104959 - Módulo Operações |
Período da turma: | 17/10/2022 a 15/04/2024
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Descrição: | - Operations Management
Apresentar uma visão geral das disciplinas de Engenharia e Gestão de Operações em organizações industriais e de serviços. 1. A função Operações, Produção de Bens e Serviços. 2. Visão sistêmica da função Operações. 3. Problemas típicos dos sistemas de operações 4. Indicadores de Gestão de Operações - Estatística Apresentar métodos estatísticos para tratamento de dados, incluindo as etapas computacionais de aquisição, análise e visualização. 1. Estatística descritiva. 2. Probabilidade. 3. Inferência estatística. - FMEA Fornecer uma abordagem sistemática, identificando onde as ações devem ser direcionadas para reduzir o risco de erros e garantir que as causas de falha de um produto ou processo sejam corrigidas antecipadamente. 1. Análise do Modo e dos Efeitos de Falha/Análise da Árvore de Falhas (FMEA/FTA). 2. Produto / serviço x processo de produção. 3. FMEA de Projeto. 4. FMEA de processo. - QFD Fornecer conceitos da ferramenta QFD para coletar as necessidades do cliente, priorizar as necessidades e elaborar requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas. 1.Desdobramento da Função Qualidade (QFD) 2. Necessidades/Expectativas do cliente X qualidade. 3.Casa da Qualidade e as 4 matrizes. 4. Desdobramento para Matriz de processo. - Data Science Fornecer ferramentas estatísticas avançadas para análise de dados de processos 1. Teste de hipóteses. 2. Análise de Variância. 3. Ferramentas computacionais 4. Frameworks de visualização de dados. - Decision Science Discutir métodos quantitativos para tomada de decisão1. Métodos de otimização. 2. Modelagem. 3. Ferramentas para solução de problemas. 4. System Dynamics para análise de mercado. 5. Game Theory. - Gestão da Qualidade Capacitar os profissionais para o planejamento e a gestão estratégicas da qualidade em organizações industriais e de serviços. 1. A Qualidade de produtos e serviços no novo ambiente competitivo. 2. Ferramentas da Qualidade Operacionais. 3. Ferramentas da Qualidade Gerenciais. 4. A gestão da qualidade em redes de fornecimento. 5. Qualidade Total. - Sistemas de Garantia da Qualidade Apresentar conceitos e Normas da Qualidade que permita prover confiança, aos gestores da empresa, de que os requisitos da qualidade serão atendidos. 1. Conceito da Qualidade e de Garantia da Qualidade. 2. Sistemas de Garantia da Qualidade. 3. Normas série ISO-9000. 4. Outras Normas da Qualidade. Processo de Certificação. - Qualidade em Serviços Fornecer conceitos da qualidade em processos de prestação de serviços nas empresas. Desenvolver projetos (design) de novos serviços, centrado no usuário. Melhorar serviços existentes aplicando técnicas do Design e Ferramentas da Qualidade.1. A importância e o contexto de Negócios em Operações de Serviços. 2. A competição através dos Serviços: elementos em operações de Serviços. 3. Design de serviços como aplicação do Design Thinking a Serviços. 4. O modelo Disney de encantar o cliente; 5. Fluxo de Processo de Serviço. - Lean Production Apresentar os conceitos e ferramentas atuais para produção enxuta. 1. Sistema Toyota de Produção. Eliminação dos Desperdícios (Muda) na Produção. 2. Ferramentas Lean: Mapeamento do Fluxo de Valor, Kanban, 5S, Kaizen, Poka Yoke, Gestão a Vista. 3. Aplicações em Serviços. - Lean Seis Sigma Conhecer e aplicar o método Seis Sigma para melhoria da qualidade e produtividade em processos produtivos. 1. Conceito de Lean Seis Sigma. 2. Definição do Projeto. 3. Levantamento de dados do processo. 4. Medição da capacidade atual do processo. 5. Definição das causas potenciais do problema a ser resolvido. 6. Definição do plano de ação. 7. Padronização de processos. - Logística Fornecer uma visão geral da Logística moderna; Capacitar o aluno a trabalhar com conceitos de Enfoque Sistêmico em Logística. Conteúdo: Definições de Logística Empresarial; Importância da Logística Empresarial; Globalização da Logística; Enfoque sistêmico e custo total; Indicadores Logísticos; Nível de serviço logístico; Funções logísticas; Localização de instalações: conceitos; Logística Reversa. - Supply Chain Management Capacitar os profissionais a compreender aplicar os métodos de gestão de suprimentos em organizações industriais e de serviços. 1. O SCM como ferramenta competitiva, o uso de um enfoque sistêmico e da perspectiva do custo total. 2. A Distribuição física, e os problemas de localização e de armazenagem. 3. A Gestão de transportes modais no Brasil, os custos rodoviários e fretes. 4. Gestão de Compras.E-commerce. 5. O efeito chicote na cadeia de suprimentos. BIBLIOGRAFIA SLACK, N. Administração da Produção. São Paulo. Ed. Atlas. 2000. Vieira, S. Estatística para a Qualidade. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1999. Costa Neto, P. L. Oliveira e Cymbalista M. Probabilidades. Editora Edgard Blucher 1974 Hair Jr, et al ,Multivariate Data Análisys With Readings. Editora Prentice Hall 1995 Martins, G.A e Donaine, D. Princípios de Estatística. Editora Atlas 1995 Silva E. M. et alii Estatística para Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Editora Atlas 1996. Slack, N. et all Administração da Produção, Editora Atlas, 2003; Kerzner, H., Project Management”, Editora Van Nostrand, 1984. Akao, T. – Quality Function Deployment. Productivity Press, Editora Bookman, 1990; Cheng , L.C.; Melo Filho, L. D.R. QFD: Desdobramento da Função Qualidade na Gestão de Desenvolvimento de Produtos Capa. E. Blucher. 2010. PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data science para negócios. Alta Books. 2016.KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007. STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2012. O'Neil, Cathy, and Rachel Schutt. Doing data science: Straight talk from the frontline. 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Borras / Ricardo Coser Mergulhão / Glauco H S Mendes, 2012; Qualidade Conceitos e aplicações: Fernando Berssaneti / Gregório Bouer, 2013. BOWEN, J.; FORD, R. Managing Service Organizations: does having a “thing” make a difference? Journal of management, 2002. PINE, B.; GILMORE, J. The experience economy. Harvard Business School, 1999. VERGANTI, R. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston, Harvard Business School Publishing, 2009. LAWSON, B. How designer think: the design process demystified. Burlington, Elsevier, 2006. BITNER, M. et. al. Service blueprinting: a practical technique for Service Innovation. Center for services leadership, Arizona, 2007. DORNELAS, J. et. al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de idéias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro, LTC, 2015. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios. 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Carga Horária: |
110 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Adherbal Caminada Netto Alexandre Lopez Hernandez Carmen Diva Saldiva de Andre Clovis Armando Alvarenga Netto Daniel de Oliveira Mota Denise Aparecida Botter Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki João Ferreira Netto Maurício Ricardo Bruno Sócio Nilton Nunes Toledo Paulino Graciano Francischini Ruy Sergio Cacese Shiozawa |
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