107664 - Leitura e produção de textos escritos na universidade: práticas de letramento acadêmico-científico |
Período da turma: | 19/09/2022 a 28/11/2022
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Descrição: | Objetivos: Desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem em práticas de letramento acadêmico-científico que se fundamentem nas relações entre conhecimentos gramaticais, estilo e atividades de leitura e escrita.
Justificativa: O desenvolvimento de práticas de letramento compõe um desafio constante para sua realização em contexto acadêmico. Nesse sentido, busca-se no curso produzir e divulgar subsídios teóricos e práticos, em que se inter-relacionam integradamente conhecimentos gramaticais e estilísticos em atividades de leitura e de escrita, os quais contribuam para o desenvolvimento acadêmico dos/as participantes. Avaliação: Serão observados a participação nas atividades de leitura e de escrita desenvolvidas e os progressos na apropriação de recursos linguísticos, textuais e discursivos nos processos de reescrita de textos ao longo do curso. Critérios de aprovação: Entrega das atividades de leitura analítica e produção escrita de textos acadêmico-científicos. Serão observados os progressos na apropriação de recursos linguísticos, textuais e discursivos nos processos de reescrita de textos ao longo do curso. Bibliografia fundamental ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. Cenas de aquisição da escrita: o trabalho do sujeito com o texto. Campinas: Mercado de Letras, 1997. ANDRÉ, M. E. Etnografia da Prática Escolar. 7. ed. Campinas: Papirus Editora, 1995. BAKHTIN, Mikhail. [1951/1953]. Estética da Criação Verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1992. CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002. CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004. FERREIRA, M. M.; LOUSADA, E. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da Universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro v. 69, nº3, p. 125-140, Florianópolis, set/dez 2016. FIAD, R, S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369, 2011. FISCHER, A. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 2, p. 215-224, 2010. FRANCO, A. P. C. L.; RODRIGUES, C. R.; CASTRO, M; COELHO, S. F. Letramento acadêmico na UFMG: visões, crenças e práticas de um grupo de graduandos. PERcursos Linguísticos. Vitória (ES), v. 10, n. 24, 2020. GERALDI, João Wanderlei. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. KLEIMAN, A. B. & MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. POSSENTI, S. Indícios de autoria. In: Perspectiva 20 (1). Expressando a língua portuguesa e seu ensino. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. pp. 104-123. PIETRI, E. Práticas de leitura e elementos para a formação docente. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2007. SACRINI, M. Leitura e escrita de textos argumentativos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. SILVA, E. M. da; CASTANHEIRA, M. L. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de geografia. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 2-21, set./dez. 2019. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas. Aulas USP, 2017. Disponível em: |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Emerson de Pietri |
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