104330 - 'Fundamentação e Metodologia no Tema Água e Ensino' |
Período da turma: | 22/03/2022 a 10/05/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Módulo 1: Água: consumo sustentável e seus usos múltiplos 1) Água: A necessidade de Saneamento; 2) Os problemas de saúde pública; 3) A Vida industrial: Diversos sistemas produtivos e ações que comprometem a qualidade da água; 4) A água na produção de alimentos; 5) O potencial hidrelétrico; 6) A vida agrícola; 7) Evento crítico: enchente; 8) Transporte aquaviário; 9) Evento crítico: Seca; 10) Água: dificuldades de acesso a água; 11) Redução de vegetação nativa e implicações na produção de água; 12) Ações que comprometem a qualidade da água: os defensivos agrícolas. Módulo 2: Situação dos Recursos Hídricos no Brasil 1) Água e população: os contrastes; 2) Água e qualidade: Onde está a convergência?; 3) Água: usos conflitantes; 4) Situações geradoras de vulnerabilidade na produção e qualidade da água; 5) Regiões hidrográficas; 6) Disponibilidade hídrica: Usos múltiplos e vulnerabilidades; Módulo 3: Todos Juntos pela água 1) Preservação e conservação da água; 2) Atitudes que fazem a diferença: individual e coletiva; 3) Instâncias de participação para a gestão das águas; 4) Metodologias participativas de EA - Oficinas do Futuro/Pesquisa-ação-participante; 5) Dinâmicas de sensibilização; 6) Técnicas de mediação de grupos (processos participativos) Módulo 4: Casos de Sucesso no cuidado com a água 1) apresentar casos de sucesso em educação ambiental voltada para o consumo sustentável da água. Referências Bibliográficas: Alencar,E. Bacia do Paraíba do Sul precisa ser restaurada em 583 mil hectares para cumprir Código Florestal. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bacia-do-paraiba-do-sul-precisa-ser-restaurada-em-583-mil-hectares-para-cumprir-codigo-florestal-14537306. Leite, M; Allmeida, L;Geraque, E;Canzian,F;Garcia,R; Amora,D. Líquido e Incerto - O futuro dos rescursos hídricos no Brasil.Folha de São Paulo. Disponível em: Ministério do Meio Ambiente. Turma da Mônica Cuidando do Mundo.20p.2012. Disponível em: Ministério Público do Estado da Bahia.Gibi - Novo Código Florestal.24p.2014. Disponível em: < http://www.frenteambientalista.com/wp-content/uploads/2014/07/GIBI-NOVO-C%C3%93DIGO-FLORESTAL.pdf. PECHI, D. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Nova Escola. São Paulo:Editora Abril, 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/240/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos. PNEA - Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Coletivos Jovens de Meio Ambiente - Manual Orientador. Ministério do Meio Ambiente/Ministério da Educação.Brasília,2005.43p. Disponível em: Schäfer, R. F., Barboza, L. M. V.. Atividades práticas no ensino do tratamento da água com ênfase nos processos físico-químicos. 2008.Disponível em: SECAD - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade. Mudanças Ambientais Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade: Água. Ministério da Educação. 22p.2008.Disponível em: SECAD - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade. Mudanças Ambientais Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade: Ar. Ministério da Educação. 21p.2008.Disponível em: < http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/ar.pdf> SECAD - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade. Mudanças Ambientais Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade: Fogo. Ministério da Educação. 26p.2008.Disponível em: < http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/fogo.pdf> SECAD - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade. Mudanças Ambientais Globais: Pensar + agir na escola e na comunidade: Terra. Ministério da Educação. 24p.2008.Disponível em: SECADI - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Educando-nos para pensar e agir em Tempos de mudanças socioambientais globais. Ministério da Educação. 52p.2012.Disponível em: SECADI - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola + Educomunicação.56p.2012.Disponível em: SECADI - Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização, Diversidade e Inclusão.Agenda 21 na Escola. 3.ed.Brasília,2012.53p. Disponível em: Secretária Municipal de Educação.Cartilha Defesa Civil: Conceitos - Dicas - Prevenção.35p.2006. Disponível em: < http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_rs_defesa_civil.pdf > |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1380 | ||||
Ministrantes: |
Anézia Maria Fonsêca Barbosa Felipe Fontana José Eduardo Martinelli Filho Juliano Jose Corbi Tadeu Fabricio Malheiros Valéria Sandra de Oliveira Costa |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |