martinez Duboc
Daniela Osvald Ramos
Fernanda Andrade do Nascimento Alves
Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira
Renato Levi Pahim
Vera Lucia Marinelli
Wagner Souza e Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP