Atividade

104995 - Paidéia - Inovação Tecnológica e Novos Modelos de Negócio

Período da turma: 17/05/2022 a 05/07/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:

• Discutir o processo de criação da inovação e sua inclusão no mercado tendo como base tendências tecnológicas e mercadológicas;
• Discutir os novos paradoxos de Inovação Aberta;
• Apresentar estudos de casos de inovações tecnológicas sustentáveis e não-sustentáveis;
• Apresentar as ferramentas de utilizadas para a criação da Inovação.
• Discutir a inovação do posto de vista de novos negócios e do empreendedor

Conteúdo Programático:

1. Conceitos básicos sobre Inovação
1.1. A Inovação como vantagem competitiva
1.2. Entraves da Inovação em empresas
1.3. Fatores propícios e inibidores de inovação
1.4. Sustentabilidade como fator de inovação
1.5. Inovação Aberta x Inovação Fechada
2. Ferramentas da Inovação
2.1. Técnicas de ideação e criação
2.2. Design thinking (IDEO)
2.3. User Centric Design x Design Driven Innovation
2.4. Prototipação rápida e tangibilização de idéias
3. Inovação aberta e seus desafios
3.1. Adoção da Inovação aberta em empresas
3.2. Propriedade Intelectual
3.3. Cases de inovação aberta
3.4. Inovação aberta por meio de APIs
3.5. Inovação por meio de Ventures
4. Tendências Mundiais e Visões para o Futuro
4.1. Startups, Fintechs, Biotechs e afins
4.2. Desintermediação de grandes players
4.3. Empresas exponenciais e a economia de margem zero
4.4. Novas tendências tecnológicas e visões (economia das APIs, economias dos algoritmos, economia on demand)
5. Inovação e Empreendedorismo
5.1. Desenhando empresas: Business Canvas Generation
5.2. Método do Oceano Azul para diferenciação
5.3. Cases de empresas inovadoras
5.4. Geração de pitch do empreendedor

Bibliografia:

CABRAL, E.; OGLIARI, A; ABREU, A F. Gestão Integrada da Inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. Editora Atlas, Brasil, 2008.
CHESBROUGH, H. W. Inovação Aberta: Como Criar e Lucrar com a Tecnologia. Editora Bookman, 2012.
DYER, J.; GREGERSEN, H.; CHRISTENSEN, C.M. DNA do Inovador: Domine as Cinco Habilidades dos Inovadores de Ruptura. Harvard Business Review, Cambridge – MA, EUA, 2011.
FESER, C. Inovadoras em Série: As Empresas Que Mudam o Mundo. John Wiley, EUA, 2011.
GOVINDARAJAN, V.; TRIMBLE, C. Inovação Reversa: Descubra as oportunidades ocultas nos mercados emergentes. Elsevier, Rio de Janeiro – RJ, 2012.
KELLY, T. LITTMAN, J. A Arte da Inovação: Lições de Criatividade da IDEO, a Maior Empresa Norte-Americana de Design. Tom Kelley, Jonathan Littman - Profile Books 2002.
Kim, W. C.; MAUBORGNE, R. A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Elsevier, Rio de Janeiro – RJ, 2005.
LINDEGAARD, S. Revolução da Inovação Aberta: A Chave da Nova Competitividade nos Negócios. John Wiley, EUA, 2006.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. John Wiley, EUA, 2010.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP