Atividade

104958 - Módulo Financeiro

Período da turma: 17/10/2022 a 15/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: - Contabilidade e Finanças nas empresas
Apresentar os principais conceitos de Contabilidade para basear decisões na empresa. 1. Conceito de contabilidade; 2. Balanço: ativo, passivo, patrimônio liquido. 3. • Procedimentos contábeis básicos. 4. Regimes de competência e caixa; 5. Análise de Balanço e de resultados.

- Gestão de Custos
Apresentar aos alunos os sistemas de custeio e sua aplicação. Capacitá-los a projetar e implantar sistemas de custeio. Capacitá-los a analisar custos em função da estratégia organizacional. 1. Sistemas de Custeio: Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. "Cost-drivers". Custeio por Absorção. 2. Custeio Direto: margem de contribuição. Custeio ABC.

- Controladoria
Discutir as principais ferramentas para controle das finanças de uma empresa. 1. Mercado financeiro, Mercado de Crédito; Mercado de Capitais; Mercado Monetário; Mercado Cambial2. Ferramentas para Administração financeira: orçamento de capital; estrutura de capital; capital de giro.

- Orçamento Empresarial
Apresentar as principais técnicas de orçamentação de empresas para controle de faturamento e gastos. 1. Conceito de orçamento. 2. Priorização de contas 3. Técnicas de projeção de valores orçados. 4. Orçamento Base Zero. 5. Validação da orçamentação.

- Project Valuation
Fornecer conhecimentos de funções financeiras para análise de viabilidade econômica de projetos. 1. Abordagens para o Valuation. 2. Premissas para o Valuation. 3. Análise de fluxo de caixa, TIR, VPL. 4. Precificação.

- Gestão Financeira
Fornecer métodos e ferramentas para suportar o controle financeiro de uma empresa. 1. Principais Demonstrativos Financeiros. 2. Gerenciamento do Fluxo de Caixa da empresa. 3. Principais produtos financeiros.

- Empreendedorismo
Discutir, por meio de uma abordagem prática, as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas. 1. Espectro de atividades e habilidades empreendedoras, 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio. 3. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa. 4. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. 5. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas.

- Business Strategy
Fornecer os conceitos fundamentais de estratégia empresarial para a evolução da empresa no mercado onde atua e prospecção de novos mercados.1. A gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios. 2. O Conceito de estratégia e sua formulação. 3. As Estratégias . Competitivas Genéricas de Porter, e as Competências Essenciais da empresa. 4. A análise de oportunidades e ameaças, e de pontos fortes e fracos da organização. 5. Estratégias e alianças.

- Marketing
Apresentar os conceitos básicos em marketing e fornecer uma visão geral da Administração de Marketing. 1. O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing 2. Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing 3. Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional 4. Segmentação do Mercado e Posicionamento.

- Business Modeling
Discutir as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. 1. O espectro de atividades e habilidades empreendedoras, 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio.

- Economia Compartilhada
Apresentar conceitos de economia baseada em compartilhamento de bens e serviços. 1. Conceitos básicos de economia. 2. Mudanças na forma de consumo. 3. Acumular vs dividir 4. Mudanças de paradigmas na questão do consumo e no uso dos recursos. 5. Implicações na produtividade e no custo das empresas e pessoas

- Marketing Digital
Fornecer os principais conceitos de aplicação dos conceitos de Marketing por meio de mídias digitais. 1. Canais de mobilidade, email marketing, social e mídia digital. 2. Jornada do cliente. 3. Funcionalidades para interação do cliente com marcas e produtos 4. Melhoria da experiência do consumidor.

- Gestão do Conhecimento
Analisar os fundamentos de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. 1. Captura do conhecimento. 2. Repositórios de informações estruturadas 3. Melhoria do acesso ao conhecimento: acesso e da transferência entre as pessoas.
4. Aprimoramento do ambiente organizacional. 5. Valorizaçãp do conhecimento disponível: gerar novas formas de receitas, reduzir custos e inovar.

