105360 - 1.Noções Básicas da Pesquisa Clínica |
Período da turma: | 24/03/2022 a 12/05/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula Tutorial:
• Discurso de abertura • Plano de estudos e discussão do formato do programa • Apresentação da equipe • Introdução aos sites • Usando o Método de Aprendizagem Colaborativa: Uma visão geral • Tutorial do site • Discussão Aula 1 - Introdução aos ensaios clínicos: • Visão geral da pesquisa clínica Introdução aos ensaios clínicos: • Por que realizar um ensaio clínico? • O que é um ensaio clinico? • Estudos de fase I; Estudos de fase II; Estudos de Fase III / IV • Introdução à ética dos ensaios clínicos Aula 2 - Seleção das perguntas: • Questão primária • Questão secundária • Efeitos adversos • Perguntas auxiliares • História Natural • Erros frequentes Aula 3 - População do estudo: • Definição da população de estudo • Problemas de generalização • Compensação: Validade interna vs. generalização externa • Exemplos de estudos de referência Aula 4 - Desenho Básico do Estudo: • Estudos observacionais • Estudos de controle randomizados • Estudos controlados simultâneos não randomizados • Controles / bancos de dados históricos • Projetos com desenho de estudo cruzados • Desenho fatorial • Estudos de equivalência • Grandes ensaios clínicos Aula 4 - Cegamento do estudo: • Testes não cegos • Ensaios cegos simples • Ensaios duplo-cegos • Testes triplos cegos • Problemas especiais em estudos duplo-cegos - correspondência de drogas, codificação de drogas e avaliação de mascaramento Aula 5 - O Processo de Randomização: • Alocação aleatória fixa • Randomização simples • Randomização em bloco • Randomização estratificada • Procedimentos de randomização adaptativa (procedimentos de randomização adaptativa de dados basais ) • Mecanismos de randomização REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Princípios Éticos e Bioéticos Bozeman B, Slade C, Hirsch P. Understanding bureaucracy in health science ethics: toward a better institutional review board. Am J Public Health. 2009; 99(9):1549-56. Gallin JI. A historical perspective on clinical research. In Principles and Practice of Clinical Research, Gallin JI & Ognibene FP (eds), second edition, Academic Press. Grady C. Ethical principles in clinical research. In Principles and Practice of Clinical Research, Gallin JI & Ognibene FP (eds), second edition, Academic Press. FAPESP 2012. Code of good scientific practice. Liu MB, Davis K. Informed consent and the regulations. In A Clinical Trials Manual from the Duke Clinical Research Institute: lessons from a horse named Jim, Liu & Davis (eds), second edition, Blackwell Publishing, 2010. Resnik DB, Rasmussen LM, Kissling GE. An international study of research misconduct policies. Account Res 2015, 22(5):249-266. Strange K. Authorship: why not just toss a coin? Am J Physiol Cell Physiol 2008, 95:C567. Pergunta de Pesquisa Farrugia P, Petrisor BA, Farrokhyar F, Bhandari M. Research questions, hypotheses and objectives. Can J Sur 2010, 53(4):278-281. Mayo NE, Asano M, Barbic SP. When is a research question not a research question? J Rehabil Med 2013, 45:513-518. Riva JJ, Malik KMP, Burnie SJ, Endicott AR, Busse JW. What is your research question? An introduction to the PICOT format for clinicians. J Can Chiropr Assoc 2012, 56(3):167-171. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Cristina Pires Camargo Wu Tu Hsing |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |