Atividade

106486 - Revisão Sistemática e Meta-Análise: uma abordagem prática.

Período da turma: 01/08/2022 a 01/11/2022

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Descrição: O curso é constituído de 8 módulos teóricos (2h/cada), 4 módulos práticos (2h/cada) e 6 horas de supervisão.

Módulo Teórico 1: Conceitos Gerais
- Importância e Limitações das Meta-Análises na formação da evidência científica
- Tipos de Revisão: Sistemática, Não-Sistemática, “Scoping Review”, “Rapid Review”, “Umbrella Review” e “Narrative Review”
- Tipos de Meta-Análise: Dados Agregados vs. Individuais, de Rede vs. 2 grupos

Módulo Teórico 2: Revisões Sistemáticas I
- Critérios PICO
- Critérios de Exclusão e Inclusão
- Fluxograma
- Bases de busca: PubMed/Medline, Embase, Web of Science. Literatura Cinzenta. Dados não publicados.
- Estratégias de busca. Termos MESH. Operadores Boleanos
- Manejo das Referências: Endnote e Rayyan.

Módulo Prático 1: Revisões Sistemáticas II
- Demonstração prática de uma revisão sistemática de ensaios clínicos, utilizando as ferramentas ensinadas no módulo teórico 2.

Módulo Teórico 3: Revisões Sistemáticas III – Umbrella e Scoping Reviews
- O que é e qual é a importância das revisões “umbrella” e “scoping”.
- Princípios da condução destas formas de revisão.

Módulo Teórico 4: Análise Qualitativa I (Risco de Viés)
- Breve revisão dos principais vieses de ensaios clínicos randomizados e dos critérios CONSORT.
- Utilização do Risk of Bias Tool da Cochrane.

Módulo Prático 2: Análise Qualitativa II
- Demonstração prática da avaliação qualitativa dos estudos, utilizando as ferramentas ensinadas no módulo anterior.

Módulo Teórico 5: Análise Quantitativa I (Meta-Análise)
- Breve revisão de conceitos estatísticos necessários para interpretação dos achados (tamanho de efeito, razão de chances, número necessário para tratar, intervalo de confiança)
- Interpretação dos gráficos e análises associados a uma meta-análise: “Forest Plot”, “Gráfico do Funil”, análises de sensibilidade e meta-regressão.

Módulo Prático 3: Análise Quantitativa II (Meta-Análise)
- Abordagem Prática de Extração de Dados, utilizando as ferramentas ensinadas no módulo anterior.

Módulo Prático 4: Análise Quantitativa III (Meta-Análise)
- Abordagem Prática de construção de gráficos, utilizando as ferramentas ensinadas no módulo anterior e os programas Comprehensive Meta-Analysis, Jamovi e Stata.

Módulo teórico 7: Conceitos de Meta-Análise de Rede e de Dados Individuais
- Vantagens e Limitações destas abordagens.
- Princípios estatísticos destas abordagens.
- Conceitos de Transitividade, Heterogeneidade e Consistência.

Módulo Teórico 7: A abordagem GRADE.
- Definição da Abordagem GRADE.
- Geração de tabelas de evidência para consensos e recomendações.
- Conceitos de Imprecisão, Inconsistência, Plausibilidade e evidência indireta.

Módulo Teórico 8: Finalizando sua Revisão Sistemática e Meta-Análise
- Protocolo do Estudo e registro na plataforma PROSPERO.
- Escrevendo sua Meta-Análise de acordo com as recomendações PRISMA.
- Avaliando a qualidade das Meta-Análises utilizando os critérios AMSTAR-2.


Objetivos:

Capacitar o aluno a examinar criticamente revisões sistemáticas e meta-análises, bem como outros artigos de revisão e de análise secundárias de dados. Fornecer os princípios teóricos, práticos e bibliografia para que o aluno inicie o desenvolvimento de suas próprias revisões.



Justificativa:

As técnicas meta-analíticas são cada vez mais utilizadas na pesquisa clínica, pois permitem que os resultados de vários estudos clínicos sejam agrupados quantitativamente. Apesar disso, os princípios fundamentais desta técnica ainda são pouco conhecidos por muitos.



Conteúdo:

Revisões Sistemáticas: Tipos de revisão – qualitativas (compreensivas), quantitativas (sistemática), revisão de revisões (umbrella review) e revisões amplas (scoping reviews). Critérios PICO (Pacientes, Intervenções, Comparações, Outcomes), revisões amplas versus limitadas. Bases de busca: Pubmed/Medline, Embase e outras. Busca de referências na literatura cinzenta. Estratégia de busca. Termos MeSH. Operadores booleanos. Manejo das referências: Endnote, Reference Manager. Documentando o processo de busca. Critérios de exclusão e inclusão Fluxograma. Protocolo do estudo. Registro da RS e MA na plataforma PROSPERO. Verificação da qualidade e metodologia dos estudos Ferramenta Cochrane de risco de viés. CONSORT e PRISMA guidelines. GRADEpro. Critérios de Evidência imprecisa, indireta e inconsistente. Critérios AMSTAR-2. Apresentação de artigos (3 alunos/artigo) Meta-Análises de ensaios clínicos: Conceito de meta-análise de dados agregados. Conceito de tamanho de efeito e NNT. Extração de dados contínuos e categóricos. Formas de extração de dados. Programas para realizar meta-análises: Stata, R, Jamovi, JASP (os últimos 3 são gratuitos, Stata pode ser adquirido uma licença para estudante por valor baixo). Apresentação de artigos (3 alunos/artigo) Meta-análises – 2ª parte Heterogeneidade e maneiras de lidar com ela. Meta-análise de rede. Conceitos de transitividade e consistência. Gráficos da meta-análise: Forest Plot, Gráfico do Funil, Análise de Sensibilidade e de Subgrupo. Apresentação de artigo (3 alunos/artigo)



Bibliografia:

1. Bensenor I. e Lotufo P. Epidemiologia:uma abordagem prática. Editora Sarvier, 2011. (2ª edição). Capítulo “Revisões Sistemáticas e Meta-Análises: juntando maçãs e laranjas” escrito por Brunoni AR.
2. Manual da Colaboração Cochrane, disponível online em www.cochranehandbook.org . Editores: Higgins JPT, Green S.
3. Prisma Statement (www.prisma-statement.org) e Consort Statement (www.consort-statement.org)
4. Grade Handbook. https://gdt.gradepro.org/app/handbook/handbook.html
5. Mutz et al. Comparative efficacy and acceptability of non-surgical brain stimulation for the acute treatment of major depressive episodes in adults: systematic review and network meta-analysis. BMJ 2019.
6. Kirsch et al. Initial severity and antidepressant benefits: a meta-analysis of data submitted to the Food and Drug Administration. Plos Med 2008.
7. Turner et al. Selective publication of antidepressant trials and its influence on apparent efficacy. NEJM 2008.
8. Hróbjartsson & Gotzsche. Is the placebo powerless? An analysis of clinical trials comparing placebo with no treatment. NEJM 2001.
9. Walsh et al. Placebo response in studies of major depression: variable, substantial, and growing. JAMA 2002.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Andre Russowsky Brunoni


 
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