104922 - Módulo Produtividade |
Período da turma: | 17/05/2022 a 21/11/2023
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Descrição: | - Lean Production
Apresentar os conceitos e ferramentas atuais para produção enxuta. 1. Sistema Toyota de Produção. Eliminação dos Desperdícios (Muda) na Produção. 2. Ferramentas Lean: Mapeamento do Fluxo de Valor, Kanban, 5S, Kaizen, Poka Yoke, Gestão a Vista. 3. Aplicações em Serviços. - Garantia da Qualidade Apresentar conceitos e Normas da Qualidade que permita prover confiança, aos gestores da empresa, de que os requisitos da qualidade serão atendidos. 1. Conceito da Qualidade e de Garantia da Qualidade. 2. Sistemas de Garantia da Qualidade. 3. Normas série ISO-9000. 4. Outras Normas da Qualidade. 5. Documentação e Estratégias de Implantação. 6. Auditorias da Qualidade e Processo de Certificação. - Lean Seis Sigma Conhecer e aplicar o método Seis Sigma para melhoria da qualidade e produtividade em processos produtivos. 1. Conceito de Lean Seis Sigma. 2. Definição do Projeto. 3. Levantamento de dados do processo. 4. Medição da capacidade atual do processo. 5. Definição das causas potenciais do problema a ser resolvido. 6. Definição do plano de ação. 7. Padronização de processos - Customer Service Fornecer conceitos básicos de diagnóstico, melhoria e recuperação da satisfação do cliente em uma empresa. 1. Desenvolvimento de relacionamento com clientes. 2. Segmentação de clientes; parcerias e alianças; expectativas e satisfação dos clientes. 4. Sistemas de recuperação de clientes. 5. processo de negociação 6. filtros da realidade e empatia. - Big Data Discutir como Big Data afetam a operação da empresa e sua relação com clientes, fornecedores e concorrentes. Apresentar modelos e ferramentas de tratamento e análise de dados para este contexto. 1. Conceito de Big Data. 2. Coleta, tratamento e análise de dados na Web. 3. Data mining. 4. Machine learning. - Soft Skills: Liderança Resumo: Apresentar sistemas de comunicação aplicáveis a projetos e como gerí-los. Técnicas de Comunicação Aplicáveis em Projetos Instrumentação Apropriada para comunicação em Projetos Informações Necessárias a cada Projeto em Particular Relatórios Gerenciais em Projetos O Uso de Softwares para Gestão de Projetos Comunicação interpessoal A Comunicação e o Controle de Projetos. - Hard Skills: Project valuation Fornecer conhecimentos de funções financeiras para análise de viabilidade econômica de projetos. Abordagens para o Valuation. Premissas para o Valuation. Análise de fluxo de caixa, TIR, VPL. Precificação. -Tópicos Especiais Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso. Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico. BIBLIOGRAFIA Dennis, P. Produção Lean Simplificada. Bookman, 2008 SHINGO, Shingeo. O Sistema Toyota de Produção do Ponto de Vista da Engenharia de Produção. Traduzido por: Eduardo Shaan. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996. Womack, J., Jones, D. Lean thinking: banish waste and create wealth in your corporation. New York: Free Press. 2003. Norma NBR ISO 9000, ABNT, 2015 Norma NBR ISO 9001, ABNT, 2015. Rotondaro, R. G. Seis Sigma. Atlas. 2002 A REVOLUÇÃO SEIS SIGMA - de GEORGE ECKES - Ed. Campus - jul/2018. CORREA, H.; CAON, M. Gestão de Serviços, Atlas Ed., 2002; FITZSIMMONS, A. J.; FITZSIMMONS, J. M. Administração de Serviços. Editora Bookman. 2005; FISCHER, R.; BROWN, S. Como chegar a um Acordo. A construção de um Relacionamento que leva ao SIM. Rio de Janeiro. Ed. Imagino. 1990; LOVELOCK, C. H. Serviços: marketing e gestão, São Paulo: Saraiva, 2001; DAVENPORT, Thomas H.; HARRIS, Jeanne G. Competição Analítica: vencendo através da nova ciência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. FOX, V. Marketing na Era do Google. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. GOOGLE; Treinamento e suporte do Google Analytics, 2016. Disponível em https://support.google.com/analytics/answer/4553001?hl=pt-BR. Acesso em 24 mai de 2018. KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007. KAUSHIK, A. Ocamm’s Razor, 2016. Disponível em http://www.kaushik.net/avinash/. Acesso em 13 set 2017. LUVIZAN, S. S.; MEIRELLES, F. S.; DINIZ. E. H. Big Data: publication evolution and research opportunities. 11th International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI 2014). Disponível em http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/11contecsi-files/papers/694/submission/director/694-2431-1-DR.pdf. MOHAMMED J.; ZAKI, W. M. J. Data mining and analysis: fundamental concepts and algorithms. New York: Cambridge University Press, 2014 (e-book). STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2012. Carvalho, M. 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Carga Horária: |
103 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Aline Veronese da Silva Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira Ana Cristina Limongi Franca Denise Aparecida Botter Elizabeth Nicolau Saad Correa Maurício Ricardo Bruno Sócio Paulino Graciano Francischini Ricardo Rodrigues Buonanni Rodrigo Augusto Prando |
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