104960 - Módulo Tecnologia |
Período da turma: | 17/10/2022 a 15/04/2024
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Descrição: | - Customer Service
Fornecer conceitos básicos de diagnóstico, melhoria e recuperação da satisfação do cliente em uma empresa. 1. Desenvolvimento de relacionamento com clientes. 2. Segmentação de clientes; parcerias e alianças; expectativas e satisfação dos clientes. 4. Sistemas de recuperação de clientes. 5. processo de negociação 6. filtros da realidade e empatia; - Design Thinking Fornecer o conceito e principais ferramentas de Design Thinking. 1. Conceito 2. Abordagens do Design Thinking 3. Ferramentas utilizadas no processo de Design Thinking 4. Prototipação - Gestão por processos Fornecer conceitos e ferramentas de Gestão por Processos e Melhoria de Processos 1. Conceitos básicos de Gestão por Processos. 2. Estrutura das organizações: gerenciamento tradicional versus gerenciamento por processos. 3. Cadeia de valor, macroprocessos, processos e atividades. 4. Padrões de Notação e Modelagem. - Gestão de Pessoas Discutir os objetivos e a contribuição da Gestão de Pessoas para o alcance da eficácia e da competitividade das organizações 1. A Gestão de Pessoas como responsabilidade dos gestores de linha. 2. Elementos do ambiente organizacional que orientam o comportamento das pessoas: cultura, motivação e mudanças;3. O papel do gestor no desenvolvimento dos principais processos relacionados à gestão de pessoas: Recrutamento e Seleção; Remuneração; Avaliação de desempenho; 4. Treinamento e Desenvolvimento. - Negociação Apresentar as principais técnicas de um processo de negociação entre partes 1. o processo de negociação; filtros da realidade e empatia; 2. técnicas de convencimento e persuasão; 3. Comunicação verbal; oratória; rapport; táticas negociais; interesses e posições; 34.opções de ganhos mútuos e gerenciamento de percepções. - Gestão de Mudanças Estudar as formas de motivar as pessoas e as maneiras de se obter resultados em processos de mudanças nas empresas. 1. Conceito de Mudança para obter melhorias em qualidade e produtividade. 2. As Organizações e o Trabalho. 3. Personalidade e Comportamento. - Liderança: Trabalho em Equipe Fornecer os conceitos de gestão de recursos humanos para trabalho em equipe e formas de liderar essas equipes. 1. Conceito de Liderança. 2. Formas de trabalho em equipe. 3. Princípios de Motivação. 3. Teorias Motivacionais. 4. Comportamento Organizacional. - Coaching Fornecer conceitos, métodos e técnicas para orientar clientes no desenvolvimento pessoal ou profissional. 1. O ambiente de mudanças; O processo de Coaching. 2. Perfis de competência; O líder Coach. 3. Aspectos motivacionais no trabalho. 4. Personalidade e Valores. 5. Comunicação no trabalho. 6. Feedback e desempenho - Digitalização de processos produtivos Apresentar as principais tecnologias da informação que permitem controlar processos produtivos. 1. Conceitos sobre e-commerce e e-business: B2B e B2C e estratégia em e-business. 2. Conceitos de Enterprise Resource Planning (ERP). Códigos de barras, QRConde, RFID, 4. infraestrutura de suporte. 5. Integração entre ERPs de clientes e fornecedores - Gestão da Sustentabilidade Fornecer os conceitos básicos de sustentabilidade de sistemas produtivo. 1. Manutenção de produtos e materiais em ciclos de uso e regeneração de sistemas naturais. 2. Conceito de sustentabilidade no negócio. 3. Oportunidades geradas pela implantação de processos sustentáveis no longo prazo. - Business Process Management Fornecer conceitos e ferramentas de mapeamento e gerenciamento de processos 1. Padrões de Notação e Modelagem. 2. Redesenho e melhoria de Processos. 3 Monitoramento e Controle de Processos - Environment, Social and Governance (ESG) Fornecer os conceitos fundamentais das boas práticas nas organizações, para comprovar solidez, assegurar o crescimento sustentável, e evidenciar a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social. 