107003 - Combatendo desinformação e Fake News na sala de aula |
Período da turma: | 08/07/2022 a 22/07/2022
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Descrição: | PROGRAMA COMPLETO DO CURSO
Combatendo desinformação e Fake News na sala de aula Ementa Diante deste contexto atual de crescimento do negacionismo científico, disseminação de desinformação e discurso de ódio reconhecemos a necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino desenvolvidas no âmbito da escola pública. E deste modo, um curso, criteriosamente elaborado, de atualização pode se tornar uma alternativa para oferecer oportunidades para uma participação ativa dos educadores participantes, envolvendo-se em todos os aspectos do planejamento, aplicação e avaliação das ações educativas para o combate à desinformação. Planejado para a modalidade atualização, o curso oferece um percurso formativo interdisciplinar que contempla diferentes perspectivas dos processos de produção, validação e difusão do conhecimento científico: a dimensão científica da gênese, validação por pares e publicação em periódicos, a dimensão dos meios formais de comunicação, representada pelo jornalismo científico e, finalmente, a dimensão das similitudes conceituais entre a desinformação e problemas conhecidos de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos. Objetivo Oferecer um curso de extensão gratuito aos professores da Educação Básica, que estejam em exercício na sala de aula da rede pública, para difusão de conhecimentos que contribuam para a formação e aprimoramento das práticas docentes. Apoiado em ferramentas digitais de informação e comunicação possibilitando a mediação pedagógica via tecnologia, bem como favorecendo a integração da Cultura Digital na educação almejando subsidiar e apoiar os professores em serviço no combate à desinformação, ao negacionismo científico e discurso de ódio. Objetivos específicos Espera-se que no decorrer da formação os professores participantes possam desenvolver conhecimentos relacionados à: - Cultura Digital; - Planejamento e Metodologias de ensino; - Autoria de aulas envolvendo a temática do combate à desinformação; - Produção e validação do conhecimento científico; Metodologia As aulas apoiadas em recursos digitais serão realizadas, remotamente, baseada em exposição dialogada de conteúdos e interações com os participantes sobre os temas indicados no Conteúdo Programático desta disciplina. Visando fomentar discussões e reflexões almejando a produção individual e coletiva dos participantes. Para além dos encontros virtuais (síncronos), ou seja, das aulas ministradas remotamente, os participantes deverão efetuar leituras previamente indicadas a cada aula, bem como produção de atividades previstas. Os participantes deverão efetuar leituras previamente indicadas a cada aula, bem como produção de atividades prevista. O objetivo é que os participantes possam desenvolver sua autonomia na produção das atividades de ensino conforme suas demandas e contextos locais, bem como valoriza a autoria dos participantes. Mas as atividades serão supervisionadas para o apoio necessário na conclusão das atividades com a participantes de monitores. Conteúdos Módulo I: Produção e circulação de informação e desinformação Módulo II: Letramento midiático e Educação Módulo III: Produção e validação do conhecimento científico Módulo IV: Recursos para ensino e aprendizagem Módulo V: Planejamento e compartilhamento e experiências formativas Público alvo Professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) da rede pública em exercício na sala de aula no Ensino Médio. Carga horária 60 horas Período 8:00h - 12:00h (encontros síncronos) outro horário a definir (conforme definição dos participantes para acompanhamento e apoio) Dia 08 de julho de 2022 ✔ Sessão para cadastro e registro no sistema moodle e recursos de TIC de apoio ao curso com 04 horas de duração; De 11 de julho a 15 de julho de 2022, com: ✔ Encontros diários online (síncronos) com 04h00 de duração; ✔ Horas de atividade de leitura e estudo com 02h00 de duração; De 18 a 19 de julho de 2022 ✔ Encontros para apoios na produção de atividades de autoria dos professores participantes com 04h00 de duração; De 20 a 22 de julho de 2022 ✔ Sessões síncronas de compartilhamento de experiências e produções de autoria dos professores realizadas no curso com 04h00 de duração; Recursos Google Meet, AVA Moodle (e-Cursos USP), Recursos multimídias, sites e aplicativos que promovem o uso e a criação de tecnologias digitais. Avaliação Produções coletivas e/ou individuais com apoio de diferentes mídias resultantes de debates e reflexões fundamentadas em leituras e explanações acerca das temáticas propostas para este curso. Referências bibliográficas ARROIO, A. Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of Education in the 21st Century, v.75, n. 5, p. 416-418, 2017. https://www.researchgate.net/publication/321127647_Is_media_literacy_an_urgent_issue_in_education_for_all ARROIO, A. Education as a Human Right against Hate Speech and Intolerance. Problems of Education in the 21st Century, 77(3), 314-316, 2019. https://www.researchgate.net/publication/333987534_EDUCATION_AS_A_HUMAN_RIGHT_AGAINST_HATE_SPEECH_AND_INTOLERANCE ARROIO, A. Context based learning: A role for cinema in science education. Science Education International, v. 21, n. 3, p. 131-143, 2010. https://www.researchgate.net/publication/47690163_Context_based_learning_A_role_for_cinema_in_science_education. BATES, T. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. Tradução de Teaching in a Digital Age: guidelines for designing teaching and learning de Anthony Willian (Tony) Bates. Artesanato Educacional: São Paulo, 2016 (Coleção Tecnologia Educacional). Disponível em - http://abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf BUENO, W. C. B. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.;BORTOLIERO, S. (org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009.p. 157-78. CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política. Conferência. Belém (Por): Imprensa Nacional, 2005. Disponível em https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf GENESINI, S. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, São Paulo, n. 116, p. 45-58, 29 maio2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146577 GOMES, S. F.; PENNA, J. C. B. O.; ARROIO. “A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento.” Ciência & Educação, v. 26, e. 20018, 2020. MARSON, G.A. et al. Percursos entrelaçados: a travessia de alunos-professores a professores-alunos. Textos FCC, 59(1), 34–52. https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2021_2 MORAN, J. M. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5a. ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2011. v. 1. 174p. WILSON, C.; GRIZZLE, A.; MOORE, P.; DEZUANNI, M.; ASTHANA, S.; BANDA, F.; ONUMAH, C. Media and information literacy: policy and strategy guidelines. Paris: UNESCO, 2013. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Agnaldo Arroio André Chaves de Melo Silva Guilherme Andrade Marson Mariana Kiomy Osako |
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