Atividade

107798 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Momentos do teatro épico britânico: evidenciando as dramaturgas

Período da turma: 02/08/2022 a 11/08/2022

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Descrição: Durante os seis encontros do curso, nos deteremos sobre a forma épica em solo britânico, enfocando peças (utilizaremos as traduções) de quatro dramaturgas, cuja obra contestadora é muitas vezes negligenciada pela historiografia e pela crítica. O curso pretende evidenciar o trabalho das dramaturgas Joan Littlewood, Shelagh Delaney, Caryl Churchill e Sarah Kane dentro do moderno teatro britânico, em especial nos desdobramentos da forma épica.

Conteúdo programático:
Aula 1: Apresentação do curso e panorama da chegada do teatro épico na Grã-Bretanha
Aula 2: Excertos de Oh, Que Delícia de Guerra! (Oh, What A Lovely War!) (1963), de Joan Littlewood: questionando os limites da forma tradicional
Aula 3: Um Gosto de Mel (A Taste of Honey) (1958), de Shelagh Delaney: contestando a categoria Angry Young Men
Aula 4: Top Girls (1982), de Caryl Churchill: o neoliberalismo invade a cena
Aula 5: Excertos de Phaedra’s Love (1996), de Sarah Kane: o clássico como ponto de partida
Aula 6: Finalização do curso e apontamentos sobre o teatro contemporâneo britânico

Referências (outras referências serão acrescentadas ao longo do curso):
ASTON, Elaine, REINELT, Janelle (eds.). The Cambridge Companion to Modern British Women Playwrights. London: Cambridge University Press, 2000.
BARNETT, David. A History of the Berliner Ensemble. London: Cambridge University Press, 2015.
BROWN, John Russell. A Short Guide to Modern British Drama. London: Barnes & Noble, 1983.
CHURCHILL, Caryl. Top Girls. London: Methuen, 2013.
COELHO, Rui Pina. Dias difíceis: A representação da violência na dramaturgia britânica de matriz realista do pós-Segunda Guerra Mundial (1951-1967). 2013. 280 p. Tese (Doutoramento em Estudos Artísticos – Especialidade Estudos de Teatro) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa.
DELANEY, Shelagh. A Taste of Honey. London: Playsmith, 2015.
DONNELLY, Mark. Sixties Britain: Culture, Society and Politics. Harlow: Pearson Longman, 2005.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos – O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
INNES, Christopher. Modern British Drama 1890-1990. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
________________ . “Theatre After Two World Wars” In: BROWN, John Russell. The Oxford Illustrated History Of The Theatre. New York: Oxford University Press, 1995.
________________. Avant garde theatre, 1892-1992. Londres, Nova York: Routledge, 1993.
JAMESON, Fredric. Periodizing the 60s. Social Text, Durham, No. 9/10 The 60’s without Apology, p. 178-209, 1984.
KANE, Sarah. Complete Works. London: Methuen, 2001.
LACEY, Stephen. British Realist Theatre: The New Wave in Its Context 1956-1965. London: Routledge, 1995.
LITTLEWOOD, Joan. Oh, What A Lovely War!. London: Methuen, 1971.
LUCKHURST, Mary (ed.). A Companion to Modern British and Irish Drama 1880-2005. Oxford: Blackwell, 2006.
MARCUS, Laura, NICHOLLS, Peter (eds.). The Cambridge History of Twentieth-Century English Literature. London: Cambridge University Press, 2005.
MARWICK, Arthur. Culture in Britain since 1945. Oxford: Blackwell, 1994.
MIDDEKE, Martin, SCHNIERER, Peter Paul, SIERZ, Aleks (eds.). The Methuen drama guide to contemporary British playwrights. London: Bloomsbury, 2011.
PAGE, Adrian (ed.). The Death of the Playwright Modern British Drama and Literary Theory. London: Macmillan, 1992.
PATTERSON, Michael. Strategies of Political Theatre: Post-War British Playwrights. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
REBELLATO, Dan. 1956 And All That: the making of the modern British drama. London: Routledge, 1999.
ROBERTS, Philip. The Royal Court Theatre and the Modern Stage. London: Cambridge University Press, 1999.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.
SHANK, Theodore. Contemporary British Theatre. London: Macmillan, 1996.
SINFIELD, Alan. Literature, Politics and Culture in Postwar Britain. London: Bloomsbury Academic, 2004.
______________. The theatre and its audiences. In:___________. Society and Literature 1945-1970. Abingdon: Routledge, 2013, p. 173-197.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
TAYLOR, John Russell. Anger And After. A Guide To The New British Drama. London: Methuen & Co., 1962.
__________________. The Second Wave: British Drama of the Sixties. London: Eyre Methuen, 1978.
WILLIAMS, Raymond. Britain in the 1960s. In: The Long Revolution. London: Penguin Books, 1965, p. 319-367.
ZARHY-LEVO, Yael. The Making of Theatrical Reputations Studies from the Modern London Theatre. Iowa: University of Iowa Press, 2008.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Jonathan Renan da Silva Souza


 
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