1. Métricas ambientais e do comprometimento organizacional com a minimização dos impactos ao meio ambiente e compensações 2. Compromisso com pessoas e públicos de interesse, funcionários e da comunidade do entorno. 3. Gestão de riscos e compliance contra fraude, corrupção, desinvestimentos e denegrir a reputação organizacional. - Automação Industrial Apresentar ao aluno as relações entre a função de sensoriamento, controle e atuação em processos produtivos industriais. 1. Conceitos. 2. Sensores para medidas contínuas e discretas. 3. Conexão digital na automação. 4. Sensores e atuadores para a Fábrica 4.0, Smart City e Internet das Coisas (IoT). - Plataformas Digitais Apresentar as estruturas tecnológicas que suportam os novos processos produtivos 1. Definições e conceitos. 2. Tecnologias habilitadoras (Big Data, Machine Learning, Block Chain) . 3. Smart systems (city, phone, house, factory, etc.) - Big Data Discutir como Big Data afetam a operação da empresa e sua relação com clientes, fornecedores e concorrentes. Apresentar modelos e ferramentas de tratamento e análise de dados para este contexto. 1. Conceito de Big Data. 2. Coleta, tratamento e análise de dados na Web. 3. Data mining. 4. Machine learning. - Gestão da Inovação Apresentar a evolução do conceito de inovação e os impactos da inovação para a empresa e a indústria. 1. Fundamentos e processos de inovação. 2. Inovação e Competitividade. 3. Fontes de inovação na empresa. 4. Gestão do processo de inovação. 4. Inovação aberta. - Analytics Discutir como as mídias digitais afetam o gerenciamento de uma empresa por meio de indicadores de desempenho obtidos por meio de análise de dados e informações da operação da empresa. Apresentar modelos e ferramentas de tratamento e análise de dados para este contexto. 1. Digital Analytics. 2. Business Intelligence. 3. Frameworks de captura de dados. 4. Frameworks de visualização de dados. - Business Intelligence Capacitar em sistemas de suporte à decisão e sistemas de medição de desempenho dos processos de negócio de empresas industriais e de serviço. 1. Decision Making and Decision Support Systems. Business Intelligence Concepts and Platform Capabilities. 2. Data Visualization and Dashboard Design. Business Performance Management Systems. - Inteligência Artificial Apresentar os conceitos básicos da área de Inteligência Artificial, que permitem a resolução automática de problemas, através do estudo de técnicas de planejamento, representação de conhecimento, percepção, raciocínio aproximado e aprendizagem. 1. Fundamentos. 2. Busca heurística. 3. Tomada de decisão sob incerteza. 4. Aprendizado supervisionado e não supervisionado. - Indústria 4.0 Apresentar a estrutura tecnológica conhecida como Industria 4.0 e suas tecnologias habilitadoras. 1. Definições e conceitos. Tecnologias habilitadoras. Big Data. Machine Learning. Block Chain. Smart systems (city, phone, house, factory, etc.) - e-Commerce Apresentar os conceitos fundamentais de comércio por meios digitais. 1. Conceito de Loja Virtual. 2. Principais funcionalidades de navegabilidade. 3. Segurança em sites. 4. Domínios BIBLIOGRAFIA CORREA, H.; CAON, M. Gestão de Serviços, Atlas Ed., 2002; FITZSIMMONS, A. J.; FITZSIMMONS, J. 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Carga Horária: |
105 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Claudio Luis Cruz de Oliveira Clovis Armando Alvarenga Netto Daniel de Oliveira Mota Eduardo Ruiz Melchert Fernando Tobal Berssaneti Gerson Kiste Leonardo Junqueira Luciano Mazza Marcelo Schneck de Paula Pessoa Paulino Graciano Francischini Paulo Roberto dos Santos Ricardo Rodrigues Buonanni |
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