- Gestão de Serviços
Apresentar os principais conceitos de gerenciamento de processos de prestação de serviços. 1. Conceito de Serviços. 2. Pacote de Serviços 3. Melhorias de processos de prestação de serviços 4. Serviços 4.0

- Gestão de Projetos
Capacitar os profissionais para o planejamento e a gestão de projetos em organizações industriais e de serviços. 1. Processos da gestão de projetos segundo o PMBoK. 2. Os diferentes Modelos de maturidade em Gestão de Projetos (OPM3, PMMM). 3. Softwares de Gestão de Projetos

BIBLIOGRAFIA
MARTINS, E, Contabilidade e Custos (Texto), Atlas Ed. 2003.
MARTINS, E, Contabilidade e Custos (Exercício), Atlas Ed, 2004
FEA/USP, Eq. Prof, Contabilidade Introdutória – Texto, Atlas Ed. 1998.
LEITE, H P, Contabilidade para Administradores, Atlas Ed., 2000

Padovese, C. Controladoria estratégica aplicada: conceitos, estrutura e sistema de informações. Cengage Learning. 2016
Coura. B; Bermudo, V. Controladoria . FGV. 2018

Coelho. F.S Pontes, R.M. Orçamento e Controle. FGV. 2018
Frezatti. F. Orçamento Empresarial: Planejamento E Controle Gerencial. Editora Atlas. 2015

ASSAF NETO, A. Estruturas e Análise de Balanços - Um Enfoque Econômico-financeiro . Atlas. 2020
MARION. J.C. Análise das Demonstrações Contábeis. Atlas. 2019
BREALEY, M M, Fundamentos da Administração Financeira, mcGraw Hill Ed., 2002

Bridgeland, D. M.; Zahavi, R. Business Modeling: A Practical Guide to Realizing Business Value. The MK/OMG Press. 2019.
Gassmann, O; Frankenberger, K. O navegador de modelos de negócios. AltaBooks. 2016.
Osterwalder , A; Yves Pigneur, A. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios . Alta Books. 2011

Kotler , P; Kartajaya, H. Marketing 4.0. Sextante. 2017
Gabriel, M; Kiso, R. Marketing na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias. Atlas. 2020

Chase, R. Economia Compartilhada. HSM. 2014.
Sundararajan, A. Economia compartilhada: o fim do emprego e a ascensão do capitalismo de multidão. Editora Senac. 2019
Schwartz, F, Garcia, L. Economia Compartilhada: Tópicos Fundamentais. Editora D’Plácido. 2020

COSTA, Reinaldo Pacheco; FERREIRA, Helisson Akira e SARAIVA JÚNIOR, Abraão Freires. Preços, orçamentos e custos industriais. Elsevier Editora. 2010
MARTINS, Eliseu. Métodos de custeio comparados - custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas Editora. 2015
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas Editora. 2010.

COSTA, R.P. ; GONÇALVES, A.; NEVES, C.; CALÔBA, G.; NAKAGAWA, M.; MOTTA, R.R. Engenharia econômica e finanças. Rio de Janeiro, Campus/Elsevier. 2009.
Damodaran, Aswath. Investment valuation: Tools and techniques for determining the value of any asset. Vol. 666. John Wiley & Sons, 2012.
Damodaran, Aswath. Damodaran on valuation: security analysis for investment and corporate finance. Vol. 324. John Wiley & Sons, 2016.

CORREA, H., CAON, M,. Gestão de Serviços, Atlas Ed., 2002;
FITZSIMMONS, A. J., FITZSIMMONS, J.M., Administração de Serviços. Editora Bookman. 2005.

Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006.

Takeuchi H; Nonaka, I. Gestão do Conhecimento. Bookman. 2008
Rezende. J. Gestão do conhecimento, capital intelectual e ativos intangíveis. Editora Campus. 2014
Longo, M. J.; Queiroz, C; Santos, P. Gestão do conhecimento: A mudança de paradigmas empresariais no Editora Senac. 2014

CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F.J.B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
DOERR, J. Avalie o que Importa: Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. Tradução de Bruno Menezes. 1. ed. São Paulo: Alta Books, 2019. 257 p.
MONTGOMERY, C. A. O Estrategista. Editora: Sextante, 2012.
MAUBORGNE, R.; KIM, W. C. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Editora Campus, 258p., 2005.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Bussines Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta books, 2010.
PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p.
PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S. A Nova Era da Inovação: A Inovação Focada no Relacionamento com o Cliente. Editora Campus, 256 pg., 2008.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; IKEDA. A. A.; CAMPOMAR, M. C. Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2009.
CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.

CARVALHO, M. M.; RABECHINI Jr, R. Construindo Competências para Gerenciar Projetos: Teoria & Casos. São Paulo: Editora Atlas, 2ª edição, 2007.
SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Leya. 2016

Carga Horária:

110 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Clovis Armando Alvarenga Netto
Daniel de Oliveira Mota
Fernando Tobal Berssaneti
João Amato Neto
Leo Brunstein
Luciano Mazza
Luis Fernando Pinto de Abreu
Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Paulino Graciano Francischini
Roberto Santos Rocha Lima


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP