107799 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Audiovisual nas pesquisas de campo: culturas populares em foco |
Período da turma: | 23/08/2022 a 30/08/2022
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Descrição: | Ementa:
Filme etnográfico, utilização do audiovisual em campo em contextos de minorias étnico-raciais, uso de imagens e sons na pesquisa, formas de representação do outro. AULA 1: Apresentação do curso Discussão sobre a relação entre cinema e antropologia AULA 2: Cultura: diversidades da natureza e a natureza do diverso em comunidades tradicionais AULA 3: Corpo, território, movimento e o cinema em performance AULA 4: Antropologia e a Representação do “Outro”: a imagem em epistemologias divergentes AULA 5: Etnografia, narrativas audiovisuais e poder: uma nova política das imagens nos grupos de cultura popular. Referências bibliográficas: BOUDREAULT-FOURNIER, A.; HIKIJI, R.S.G. & NOVAES, S.C. "Etnoficção – uma ponte entre fronteiras". In Barbosa, Cunha, Hikiji & Novaes. A experiência da imagem na etnografia. São Paulo, Terceiro Nome/FAPESP, 2016. BOAST, Robin. Neocolonial collaboration: Museum as Contact Zone Revisited. In Museum Anthropology, Vol. 34, Iss. 1, pp. 56–70 & 2011 by the American Anthropological Association. All rights reserved. DOI: 10.1111/j.1548-1379.2010.01107.x BITTENCOURT, Luciana Aguiar: Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. IN Feldman-Bianco, B. e Moreira Leite, M. Desafios da Imagem – fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. Papirus Ed. Campinas, 1998. (ps. 197-212). CAIUBY NOVAES, Sylvia. "Imagem e Ciências Sociais: trajetória de uma relação difícil". In BARBOSA, Andrea et al. (Ed.). Imagem-conhecimento. Antropologia, cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009. CAIUBY NOVAES, Sylvia: “O uso da imagem na Antropologia”. IN Samain, Etienne: O Fotográfico. Editora HUCITEC, CNPq. São Paulo, 1998. (ps. 113-119). COLLINS, Patricia Hill. “A experiência vivida como critério de significado”. In: Pensamento Feminista Negro, 1ª ed., São Paulo, Boitempo, 2019. CUNHA, FERRAZ & HIKIJI. "O vídeo e o encontro etnográfico". In Cadernos de Campo. USP, v. 14-15, p. 287-298, 2007. DA-RIN, Silvio. “Uma testemunha discreta”. In Espelho Partido. Tradição e transformação do documentário. RJ: Editora Azouge, 2004. DAWSEY, John, Regina Müller, Rose Satiko Hikiji e Mariana F. M. Monteiro (orgs). 2013. “Antropologia e Performance: ensaios Napedra”. São Paulo: Terceiro Nome, 499 p. DAWSEY, John. 2011. “Schechner, teatro e antropologia”. Cadernos de campo, São Paulo: n. 20, p. 1-360. DIAS, Paulo. 2001. A outra festa negra. In: Festa: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec/Edusp, p. 1-35 DIDI-HUBERMAN, Georges.Remontagens do tempo perdido. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. ECKERT, Cornelia e Ana Luiza Carvalho da Rocha. 2014. “Experiências de ensino em antropologia visual e da imagem e seus espaços de problemas”. In: Ferraz, Ana Lúcia Camargo e João Martinho de Mendonça (Orgs.). Antropologia visual: perspectivas de ensino e pesquisa. 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Carga Horária: |
10 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Ariane Couto Costa Cláudio Valentin da Silva Pâmilla Vilas Boas Ribeiro |
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