107669 - Infância sob o jugo nazista: educação, arte e resistência em campos de concentração e guetos (on-line) |
Período da turma: | 03/08/2022 a 05/10/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1 - O campo de Terezín: propaganda nazista, arte e educação;
Aula 2 - Desenhos e poemas das crianças: arte como forma de enfrentamento da realidade; Aula 3 – Literatura infantil e juvenil sobre o Holocausto; Aula 4 – Guetos nazitas: nova forma de segregação; Aula 5 – Vestígios da educação e resistência: o Arquivo Ringelblum; Aula 6 – Narrativas sobre a infância judaica no gueto de Varsóvia: “Diferentes olhares"; Aula 7 – A vida judaica na Polônia antes da segunda guerra mundial; Aula 8 – Entrevista com um sobrevivente do Holocausto com o tema: sina e atitudes das crianças internadas em Campos de Concentração e Guetos; Aula 9 – Janusz Korczak: ontem, hoje e amanhã. Referências bibliográficas ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. BERG, Mary. El ghetto de Varsovia: diário de Mary Berg. Buenos Aires: Hemisfero, 1945. BRENNER, Hannelore. As meninas do quarto 28: amizade, esperança e sobrevivência em Theresienstadt. São Paulo: LeYa, 2014. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Holocausto: Crime contra a Humanidade. São Paulo: Ática, 2000. FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Escrever poesia [durante] Auschwitz: concepções do universo concentracionário nos poemas das crianças de Terezín. 36 f. Relatório Final (Pós-Doutorado em Letras Orientais) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019. FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Concepções do universo concentracionário: diálogos entre os poemas e desenhos das crianças de Terezín. 127 f. + anexos. Relatório Final (Pós-Doutorado em Metodologia do Ensino e Educação Comparada) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Pelos olhos da criança: concepções do universo concentracionário nos desenhos de Terezín. 2015, 468 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. O real, o fantástico e o insólito: narrar o Holocausto para crianças. In. CUNHA, Maria Zilda, et ali. (orgs.). Literaturas de recepção infantil e juvenil e linguagens do imaginário. Paraíba: Editora Universitária da UFPB, 2020. FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. São Paulo: Record, 1995. FRANKL, Viktor Emil. Em busca de sentido. Porto Alegre: Sulina, 1984. GRYNBERG, Michael. Voces del gueto de Varsovia. Trad. Katarzyna Olszewska Sonnenberg y Sergio Trigán. Barcelona: Alba Editorial, 2004. GRUENBAUM, Thelma. Nesarim: child survivor of Terezín. Estados Unidos: Vallentine Mitchell, 2004. HEYDECKER, Joe J. Where is Thy Brother Abel? Documentary Photographs of the Warsaw Ghetto. São Paulo: Atlantis Livros, 1981. KASSOW, Samuel D. Quem escreverá a nossa História: Os arquivos secretos do Gueto de Varsóvia. São Paulo: Cia. das Letras, 2009. KORCZAK, Janusz. Diário do Gueto. Trad. Jorge Rochtlitz. São Paulo: Perspectiva, 1986. _______. Como amar uma criança (Parte I: Varsóvia 1919; Parte II: Varsóvia 1920). Edição Brasileira, São Paulo: Paz e Terra, 1983. _______. Dat Hayeled [Hebraico]. Israel: by Ghetto Figthers’ House Ltd, 1978. _______.Hamelekh Hamatia Harishon, helek Rishon [Hebraico]. O Rei Matheus Primeiro. I ed. : Varsóvia, 1923.Trad. do polonês para o hebraico de Uri Orlev. Jerusalém: Beith Hotzaá keter, [s.d.]. _______. Min Hagheto [Hebraico]. (De dentro do gueto), 1939-1942. I ed..: Varsóvia, 1957. Trad. Tzvi Arad. Israel: by Ghetto Fighters’ House., 1972. _______. Quando eu voltar a ser criança. I ed. : Varsóvia, 1926. Trad. Yan Michalski. São Paulo: Summus Editorial, 1981. (Coleção dirigida por Fanny Abramovich). _______. Como amar uma criança. Trad. Sylvia Patrícia Nascimento Araújo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. _______. A sós com Deus – orações dos que não oram. São Paulo: Comenius, 2007. KRAUS. Otto B. O bloco das crianças: um romance baseado na verdadeira história de um sobrevivente de Auschwitz. 2° ed. Lisboa: Editorial Presença, 2019. KRIZKOVÁ, Marie Rut; KOTOUC, Kurt Jirí; ORNEST, Zdenek. We are children just the same: VEDEM, the secret magazine by the boys of Terezín. Estados Unidos: Paul R. Wilson, 1994. KULKA, Otto Dov. Paisagens da metrópole da morte: reflexões sobre a memória e a imaginação. 1° ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988. MAKAROVA, Elena. Friedl Dicker-Brandeis: Vienna 1898 – Auschwitz 1944. Estados Unidos: Tallfelow Press, 1999. RINGELBLUM, Emanuel. Crónica del Gueto de Varsovia. Tradução, Seleção, introdução e notas de Katarzyna Olszewska Sonnenberg y Sergio Trigán. Barcelona: Alba Editorial, 2003. RUBIN, Susan Goldman. Fireflies in the dark. The story of Friedl Dicker-Brandeis and the children of Terezín. New York: Scholastic, 2000. SAKOWSKA, Ruta. Archives Clandestines du Ghetto de Varsovie. (Archives Emanuel Ringelblum). Les Enfants et L’enseignement Clandestin dans le Ghetto de Varsovie. Paris: Fayard / BDIC, 2007. Tome II SARUE, Sarita Mucinic, Vozes de Paz em tempos de Guerra: Janusz Korczak dinate da criança, do antissemitismo, do Sionismo e do Holocausto. São Paulo: Editora Humanitas , 2015 SCHILLING, Flávia. I. Estudos sobre Resistência. São Paulo, 1991. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas. SELIGMANN-SILVA, Márcio. Imagens de Terezín: a arte entre o testemunho e a resistência. Revista 18: Centro de Cultura Judaica, São Paulo, Ano III, (09), p. 32-33, set/out/nov. 2004. SOUZA, Nanci Nascimento de. Gueto de Varsóvia : educação clandestina e resistência / Nanci Nascimento de Souza. -- São Paulo : Humanitas : FAPESP, 2017. 264 p. -- (Histórias da Repressão e da Resistência). SOUZA, Solange Jobim e. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygostsky e Benjamin. Campinas: Papirus, 2012. SMITH, Lyn. Forgotten Voices of The Holocaust: Trues stories of Survival – From Men, Women and Children Who Were there. Great Britain: Ebury Press, 2006. THOMSON, Ruth. Terezín: voices from Holocaust. Estados Unidos: Candlewick Press, 2011. VOLAVKOVÁ, Hana. … I never saw another butterfly… Children’s drawings and poems from Terezín concentration camp, 1942-1944. Praga: Schocken Books, 1978. WACQUANT, Loïc. As Duas Faces do Gueto. Trad. Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2008. WEISS, Helga. O diário de Helga Weiss: O relato de uma menina sobre a vida em um campo de concentração. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. WIESEL, Elie. A noite. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. VISHINIAC, Roman. Children Of a Vanished World. Mara Vishiniac Kohn and Miriam Hartman Flacks (Ed.). Los Angeles; London: University of California Press; Ltd. London, 1999. WIX, Linney. Through a narrow window: Friedl Dicker-Brandeis and her Terezín students. Estados Unidos: University of New Mexican Press, 2010. Artigos ARTIÉRES, Phillippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998. FOUCAULT, Michael. Dois ensaios sobre o sujeito e o poder. In: FREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Un parcours philosophique. Paris: Gallimard, 1984, p. 297-321. Disponível em: . Acesso em: 26 Out. 2011. KARDOS, Suzan M. Not Bread alone: clandestine Schooling and resistance in the Warsaw ghetto during the holocaust. Havard Educational Review. Cambridge, v. 72, n. 1, p. 33-66, 2002. Disponível em: www.harvardeducationreview.org. Acesso em: 10 jul. 2012. Souza, Nanci Nascimento de. “Educação Clandestina no Gueto de Varsóvia: Cantinas-Escola Como Espaço de Resistência” foi publicado na revista Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, da Universidade de São Paulo, n. 11, 2013. Ver http://www.revistas. usp.br/cllh/article/view/83523. YITZHAK, Arad; GUTMAN, Israel; MARGALIOT, Abraham (Ed). Documents on the Holocaust (Documentos sobre el Holocausto). Jerusalém: Yad Vashem, 1981, p. 173-178. SOUZA, Regina Maria; GALLO, Silvio. Por que matamos o barbeiro? Reflexões preliminares sobre a paradoxal exclusão do outro. Educação e Sociedade – Dossiê “Diferenças”. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação, (S.l.), n. 79, ano XXIII, p. 1-25, ago. 2002. |
||||
Carga Horária: |
13 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Luciane Bonace Lopes Fernandes Nanci Nascimento de Souza Sarita Mucinic Sarue |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |