Atividade

107743 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Atos Literários: Oficina de escrita performativa

Período da turma: 04/08/2022 a 25/08/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Composto de 4 encontros com duas horas de duração cada, o curso é aberto a todos interessados em escrita literária e artes do corpo.

AULA 1
- Apresentação do curso;
- Arte performática vs estética performativa – uma aproximação teórica;
- O que é um programa performativo?
- Primeira sessão de escrita.

AULA 2
- A noção de procedimento na literatura
- Literatura numa perspectiva expandida (noção de “poesia pós-poética”)
- Segunda sessão de escrita.

AULA 3
- O corpo sob o domínio da técnica
- Terceira sessão de escrita

AULA 4
- Ciclo performativo – texto, leitura e escrita.
- Impressões finais e compartilhamento dos materiais levantados.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o ato de criação. 1987. In: AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação, escrita, artes e livros. Tradução de Andrea Santurbano e Patricia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2018.
AGUILAR, Gonzalo; CÁMARA, Mario. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
AIRA, César. Pequeno manual de procedimentos. Tradução de Eduardo Marquardt e Marcos Maschio Chaga. Curitiba: Arte e Letra, 2007.
BARTHES, Rolland. A morte do autor. In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BERARDI, Franco. Depois do Futuro. Trad. Regina Silva. São Paulo: Ubu, 2019.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Trad. Denisse Bottman. São Paulo: Martins, 2009.
CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo Tardio e os fins do sono. Trad. Joaquim Toledo Junior. São Paulo: Ubu, 2016.
CHKLOVSKI, Viktor. “A arte como procedimento”. 1917. In: RIBEIRO, Ana Mariza et al. Teoria da literatura: os formalistas russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1976. p. 39-56.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. ILINX Revista do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, v. 4, 2013.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética do performativo. Trad.: Manuela Gomes. Lisboa: Orfeu Negro, 2019.
GOLDSMITH, K. Uncreative Writing. Managing Language in the Digital Age. New York: Columbia University Press, 2011.
MALLO, Augustín Fernández. Postpoesia: hacia un nuevo paradigma. Barcelona: Anagrama, 2009.
MALLO, Augustín Fernández. Blog Up. Ensayos sobre cultura y sociedad. Valladolid: Universidad de Valladolid, 2012.
MALLO, Augustín Fernández. Nocilla Experience. Tradução de Joana Angélica d'Avila Melo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013.
MALLO, Augustín Fernández. Teoría General de la Basura (cultura, apropiación, complejidad). Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2018.
MOLINA, Débora. Autoria no século XXI: escrita não criativa e gênio não original. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original: poesía por otros meios no novo século. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Felipe de Souza Monteiro
Lucas Miyazaki Brancucci


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP