Atividade

105268 - Introdução à programação para o curso "Meninas Programadoras"

Período da turma: 07/05/2022 a 04/06/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Importante:
A identificação de qualquer tipo de plágio resulta em desligamento do curso
Monitoria ao vivo disponível 32 horas por semana
Detalhamento:
Sessão preparatória: apresentação e familiarização com as plataformas utilizadas
Aula 1:
1ª Parte: Introdução à dinâmica do curso, apresentação dos monitores e alunos, dinâmica da prática de trabalho remoto.
2ª Parte: Introdução ao conceito de programação com plataforma de programação em blocos: teoria e prática. Conteúdo: interação com o usuário (entrada e saída); sequência e condicionais simples; prática com conteúdo de álgebra e lógica.
3ª Parte: Introdução ao conceito de programação Python: conceitos correspondentes aos trabalhados durante as práticas de programação em blocos: teoria e prática.
Aula 2. Python: repetição, condicionais, práticas com exercícios da conteúdo de álgebra e lógica baseadas em exercícios da OBI júnior.
Aulas 3. Python: listas, funções e práticas baseadas em problemas da OBI júnior.
Aula 4: Sessões de exercícios, seguida de atividade avaliativa.
Bibliografia:
Matthes, E. (2019). Python crash course: A hands-on, project-based introduction to programming. No Starch Press. https://github.com/ehmatthes/pcc_2e/
Topalli, D., & Cagiltay, N. E. (2018). Improving programming skills in engineering education through problem-based game projects with Scratch. Computers & Education, 120, 64-74.
Site da Olimpíada Brasileira de Informática https://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/
Dasgupta et al.: Algorithms. McGraw-Hill 2008, ISBN 978-0-07-352340-8
Psycharis, S., & Kallia, M. (2017). The effects of computer programming on high school students’ reasoning skills and mathematical self-efficacy and problem solving. Instructional science, 45(5), 583-602.
Wang, X. M., Hwang, G. J., Liang, Z. Y., & Wang, H. Y. (2017). Enhancing students’ computer programming performances, critical thinking awareness and attitudes towards programming: An online peer-assessment attempt. Journal of Educational Technology & Society, 20(4), 58-68.
Husic, F. T., Linn, M. C., & Sloane, K. D. (1989). Adapting instruction to the cognitive demands of learning to program. Journal of Educational Psychology, 81(4), 570–583.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Maria da Graça Campos Pimentel


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP