104938 - Módulo Serviços |
Período da turma: | 18/05/2022 a 22/11/2023
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Descrição: | - Qualidade em Serviços
Fornecer conceitos da qualidade em processos de prestação de serviços nas empresas. Desenvolver projetos (design) de novos serviços, centrado no usuário. Melhorar serviços existentes aplicando técnicas do Design e Ferramentas da Qualidade. 1. A importância e o contexto de Negócios em Operações de Serviços. 2. A competição através dos Serviços: elementos em operações de Serviços. 3. Design de serviços como aplicação do Design Thinking a Serviços. 4. O modelo Disney de encantar o cliente; 5. Fluxo de Processo de Serviço. - Qualidade do Produto Fornecer ferramentas para gestão da qualidade do produto, com foco no cliente final, dadas as restrições impostas pelo sistema de produção existente. 1. Conceito da Qualidade do Produto. 2. Abordagens e Dimensões da Qualidade do Produto. 3. Análise do produto e do processo de produção. de fluxo de produção / processo. Cronometragem e Amostragem do Trabalho. - Trabalho em Equipe para a Qualidade Fornecer os conceitos de gestão de recursos humanos para trabalho em equipe e formas de liderar essas equipes. 1. Conceito de Liderança. 2. Formas de trabalho em equipe. 3. Princípios de Motivação. 3. Teorias Motivacionais. 4. Comportamento Organizacional. - Inteligência Artificial Apresentar os conceitos básicos da área de Inteligência Artificial, que permitem a resolução automática de problemas, através do estudo de técnicas de planejamento, representação de conhecimento, percepção, raciocínio aproximado e aprendizagem. 1. Fundamentos. 2. Busca heurística. 3. Busca adversarial. 4. Representação de conhecimento. 5. Planejamento clássico. 6. Raciocínio probabilístico. 7. Tomada de decisão sob incerteza. 8. Planejamento probabilístico. 9. Aprendizado supervisionado e não supervisionado. 10. Aprendizado por reforço. 11. Tópicos avançados e problemas atuais. Conceitos de Inteligência artificial Evolução histórica da inteligência artificial Abordagens da IA Tratamento de imagens Tratamento de som e voz Tratamento de grandes volumes de dados (Big Data) Aplicações da IA. - Qualidade de fornecedores Capacitar o profissional nos processos fundamentais da função Compras e suas relações com outras áreas da empresa. Instrumentalizar o profissional com ferramentas de análise e decisão visando alta performance dos indicadores de desempenho. 1. A responsabilidade da função compras. 2. A gestão estratégica das compras, Global Sourcing. 3. Processo de Compras: relação com clientes internos, solicitação de cotação, formatação e recebimento de propostas, RFI, RFQ, RFP. 4. Análise de propostas: pré-avaliação, mapa analítico, equalizacão .5. Análise do custo total (TCO – Total Cost Ownership) .6. A gestão da relação com fornecedores: seleção, cadastro e avaliação de fornecedores .7. Desenvolvimento e homologação de fornecedores. 8. A negociação de compras e a celebração de contratos. 9. Desempenho de Compras, Savings. - Logística Empresarial Fornecer uma visão geral da Logística moderna; Capacitar o aluno a trabalhar com conceitos de Enfoque Sistêmico em Logística. Definições de Logística Empresarial;Importância da Logística Empresarial; Globalização da Logística; Enfoque sistêmico e custo total; Indicadores Logísticos; Nível de serviço logístico; Funções logísticas; Localização de instalações: conceitos; Logística Reversa. - Business Intelligence Capacitar em sistemas de suporte à decisão e sistemas de medição de desempenho dos processos de negócio de empresas industriais e de serviço. Decision Making and Decision Support Systems. Business Intelligence Concepts and Platform Capabilities. Data Visualization and Dashboard Design. Business Performance Management Systems. BI Maturity, Strategy, and Summative Project. - Indústria 4.0 Apresentar a estrutura tecnológica conhecida como Industria 4.0 proposta pela ACATECH, incluindo os novos modelos de negócios que se desdobraram do uso desta estrutura e suas tecnologias habilitadoras. Definições e conceitos. Industria 4.0. Tecnologias habilitadoras. Big Data. Machine Learning. Block Chain. Smart systems (city, phone, house, factory, etc.). Transformação digital e Indústria 4.0 Indústria 4.0 e o uso intenso da informação e a integração interna e da cadeia de fornecimento Aplicações em indústria e serviços, processos discretos e contínuos Princípios de design para a Indústria 4.0 Tecnologias envolvidas na Indústria 4.0 Perspectivas e desafios da Indústria 4.0. - Soft Skills: Gestão de conflitos e negociação Resolver diferenças e divergências, e tomar decisões de forma colaborativa são formas efetivas de preservar e ampliar os objetivos a serem alcançados nas organizações e em projetos. - Analytics Discutir como as mídias digitais afetam o gerenciamento de uma empresa por meio de indicadores de desempenho obtidos por meio de análise de dados e informações da operação da empresa. Apresentar modelos e ferramentas de tratamento e análise de dados para este contexto. 1. Digital Analytics. 2. Business Intelligence. 3. Frameworks de captura de dados. 4. Frameworks de visualização de dados. - Tópicos Especiais Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso. Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico. BIBLIOGRAFIA BOWEN, J.; FORD, R. Managing Service Organizations: does having a “thing” make a difference? Journal of management, 2002. PINE, B.; GILMORE, J. The experience economy. Harvard Business School, 1999. VERGANTI, R. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston, Harvard Business School Publishing, 2009. LAWSON, B. How designer think: the design process demystified. Burlington, Elsevier, 2006. BITNER, M. et. al. Service blueprinting: a practical technique for Service Innovation. Center for services leadership, Arizona, 2007. DORNELAS, J. et. al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de idéias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro, LTC, 2015. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro, Alta Books, 2011. NAKAGAWA, M. Plano de negócio: teoria geral. Barueri, Manole, 2011. BRUNNER, R.; EMERY, S. Gestão estratégica do Design. São Paulo, M. Books, 2010. MOZOTA, B. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre, Bookman, 2011. MOZOTA, B. Design management. Milano, Francoangeli, 2008. NORMAN, D. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro, Rocco, 2006. NORMAN, D. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro, Rocco, 2008. BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010. VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, MJV Press, 2012. MELO, A.; ABELHEIRA, R. Design thinking & thinking design. São Paulo, Novatec, 2015. KELLEY, T. The art of innovation: lessons in creativity from IDEO, America´s leading design firm. Doubleday, New York, 2001. LOCKWOOD, T. Design thinking: integrating innovation, customer experience and brand vallue. New York, Design Management Institute, 2010. MELLO, C.H.P. et al. Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para sua condução. Produção, v.22, n. 1, 2012. BARNES, Ralph M. Estudos de movimentos e tempos, Edgard Blücher, 1977; QFD Perspectivas gerenciais do desdobramento da função qualidade: William E. Eureka / Nancy E. Ryan; Qualidade gestão e Métodos: José Carlos de Toledo / Miguel Angel A. Borras / Ricardo Coser Mergulhão / Glauco H S Mendes, 2012; Qualidade Conceitos e aplicações: Fernando Berssaneti / Gregório Bouer, 2013. Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) 6th Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square,2017. Rebouças de O,. D. de P. -Sistemas de Informações Gerenciais.- Ed.Atlas 1992 Kroenke, D -Management Information Systems. Mitchell Publishing 1989 Kroenke, D & Dolan, K. Business Computer Dystems. Ed. Mcgraw Hill, 1990. Peter Norvig Inteligência Artificial LTC 2013 Kai Fu Lee Inteligencia Artificial EdGlobo 2019 Zhou, A.; Jya M.; Yao, M. Applied Artificial Intelligence: A Handbook For Business Leaders. TOPBOTS, 2018. Taiulli, T. Introdução à Inteligência Artificial: uma Abordagem Não Técnica. Ed Novatec 2020. BAILY, Peter. FARMER, David. JONES, David. JESSOP, David. Compras – Princípios e Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2010 GAVACHE, Emmanuel. Global Purchasing-Organization Handbook. Porto Alegre: Pacartes, 2013 SIMCHI-LEVI, David; KAMINSKY, Philip, SIMCHI-LEVI, Edith. Cadeia de Suprimentos, Projeto e Gestão:Conceitos, Estratégias e Estudos de Caso. Porto Alegre: Bookman, 3ª Edição, 2010. Ballou, Ronald. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Editora Bookman – 2004. Bowersox, Donald J; David J. Closs; M. Bixby Cooper, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Ed. Campus, 2008. FRANCISCHINI. A.S.N; FRANCISCHINI, P.G.. Indicadores de desempenho: dos objetivos à ação. Alta Books. 2017 TURBAN, E., SHARDA, R.; ARONSON, J. E; KING, D. Business intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Bookmann. 2009. SACOMANO, J.B.; GONÇALVES< R.F.; BONILHA, S.H. Indústria 4.0 Conceitos e fundamentos. Edgard Blucher, 2018 PROVOST, F. , FAWCETT, T. Data Science para negócios. Alta Books. 2016 GRUNOW, O. Smart factory and industGRUNOW, O. Smart factory and industry 4.0. The current state of application Technologies: developing a technology roadmap. Studylab. 2016"" HERMANN, M., PENTEK, T., & OTTO, B. (2016). Design principles for industrie 4.0 scenarios. Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences, 2016-March, 3928–3937. https://doi.org/10.1109/HICSS.2016.488. NAKAYAMA, R. S., SPINOLA, M. M., & SILVA, J. R. (2020). Towards I4.0: A comprehensive analysis of evolution from I3.0. Computers and Industrial Engineering, 144. https://doi.org/10.1016/j.cie.2020.106453 PROVOST, F. , FAWCETT, T. Data Science para negócios. Alta Books. 2016 SACOMANO, J.B.; GONÇALVES; R.F.; BONILHA, S.H. Indústria 4.0 Conceitos e fundamentos. Edgard Blucher, 2018ry 4.0. The current state of application Technologies: developing a technology roadmap. Studylab. 2016. Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) 6th Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square,2017. Rebouças de O,. D. de P. -Sistemas de Informações Gerenciais.- Ed.Atlas 1992 Kroenke, D -Management Information Systems. Mitchell Publishing 1989 Kroenke, D & Dolan, K. Business Computer Dystems. Ed. Mcgraw Hill, 1990. PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data science para negócios. Alta Books. 2016.KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007. STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2012. O'Neil, Cathy, and Rachel Schutt. Doing data science: Straight talk from the frontline. "" O'Reilly Media, Inc."", 2013. Bramer, Max. Principles of data mining. Vol. 180. London: Springer, 2007.` Raudenbush, Stephen W., and Anthony S. Bryk. Hierarchical linear models: Applications and data analysis methods. Vol. 1. Sage, 2002. |
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Carga Horária: |
113 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Claudio Luis Cruz de Oliveira Clovis Armando Alvarenga Netto Daniel Lyra Rodrigues Eduardo Ruiz Melchert Fernando Lustosa Grobman Gustavo Lazzarini Maia Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki Iliada Silva Alves de Castro Mauro de Mesquita Spinola Nilton Nunes Toledo Ricardo Rodrigues Buonanni Solange Oliveira Rezende Tania Casado |
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