104921 - Módulo Processos |
Período da turma: | 17/05/2022 a 21/11/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | - Coaching
Fornecer conceitos, métodos e técnicas para orientar clientes no desenvolvimento pessoal ou profissional. 1. O ambiente de mudanças; O processo de Coaching. 2. Perfis de competência; O líder Coach. 3. Aspectos motivacionais no trabalho. 4. Personalidade e Valores. 5. Comunicação no trabalho. 6. Feedback e desempenho. - Plataformas Digitais Apresentar as estruturas tecnológicas que suportam os novos processos produtivos 1. Definições e conceitos. 2. Tecnologias habilitadoras (Big Data, Machine Learning, Block Chain) . 3. Smart systems (city, phone, house, factory, etc.) - Gestão de Custos Apresentar aos alunos os sistemas de custeio e sua aplicação. Capacitá-los a projetar e implantar sistemas de custeio. Capacitá-los a analisar custos em função da estratégia organizacional. 1. Sistemas de Custeio: Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. ""Cost-drivers"". Custeio por Absorção. 2. Custeio Direto: margem de contribuição. Custeio ABC. 3. Projeto de Sistemas de Custeio: Produtos e Departamentos. Sistemas de produção e sistemas de custeio. O problema da inflação. 4. Análise de Custos. Custo-Volume-Lucro. Contribuição marginal. 5. Análise de variações. 6. Alavancagem operacional. TIR e lucratividade. - Empreendedorismo Discutir, por meio de uma abordagem prática, as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas. 1. Espectro de atividades e habilidades empreendedoras, 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio. 3. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa. 4. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. 5. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas. - Gestão por processos Fornecer conceitos e ferramentas de Gestão por Processos e Melhoria de Processos. 1. Conceitos básicos de Gestão por Processos. 2. Estrutura das organizações: gerenciamento tradicional versus gerenciamento por processos. 3. Cadeia de valor, macroprocessos, processos e atividades. 4. Padrões de Notação e Modelagem. 5. Redesenho e melhoria de Processos. 6. Monitoramento e Controle de Processos. - Ética e Responsabilidade Social História da Ética. A evolução do conceito de progresso. A Engenharia e a Ética. A história da Engenharia mundial e brasileira. A evolução do Engenheiro para o administrador. A Ética Profissional e a Responsabilidade Social do Engenheiro. História da Ética. A evolução do conceito de progresso. A Engenharia e a Ética. A história da Engenharia mundial e brasileira. A evolução do Engenheiro para o administrador. A Ética Profissional e a Responsabilidade Social do Engenheiro. - Sustentabilidade e Economia Circular Fornecer os conceitos básicos de Economia Circular e Sustentabilidade para implementação em projetos de gestão da empresa. Economia circular como mudança sistêmica para resiliência em longo-prazo. Manutenção de produtos e materiais em ciclos de uso e regeneração de sistemas naturais. Conceito de sustentabilidade no negócio. Oportunidades geradas pela implantação de processos sustentáveis no longo prazo. - Qualidade Total Proporcionar uma visão geral da Qualidade Total, enfatizando os principais conceitos da Qualidade, a relação entre Qualidade e Produtividade e os diferentes enfoques dados. 1. Histórico e Conceitos Básicos. Dimensões e Definições de Qualidade. 2. Qualidade do Produto, do Processo e da Organização. Clientes Internos e Externos 3. Estratégia da Empresa e a Qualidade Total. 4. Gurus da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, etc.). 5. Visões japonesa, americana, européia e brasileira da Qualidade. Prêmios da Qualidade. -Tópicos Especiais Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso. Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico. BIBLIOGRAFIA GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1996. PINHEIRO, Beatriz. Coaching e formação de liderança/coach. São Paulo. Disponível em www.arvoredo.com.br/livro/livro.pdf , 2012. KETS DE VRIES, M. F. R.; KOROTOV, K.; FLORENT-TREACY, E. Experiências e técnicas de coaching: a formação de líderes na prática. Porto Alegre: Bookman, 2009. 