Atividade

104183 - RMS Atenção Integral - Atividades teóricas e teórico-práticas comuns para residentes multiprofissionais I

Período da turma: 01/03/2022 a 28/02/2023

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Descrição: Disciplina do eixo transversal - teórica ou teórico-prática com 144 horas semestrais - 1 e 2o. semestres


Teórico
Políticas de Saúde no Brasil e no mundo; Humanização e princípios éticos em saúde; Organização dos serviços de saúde e intersetorialidade; Fundamentos e práticas do trabalho multiprofissional; Ciclo vital e as relações sociais; Epidemiologia das doenças crônicas e seus agravos; Vulnerabilidade social e psicológica; Prevenção Primária, Secundária e Terciária de doenças e promoção de saúde; Comunicação de más notícias; Tratamento de informação em saúde; Delineamento, normas e Ética em pesquisa em saúde, Telessaúde.

Teórico - Prático
Diagnóstico das condições de saúde e necessidades da população e avaliação do território e equipamentos sociais existentes na área abrangida pelo serviço de saúde; Identificação das principais condições contagiosas e crônicas que acometem a população alvo do município através do SIAB, DATASUS e outros sistemas de informação; Planejamento das ações em saúde a partir do perfil epidemiológico da população e dos recursos humanos e estruturais existentes nos serviços de saúde; Realização de ações como a avaliação psicossocial, cuidado domiciliar, orientação breve, atendimento individual e grupal, com ênfase em doenças crônicas, e campanhas de saúde; Acolhimento, referência e contra-referência, seguimento da população; Participação em reuniões de equipe, administrativas e planejamento das ações em saúde (presencialmente, por vídeo conferência e por web conferência).

Referências

BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.
BRASIL. Lei no. 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF, 19 set. 1990; 169º da Independência e 102º da República.
BRASIL. Lei no. 8.142, de 28 de Dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília, DF, 28 dez. 1990; 169º da Independência e 102º da República.
BRASIL. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília, DF, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.htmlAcesso em: 06 de dezembro de 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão: diretrizes operacionais. Brasília, 2006. (Série A, Normas e Manuais Técnicos, v.1).
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 60 p. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pactovolume7.pdf Acesso em: 06 de dezembro de 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção básica. Brasília, 2006. (Série A, Normas e Manuais Técnicos, v.4).
BRASIL, Decreto n. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE, e dá outras providências. Disponivel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm Acessado em 30/11/2013.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 96 p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica ; n. 24). Disponivel em http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad24.pdf acessado em 30/11/2013
BRASIL, Portaria n. 3.124, de 28 de dezembro de 2012. Redefine os parâmetros de vinculação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) modalidades 1 e 2 às Equipes Saúde da Família e/ou Equipes de Atenção Básica para populações especificas, cria a Modalidade NASF3, e dá outras providências. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm../2012/prt3124_28_12_2012.html Acessado em 30/11/2013.
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MERHY, E. E. et al. O trabalho em saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano. São Paulo: Hucitec, 2003.
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PAIM, J. S. ALMEIDA FILHO, N. A crise da saúde pública: e a utopia da saúde coletiva. Bahia: Casa da Qualidade, 2000.
PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Org.) Os sentidos da integralidade e o cuidado à saúde. Rio de Janeiro: UERJ/IMS: ABRASCO, 2001.
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TEIXEIRA, C. F.; SOLLA, J. P. Modelo de atenção à saúde: promoção, vigilância e saúde da família. Salvador: Edufba, 2006.
VASCONCELOS, E. M. et.al. Educação popular e a atenção à saúde da família. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 2001.

Carga Horária:

288 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 14
 
Ministrantes: Amaury Lelis Dal Fabbro
Elaine Cristina Minto
Julieta Mieko Ueta
Leonardo Martins Kebbe
Lilian Neto Aguiar Ricz
Luana Pinho de Mesquita Lago
Marilisa Guimarães Lara
Patricia Leila dos Santos
Regina Yoneko Dakuzaku Carretta
Renata Tamiê Nakao
Rute Aparecida Casas Garcia
Simone Cecilio Hallak Regalo
Soraya Fernandes Mestriner
Tatiana Maria Coelho Veloso
Tatiane Martins Jorge
Thatiane Delatorre
Wilson Mestriner Junior


 
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