Atividade

105777 - Conectando Paisagens e Pessoas

Período da turma: 29/03/2022 a 13/06/2022

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Descrição: Temáticas Estruturantes do Curso

• Agroecologização do Território
• Corredores Ecológicos e Agroecológicos
• Adequação ambiental de propriedades rurais
• Conservação da agrobiodiversidade
• Mudanças Climáticas
• Participação e Políticas públicas
• Cultura caipira e popular
• Afrodescendentes
• Mulher, Gênero, LGBTQI+

Eixos Metodológicos do Curso
• Participação e Diálogo
• Leitura de contexto - Temáticas problematizadoras
• Círculos de Cultura
• Intervenção no Território - Contribuição para Políticas Públicas
• Educomunicação
• Avaliação permanente e continuada
Apresentação

Um curso que almeja mobilizar uma rede de pessoas atuantes na agroecologização do território; na cultura; na conexão de paisagens e na conexão de pessoas e comunidades!
Com educadores que conciliam os saberes populares e da universidade, este curso vai propiciar um amplo contato com conteúdos e experiências práticas sobre a conexão de paisagens e pessoas numa perspectiva integradora e transformadora do território.
Estamos em um contexto socioambiental de severa degradação da biodiversidade somada à múltiplas crises sociais, econômicas e culturais. Para uma necessária transformação socioambiental do território, levando em consideração a conexão de paisagens e a agroecologização, torna-se fundamental um trabalho educador de mudança cultural, a qual possa trazer à tona a urgência de priorizar de ações integradas da sociedades de conservação ambiental e justiça social.
Este curso insere-se neste esforço de contribuir para a difusão de aspectos teóricos e práticos inerentes às problemáticas socioambientais e culturais deste território em questão, bem como a sensibilização e mobilização de pessoas e instituições para criação de políticas públicas que possam vir a fortalecer processos de transformação socioambiental voltados à sustentabilidade.

Objetivo Geral
• Formar formadores, ou seja, desenvolver um processo de formação de lideranças que atuam de forma crítica e autônoma na transformação e valorização cultural e socioambiental e agroecologica do território em questão

Objetivos Específicos
• Promover processos educadores de diagnóstico sobre as questões relevantes do território e das comunidades envolvidas para a elaboração e realização participativa de intervenções de transformação socioambiental - DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO
• Promover espaços participativos, inclusivos e acolhedores propícios para emersão do protagonismo de mulheres, afrodescendentes, agricultores e agricultoras, crianças, jovens e deficientes - ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO
• Co-criar comunidades de aprendizagem que se formam mutuamente e contribuir para o fortalecimento de Redes para atuarem de forma crítica e autônoma na transformação e valorização cultural e socioambiental do território - FORMAR COMUNIDADES e FORTALECER REDES;
• Oferecer subsídios teóricos e práticos para a construção coletiva de conhecimentos dialogando com os contextos e saberes locais - TROCA DE SABERES
• Contribuir com o fortalecimento de políticas públicas locais nas temáticas estruturantes do projeto por meio de ações práticas e espaços de debates - INFLUENCIAR POLÍTICAS PÚBLICAS
• Enriquecer o diálogo e a visibilidade da relação entre a cultura caipira local e a sustentabilidade - ATUALIZAR O DIÁLOGO SOBRE A CULTURA CAIPIRA


Bibliografia
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WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA, 1995.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Germano de Freitas Chagas
Karine Silva Faleiros


 
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