104958 - Módulo Financeiro |
Período da turma: | 17/10/2022 a 15/04/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | - Contabilidade e Finanças nas empresas
Apresentar os principais conceitos de Contabilidade para basear decisões na empresa. 1. Conceito de contabilidade; 2. Balanço: ativo, passivo, patrimônio liquido. 3. • Procedimentos contábeis básicos. 4. Regimes de competência e caixa; 5. Análise de Balanço e de resultados. - Gestão de Custos Apresentar aos alunos os sistemas de custeio e sua aplicação. Capacitá-los a projetar e implantar sistemas de custeio. Capacitá-los a analisar custos em função da estratégia organizacional. 1. Sistemas de Custeio: Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. "Cost-drivers". Custeio por Absorção. 2. Custeio Direto: margem de contribuição. Custeio ABC. - Controladoria Discutir as principais ferramentas para controle das finanças de uma empresa. 1. Mercado financeiro, Mercado de Crédito; Mercado de Capitais; Mercado Monetário; Mercado Cambial2. Ferramentas para Administração financeira: orçamento de capital; estrutura de capital; capital de giro. - Orçamento Empresarial Apresentar as principais técnicas de orçamentação de empresas para controle de faturamento e gastos. 1. Conceito de orçamento. 2. Priorização de contas 3. Técnicas de projeção de valores orçados. 4. Orçamento Base Zero. 5. Validação da orçamentação. - Project Valuation Fornecer conhecimentos de funções financeiras para análise de viabilidade econômica de projetos. 1. Abordagens para o Valuation. 2. Premissas para o Valuation. 3. Análise de fluxo de caixa, TIR, VPL. 4. Precificação. - Gestão Financeira Fornecer métodos e ferramentas para suportar o controle financeiro de uma empresa. 1. Principais Demonstrativos Financeiros. 2. Gerenciamento do Fluxo de Caixa da empresa. 3. Principais produtos financeiros. - Empreendedorismo Discutir, por meio de uma abordagem prática, as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas. 1. Espectro de atividades e habilidades empreendedoras, 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio. 3. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa. 4. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. 5. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas. - Business Strategy Fornecer os conceitos fundamentais de estratégia empresarial para a evolução da empresa no mercado onde atua e prospecção de novos mercados.1. A gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios. 2. O Conceito de estratégia e sua formulação. 3. As Estratégias . Competitivas Genéricas de Porter, e as Competências Essenciais da empresa. 4. A análise de oportunidades e ameaças, e de pontos fortes e fracos da organização. 5. Estratégias e alianças. - Marketing Apresentar os conceitos básicos em marketing e fornecer uma visão geral da Administração de Marketing. 1. O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing 2. Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing 3. Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional 4. Segmentação do Mercado e Posicionamento. - Business Modeling Discutir as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. 1. O espectro de atividades e habilidades empreendedoras, 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio. - Economia Compartilhada Apresentar conceitos de economia baseada em compartilhamento de bens e serviços. 1. Conceitos básicos de economia. 2. Mudanças na forma de consumo. 3. Acumular vs dividir 4. Mudanças de paradigmas na questão do consumo e no uso dos recursos. 5. Implicações na produtividade e no custo das empresas e pessoas - Marketing Digital Fornecer os principais conceitos de aplicação dos conceitos de Marketing por meio de mídias digitais. 1. Canais de mobilidade, email marketing, social e mídia digital. 2. Jornada do cliente. 3. Funcionalidades para interação do cliente com marcas e produtos 4. Melhoria da experiência do consumidor. - Gestão do Conhecimento Analisar os fundamentos de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. 1. Captura do conhecimento. 2. Repositórios de informações estruturadas 3. Melhoria do acesso ao conhecimento: acesso e da transferência entre as pessoas. 4. Aprimoramento do ambiente organizacional. 5. Valorizaçãp do conhecimento disponível: gerar novas formas de receitas, reduzir custos e inovar. - Gestão de Serviços Apresentar os principais conceitos de gerenciamento de processos de prestação de serviços. 1. Conceito de Serviços. 2. Pacote de Serviços 3. Melhorias de processos de prestação de serviços 4. Serviços 4.0 - Gestão de Projetos Capacitar os profissionais para o planejamento e a gestão de projetos em organizações industriais e de serviços. 1. Processos da gestão de projetos segundo o PMBoK. 2. Os diferentes Modelos de maturidade em Gestão de Projetos (OPM3, PMMM). 3. Softwares de Gestão de Projetos BIBLIOGRAFIA MARTINS, E, Contabilidade e Custos (Texto), Atlas Ed. 2003. MARTINS, E, Contabilidade e Custos (Exercício), Atlas Ed, 2004 FEA/USP, Eq. Prof, Contabilidade Introdutória – Texto, Atlas Ed. 1998. LEITE, H P, Contabilidade para Administradores, Atlas Ed., 2000 Padovese, C. Controladoria estratégica aplicada: conceitos, estrutura e sistema de informações. Cengage Learning. 2016 Coura. B; Bermudo, V. Controladoria . FGV. 2018 Coelho. F.S Pontes, R.M. Orçamento e Controle. FGV. 2018 Frezatti. F. Orçamento Empresarial: Planejamento E Controle Gerencial. Editora Atlas. 2015 ASSAF NETO, A. Estruturas e Análise de Balanços - Um Enfoque Econômico-financeiro . Atlas. 2020 MARION. J.C. Análise das Demonstrações Contábeis. Atlas. 2019 BREALEY, M M, Fundamentos da Administração Financeira, mcGraw Hill Ed., 2002 Bridgeland, D. M.; Zahavi, R. Business Modeling: A Practical Guide to Realizing Business Value. The MK/OMG Press. 2019. Gassmann, O; Frankenberger, K. O navegador de modelos de negócios. AltaBooks. 2016. Osterwalder , A; Yves Pigneur, A. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios . Alta Books. 2011 Kotler , P; Kartajaya, H. Marketing 4.0. Sextante. 2017 Gabriel, M; Kiso, R. Marketing na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias. Atlas. 2020 Chase, R. Economia Compartilhada. HSM. 2014. Sundararajan, A. Economia compartilhada: o fim do emprego e a ascensão do capitalismo de multidão. Editora Senac. 2019 Schwartz, F, Garcia, L. Economia Compartilhada: Tópicos Fundamentais. Editora D’Plácido. 2020 COSTA, Reinaldo Pacheco; FERREIRA, Helisson Akira e SARAIVA JÚNIOR, Abraão Freires. Preços, orçamentos e custos industriais. Elsevier Editora. 2010 MARTINS, Eliseu. Métodos de custeio comparados - custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas Editora. 2015 MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas Editora. 2010. COSTA, R.P. ; GONÇALVES, A.; NEVES, C.; CALÔBA, G.; NAKAGAWA, M.; MOTTA, R.R. Engenharia econômica e finanças. Rio de Janeiro, Campus/Elsevier. 2009. Damodaran, Aswath. Investment valuation: Tools and techniques for determining the value of any asset. Vol. 666. John Wiley & Sons, 2012. Damodaran, Aswath. Damodaran on valuation: security analysis for investment and corporate finance. Vol. 324. John Wiley & Sons, 2016. CORREA, H., CAON, M,. Gestão de Serviços, Atlas Ed., 2002; FITZSIMMONS, A. J., FITZSIMMONS, J.M., Administração de Serviços. Editora Bookman. 2005. Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006. Takeuchi H; Nonaka, I. Gestão do Conhecimento. Bookman. 2008 Rezende. J. Gestão do conhecimento, capital intelectual e ativos intangíveis. Editora Campus. 2014 Longo, M. J.; Queiroz, C; Santos, P. Gestão do conhecimento: A mudança de paradigmas empresariais no Editora Senac. 2014 CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F.J.B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, 2007. DOERR, J. Avalie o que Importa: Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. Tradução de Bruno Menezes. 1. ed. São Paulo: Alta Books, 2019. 257 p. MONTGOMERY, C. A. O Estrategista. Editora: Sextante, 2012. MAUBORGNE, R.; KIM, W. C. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Editora Campus, 258p., 2005. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Bussines Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta books, 2010. PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p. PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S. A Nova Era da Inovação: A Inovação Focada no Relacionamento com o Cliente. Editora Campus, 256 pg., 2008. KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012. HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; IKEDA. A. A.; CAMPOMAR, M. C. Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2009. CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005. CARVALHO, M. M.; RABECHINI Jr, R. Construindo Competências para Gerenciar Projetos: Teoria & Casos. São Paulo: Editora Atlas, 2ª edição, 2007. SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Leya. 2016 |
||||
Carga Horária: |
110 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Clovis Armando Alvarenga Netto Daniel de Oliveira Mota Fernando Tobal Berssaneti João Amato Neto Leo Brunstein Luciano Mazza Luis Fernando Pinto de Abreu Marcelo Schneck de Paula Pessoa Paulino Graciano Francischini Roberto Santos Rocha Lima |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |