105265 - Introdução à programação para o curso "Meninas Programadoras" |
Período da turma: | 05/02/2022 a 05/03/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Importante:
A identificação de qualquer tipo de plágio resulta em desligamento do curso Monitoria ao vivo disponível 32 horas por semana Detalhamento: Sessão preparatória: apresentação e familiarização com as plataformas utilizadas Aula 1: 1ª Parte: Introdução à dinâmica do curso, apresentação dos monitores e alunos, dinâmica da prática de trabalho remoto. 2ª Parte: Introdução ao conceito de programação com plataforma de programação em blocos: teoria e prática. Conteúdo: interação com o usuário (entrada e saída); sequência e condicionais simples; prática com conteúdo de álgebra e lógica. 3ª Parte: Introdução ao conceito de programação Python: conceitos correspondentes aos trabalhados durante as práticas de programação em blocos: teoria e prática. Aula 2. Python: repetição, condicionais, práticas com exercícios da conteúdo de álgebra e lógica baseadas em exercícios da OBI júnior. Aulas 3. Python: listas, funções e práticas baseadas em problemas da OBI júnior. Aula 4: Sessões de exercícios, seguida de atividade avaliativa. Bibliografia: Matthes, E. (2019). Python crash course: A hands-on, project-based introduction to programming. No Starch Press. https://github.com/ehmatthes/pcc_2e/ Topalli, D., & Cagiltay, N. E. (2018). Improving programming skills in engineering education through problem-based game projects with Scratch. Computers & Education, 120, 64-74. Site da Olimpíada Brasileira de Informática https://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/ Dasgupta et al.: Algorithms. McGraw-Hill 2008, ISBN 978-0-07-352340-8 Psycharis, S., & Kallia, M. (2017). The effects of computer programming on high school students’ reasoning skills and mathematical self-efficacy and problem solving. Instructional science, 45(5), 583-602. Wang, X. M., Hwang, G. J., Liang, Z. Y., & Wang, H. Y. (2017). Enhancing students’ computer programming performances, critical thinking awareness and attitudes towards programming: An online peer-assessment attempt. Journal of Educational Technology & Society, 20(4), 58-68. Husic, F. T., Linn, M. C., & Sloane, K. D. (1989). Adapting instruction to the cognitive demands of learning to program. Journal of Educational Psychology, 81(4), 570–583. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Maria da Graça Campos Pimentel |
![]() |
Créditos © 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |