Atividade

106649 - A metodologia ativa: "Pedagogia de projetos" para professores de línguas estrangeiras: reflexões e práticas

Período da turma: 28/04/2022 a 26/05/2022

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Descrição: ALBUQUERQUE-COSTA, H. “Problematizando práticas de ensino e aprendizagem na plataforma Moodle: aproximações com a modalidade híbrida”. In Revista Entre Línguas 2016 v. 2, p. 151-308. Acesso pelo endereço
https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8773
ALBUQUERQUE-COSTA, H.; MAYRINK, M. “Tecnologias e ensino de línguas estrangeiras: uma relação possível”. In: Rosângela Rodrigues Borges. (Org.). # Sou + TEC: ensino de lingua(gem) e literatura. 1ed. Campinas: Editora Pontes, 2015, v. 1, p. 1-234.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos. Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Editora Penso, 2014.
BERGMANN. J.; SAMS, A. Sala de aula Invertida. Uma metodologia Ativa de Aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
CORTELAZZO, A. L. et al. Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora ALTA BOOKS, 2018.
HERNANDO CALVO, A. Viagem à escola do século XXI: assim trabalham os colégios mais inovadores do mundo. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, 2016. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/04-11-16-viagem-a-escola-do-seculo-xxi2.pdf. Acesso em jan. 2020.
MATTAR, J. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato editorial, 2017.
MAYRINK, M. F. Ressignificando as TIC como Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e para o Empoderamento e a Participação (TEP). In: ROCHA, N.; RODRIGUES, A.; CAVALARI, S. (Org.). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. 30ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 93-106.
MAYRINK, M. F; ALBUQUERQUE-COSTA, H. ; OLIVEIRA, R. A. D. Repensando a relação entre metodologia, tecnologia e formação docente no ensino de línguas. Revista Intercâmbio, v. 45, p. 187-212-212, 2020.
MILL, D. (Org.) Dicionário crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.
SBARAI, T. R. Turismo sp: competências e recursos tecnológicos no desenvolvimento de um projeto de língua espanhola no Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. doi:10.11606/D.8.2020.tde-21092020-202844. Acesso em: 2021-10-16.
SILVA, M. A sala de aula interativa. São Paulo: Edições Loyola 2010.
TORI, R. Educação sem distância. As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC, 2010.


As 5ª feiras das 13h30 às 15h30
Dias de aula – 28/4 - 5/5 – 12/5 – 19/5 – 26/5 de 2022

Objetivos Gerais
● Refletir sobre os procedimentos didático-metodológicos para desenvolver a metodologia ativa “Pedagogia de projetos”

Objetivos Específicos
● Refletir sobre o que são Metodologias Ativas
● Refletir sobre o que é a “Pedagogia de Projetos ”aplicada ao ensino de línguas estrangeiras
● Desenvolver as etapas para elaborar projetos para o contexto de ensino e aprendizagem de línguas

A justificativa deste curso se baseia na necessidade de abrir um espaço de reflexão crítica sobre práticas pedagógicas existentes à luz de concepções de ensino e aprendizagem que valorizem a participação ativa dos alunos em sala de aula, em diferentes contextos.

Conteúdo Programático
1. Conhecendo o grupo de professores: relatos de experiência na realização de projetos
2. O que são Metodologias Ativas e o uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
3. A Pedagogia de Projetos: reflexão teórica e metodológica
4. Por onde começar? Procedimentos metodológicos para a elaboração, realização e avaliação de um projeto. Atividade prática
5. Finalização da atividade e avaliação do curso

Metodologia
O curso será ministrado via ensino remoto e a metodologia adotada será exposição dialogada e trabalhos em pequenos grupos. O curso será ministrado em português.

Pré-Requisitos
Ser professor de línguas estrangeiras

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Heloisa Brito de Albuquerque Costa


 
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