416p. CHIAVENATO, Idalberto. Coaching e mentoring – São Paulo: Elsevier, 2017. TREFF, Marcelo. Gestão de Pessoas. Olhar estratégico com foco em competências. São Paulo: Editora Elsevier, 2016. ROBBINS, S.; JUDGE, T.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. TELLEZ, Gloria. Coaching na prática. Disponível em https://coaching4u.wordpress.com/recursos-gratuitos/. PROVOST, F. , FAWCETT, T. Data Science para negócios. Alta Books. 2016 GRUNOW, O. Smart factory and industry 4.0. The current state of application Technologies: developing a technology roadmap. Studylab. 2016. COSTA, Reinaldo Pacheco; FERREIRA, Helisson Akira e SARAIVA JÚNIOR, Abraão Freires. Preços, orçamentos e custos industriais. Elsevier Editora. 2010 MARTINS, Eliseu. Métodos de custeio comparados - custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas Editora. 2015 MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas Editora. 2010. Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006. ABPMP. Guia para o gerenciamento de processos de negócio – corpo comum de conhecimento (BPM CBOK). v 3.0 ed. 1, 2013. Hammer, M.; Champy, J. Reengenharia: Revolucionando a Empresa em Função dos Clientes e das Grandes Mudanças da Gerência. R. J., Campus, 1994. Laurindo, F. J. B. (Org.); Rotondaro, R. G. (Org.). Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006. v. 1. 218 p. Rotondaro, R.G. Gerenciamento por Processos. In: CARVALHO, M. M. D.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 209-235. Slack, N. Vantagem Competitiva em Manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. São Paulo: Atlas, 1993. Morin, E. (2000). Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. SP/Cortez/Unesco. Valis, A.L.M. (1986). O que é Ética? SP/Brasiliense. Vargas, M. (1984). História da Técnica e da Tecnologia no Brasil. SP/FUNDUNESP. Nisbet, R. (1980). História da Idéia do Progresso. BR/EdUNB. Ferkiss, V.C. (1969). O Homem Tecnológico. RJ/Zahar. Srour, R.H. (2000). Ética Empresarial. SP/Campus. IEEE (1978). The Engineer in Transition to Management. USA/IEEE Press. Vesilind, P.A./Journal of Professional Issues Engineering Education and Practice/oct. 2001, pp. 184-188/Engineering As Applied Social Science. USA/ASCE. Medeiros, J.T.N.; Barbalho, S.C.M., Souza, L.G.M./1997, pp. 1731-1742/COBENGE 97/Engenharia e Ética: Um duo ou ainda uma não parceria intrínseca.CE/COBENGE. Fleddemann, C.B./v.43, n.3, aug. 2000, pp.284-287/IEEE TE/Engineering Ethics Cases for Electrical and Computer Engineering Students. USA/IEEE. Série Ética (2 vídeos)/TV Culltura. DA INOVAÇÃO, G. E. S. T. Ã. O. ""Economia Circular."" (2017). Leitão, Alexandra. ""Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o séc. XXI."" Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting 1.2 (2015). Pereira, Felipe dos Santos, Marcos Ferran Moncunill, and Sharisse de Almeida Teixeira Monteiro. ""Projetos alinhados com os preceitos da economia circular."" (2017). Abdalla, Fernando Antônio, and Antônio Carlos Freire Sampaio. ""Os novos princípios e conceitos inovadores da Economia Circular."" (2018). CROSBY, P. B. Qualidade é investimento. José Olympio Editora, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Editora Marques Saraiva S. A., Rio de Janeiro, RJ, Brasil. GARVIN, D.A. Managing Quality: The strategic and competitive edge. The Free Press, New York, NY, E.U.A. ISHIKAWA, K. “TQC-Total Quality Control” Estratégi e Administração da Qualidade. IM&C Internacional, São Paulo, SP. Brasil. JURAN, J. M. Juran na Liderança pela Qualidade: um guia para executivos. Livraria Pioneira Editora, São Paulo, SP. Brasil. |
||||
Carga Horária: |
103 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Adherbal Caminada Netto André Leme Fleury Clovis Armando Alvarenga Netto Gerson Kiste José Roberto Kassai Paulo Roberto dos Santos Reinaldo Pacheco da Costa Roberta de Castro Souza Piao Ruy Sergio Cacese Shiozawa |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |