Atividade

107645 - Gestão de Marcas

Período da turma: 22/10/2024 a 12/11/2024

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Descrição: A disciplina abordará os conceitos básicos, as atividades, os métodos e ferramentas para criar, desenvolver e gerir marcas, procurando apresentar cenários e contextos e situações que propiciem a discussão das competências e habilidades necessárias ao gestor de marcas contemporâneo.

Justificativa:
Dentre os principais influenciadores da tomada de decisão de consume e engajamento – seja ela pessoal, de pequenos grupos, ou organizacional – a marca é um dos fatores mais importantes desse processo. Assim sendo, é primordial ao profissional de Comunicação Organizacional e Relações Públicas o entendimento dos principais conceitos e fundamentos da gestão de marcas para o desenvolvimento de práticas comunicativas que de fato agreguem valor à marca sendo, ao mesmo tempo, decisões éticas e socialmente desejáveis do ponto de vista da comunicação.

Conteúdo programático (ementa):

Marca; elementos da marca; identidade e arquitetura de marca; alavancagem e associações secundárias; decisões de marca; hierarquia de portifólio de marca; extensões de marca; reposicionamento de marca; brand equity e valor de marca.

Tópicos
• Discutir os conceitos de marca, elementos de marca, identidade e design de marca, arquitetura de marca, posicionamento e patrimônio de marca;
• Estudar os diferentes métodos de avaliação e entendimento da construção de marcas;
• Desenvolver as competências e habilidades necessárias para a gestão estratégica da marca;
• Decisões de marca, associações secundárias, reposicionamento e extensões de marca;
• Brand equity e valor de marca;
• Investigar as metodologias de avaliação e mensuração da marca, em seus aspectos tangíveis e intangíveis. Discutir criticamente e avaliar seus usos e possibilidades na gestão de marcas.

Bibliografia:

AAKER, D.A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, D.A. Marcas: brand equity, gerenciando valor da marca. São Paulo: Negócio, 1998.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura, 2001.
KELLER, Kevin L.; MACHADO Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.
NUNES, G.; HAIGH, D. Marca: valor do intangível. São Paulo: Atlas, 2003.
RIES. A.; TROUT, J. Posicionamento: a batalha por sua mente. 7a ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
SCHITT, B.; SIMONSON, A. A Estética do Marketing: como criar e administrar sua marca, imagem e identidade. São Paulo: Nobel, 2000.
SCHULTZ. D.E.; BARNES, B.E. Campanhas estratégicas de comunicação de marca. São Paulo: Qualimark, 2003.
SEMPRINI, A. A marca pós-moderna. São Paulo: Estação das Letras, 2006.
YANAZE, Mitsuru; FREIRE Otávio; SENISE, Diego. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Valéria de Siqueira Castro Lopes


 
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