Atividade

106342 - Educação para Ação Climática: abordagens conceituais e metodológicas para professores de educação básica em escolas públicas

Período da turma: 09/08/2022 a 02/09/2022

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Descrição: PROGRAMA detalhado do CURSO: Educação para Ação Climática: abordagens conceituais e metodológicas para professores de educação básica em escolas públicas

Carga-horária aulas: 16 horas
Carga-horária atividades: 4 horas
Carga-horária Total: 20 horas

Equipe organizadora:
Coordenação Geral: Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias
Colaboradores:
Prof. Dr. Pedro Henrique Campello Torres
Amanda Cseh
Ana Beatriz Nestlehner Cardoso de Almeida
monitora: Isabela Cavaco

Objetivo: Promover difusão de conhecimento relacionado às mudanças climáticas e metodologias educacionais para resolução de problemas e inovação para professores do sistema educacional público do Município de Eldorado Paulista


Conteúdo programático

Introdução. Boas Vindas.
Explicação do curso.
Terminologias.

Módulo I - Introdução e Percepção as mudanças climáticas:

Questionário relacionado a expectativa, nível de conhecimento, atividades já desenvolvidas.
Sobre impactos relacionados às mudanças climáticas (vídeo+leitura).
Mitigação (VÍDEO+TEXTO)
Adaptação (VIDEO+TEXTO)
Exercício QUIZ de conhecimento sobre as mudanças climáticas.
Percepção relacionada às mudanças climáticas e aspectos sobre justiça climática (vídeo+leitura).
Exercício em plataformas interativas sobre as mudanças climáticas, cenários, risco e etc.
Cálculo de emissão de GEE (2) Cenários das mudanças Climáticas (3) mapa de vulnerabilidade.

Proposta de exercício: Escolher seu local e comparar com outra cidade em outra região do Brasil .

Quais são as atividades que mais contribuem para as mudanças climáticas nos municípios?
Quais são os aspectos de vulnerabilidade às mudanças climáticas nos dois territórios?
Como as mudanças climáticas podem atingir as pessoas de maneira diferenciada?
Como é possível melhorar essas condições de vulnerabilidade?

Módulo 2 - Políticas Públicas Relacionadas às Mudanças Climáticas:

Histórico relacionado às políticas públicas nacionais e internacionais.

Protocolo de Quioto
Mecanismo de dDesenvolvimento lLimpo.
Acordo de Paris
COP 26

O que é o acordo de Paris, e suas novas atualizações.
Como você considera o posicionamento nacional frente às mudanças climáticas? O que faria diferentepoderia melhorá-lo?

Agenda de sustentabilidade no Brasil
(Video+texto)

Sites interativos (1) cidades ODS (2) IBGE

Escolha uma ODS (site IBGE) e verifique a performance do Brasil em relação a essa meta, como ela tem sido mensurado. Vislumbre: Como a sua cidade pode colaborar para atingir as metas de desenvolvimento sustentável? Quais são as áreas que poderiam colaborar para a melhoria da performance no seu município.

Vislumbre como políticas e ações públicas poderiam contribuir para a melhoria do seu município.

Questionário relacionado ao andamento do curso, avaliação das atividades desenvolvidas.


Módulo 3 - Educação e construção de atividades

Instrumentos da para educação para inovação e resolução de problemas. (TEXTO x Video) Paulo freire/ Young Innovators/ metodologias pedagógicas (ex: mapas mentais, mapas falados, world café, árvores de problemas e soluções, etc)
Referências de materiais didáticos para escolas. (incline, unesco, etc)
Referências de iniciativas voltadas para escolas. (escolas pelo Clima, Youth Climate Leaders)
Vídeos, entrevistas com líderes jovens (engajamundo, youth Climate Leaders, Keralux?) e ou professores representantes de pedagogias participativas e de empoderamento pessoal, exemplo (Professor Euler Sandeville, Professora Catarina Cordeiro, Coletivo Co Cirança, Arquiteta Beatriz Goulart (grupo de pesquisa em infância, juventude e cidade do IAB)
Exercício: “Desenvolva um plano e Aula sobre mudanças climáticas / justiça climática para sua disciplina” explore diferentes competências exemplo: inovação, resolução de problemas, empatia, observação, discussão, protagonismo, mudança de comportamento, etc

Módulo 4 - Construindo cenários, visualizando Futuros:

Atividade interativa on line. Grupo é subdividido em diversos subgrupos onde professores apresentam o plano de aula para os outros colegas para discussão e trocas. Depois em um grupo maior um apresenta o que foi discutido.
Após troca com professores o programa de aula deverá ser revisto.
Desenhando cenários (VÍDEO+TEXTO)
Exercício: Qual o Vale do Ribeira mundo que queremos, explorando os sentidos: O que se vê, cheira, ouve, sente, e como as pessoas se relacionam.
Exercício: Qual a escola que queremos, explorando os sentidos: O que se vê, cheira, ouve, sente, e como as pessoas se relacionam.
Questionário relacionado ao curso, avaliação das atividades desenvolvidas.

Atividade de encerramento do curso.

Referencias bibliográficas:

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https://www.who.int/publications/i/item/WHO-CED-PHE-DO-19.01

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Amanda Cseh
Ana Beatriz Nestlehner Cardoso de Almeida
Pedro Henrique Campello Torres
Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias


 
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