Atividade

107788 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - As (inter)faces da Morfologia

Período da turma: 08/08/2022 a 12/08/2022

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Descrição: I. Módulo I: Introdução ao curso (aula 1 - 08/08: duração de 3 horas)
- Apresentação do programa e cronograma do curso
- Breve histórico do desenvolvimento da morfologia
- Conceitos básicos da área
Objetivo: apresentar os alunos ao programa do curso e apresentá-los a um breve histórico do desenvolvimento da morfologia no decorrer dos anos e introduzi-los a alguns conceitos básicos e relevantes para a área que serão importantes para os conteúdos dos próximos módulos.

II. Módulo II: Interface entre morfologia e fonologia (aula 2 - 09/08: duração de 3 horas)
- Alomorfia fonologicamente condicionada e alomorfia contextual
- Concatenatividade e não concatenatividade nas línguas do mundo
- Processos não concatenativos de formação de palavras: fusões vocabulares e formas truncadas
Objetivo: apresentar as relações entre morfologia e fonologia, atentando-se para os casos canônicos de afixação e composição, em que se tem uma morfologia essencialmente concatenativa (considerando-se aqui também os casos de alomorfia fonologicamente condicionada, em que a variação é previsível em termos fonológicos); além disso, dá-se também atenção aos casos em que tal interface não revela uma relação tão transparente assim, tanto no nível flexional (alomorfia contextual) quanto no nível derivacional (processos não concatenativos de formação de
palavras, como as fusões vocabulares e as formas truncadas).

III. Módulo III: Interface entre morfologia e sintaxe (aula 3 - 10/08: duração de 3 horas)
- Morfossintaxe: categorias gramaticais sintaticamente relevantes
- Composição
- Propriedades morfossintáticas dos verbos do português brasileiro
Objetivo: apresentar aos alunos os casos em que a morfologia e a sintaxe interagem, ressaltando os casos das propriedades morfossintáticas de verbos do português brasileiro, as categorias gramaticais sintaticamente relevantes (negação, número etc) e a formação de compostos, por exemplo.

IV. Módulo IV: Interface entre morfologia e semântica-pragmática (aula 4 - 11/08: duração de 3 horas)
- Morfologia e semântica lexical
- Morfologia e semântica formal
- Morfopragmática: utilizações discursivas da morfologia
Objetivo: investigar a contraparte de significado que a morfologia evidencia, mostrando como diferentes nuances de significado são capturadas por uma dada forma morfológica; além disso, apresenta-se casos em que a morfologia é discursivamente relevante: a utilização de um dado sufixo, por exemplo, pode indicar a posição do falante diante de uma dada situação.

V. Módulo V: Morfologia e ensino (aula 5 - 12/08: duração de 3 horas)
- Ensino tradicional de morfologia
- Morfologia nos PCNs e BNCC
- Novas abordagens para o ensino de morfologia: explorando as interfaces
Objetivo: mostrar de que maneira a morfologia está presente nos documentos que regulam a educação brasileira e como isso reflete o ensino tradicional de morfologia; a partir disso, busca-se oferecer propostas de reflexão acerca de como se pode abordar a morfologia no contexto da sala de aula.

REFERÊNCIAS:
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FIGUEIREDO SILVA, M. C.; BOECHAT DE MEDEIROS, A. Para conhecer Morfologia. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2016.
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MARANGONI JUNIOR, C. E. A blendtividade na formação de palavras: a derivação dos blends na interface entre morfologia, fonologia e pragmática. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2021.
MINUSSI, R. D; BARBOSA, J. W. C. Ensino de morfologia: uma proposta de estrutura para o estudo das classes de palavras e da formação de palavras. ReVEL, v. 19, n. 37, p. 130-166, 2021.
NÓBREGA, V. A. Tópicos em composição: estrutura, formação e acento. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Leitura e ortografia: além dos primeiros passos. Porto Alegre: Penso, 2014.
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ROCHA, L. C. de A. Estruturas morfológicas do português. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
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SPENCER, A. Morphological Theory: An Introduction to Word Structure in Generative Grammar. Oxford: Blackwell, 1991.
VILLALVA, A. Estruturas morfológicas: unidades e hierarquia do Português. Lisboa: FCT, 2000.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Beatrice Nascimento Monteiro
Cesar Elidio Marangoni Junior
Lara Oliveira Vacaro


 
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