Atividade

107834 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Uma introdução aos exames de proficiência em língua italiana: da teoria à preparação

Período da turma: 01/08/2022 a 10/08/2022

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Descrição: Aula 1 – Um panorama dos exames de proficiência em língua italiana
- O que são exames de proficiência
- Os exames italianos CILS, CELI, PLIDA e CERT.IT
- Como os exames são estruturados
- Quais são as competências requeridas
- Como obter as certificações

Aula 2 – As provas de compreensão oral e produção oral
- Propostas mais frequentes na prova de produção oral
- Propostas mais frequentes na prova de compreensão oral
- O que é avaliado em cada proposta
- Estratégias de resolução

Aula 3 – As provas de compreensão escrita e produção escrita
- Propostas mais frequentes na prova de compreensão escrita
- Propostas mais frequentes na prova de produção escrita
- O que é avaliado em cada proposta
- Estratégias de resolução

Aula 4 – As provas de competência linguística/comunicativa
- Propostas mais frequentes na prova de competência linguística/comunicativa
- O que é avaliado em cada proposta
- Estratégias de resolução

BIBLIOGRAFIA

ALDERSON, J. C. The testing of reading. In: NUTTALL, C. Teaching reading skills in a foreign language. Macmillan Heinemann English Language Teaching, Oxford, 1996, pp. 212-228.
BACHMAN, L. Fundamental Considerations in Language Testing. Oxford, Oxford University Press, 1990.
BACHMAN, L. & PALMER, A. Language testing in Practice: designing and developing useful language tests. Oxford University Press, 1996.
BALBONI, P. E. Tecniche didattiche per l'educazione linguistica. Italiano, lingue straniere, lingue classiche. Torino: Utet Libreria, 1998.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Lisboa: Asa Editores II, S.A., 2001.
DE MAURO, T. Vocabolario di base della lingua italiana IN: DE MAURO, T. Guida all’uso delle parole. Roma, Editori Riuniti, 1980, p. 149-183.
NOVELLO, A. Valutare una lingua straniera: le certificazioni europee. Venezia, Libreria Editrice Cafoscarina S.R.L., 2009.
SCARAMUCCI, M. Proficiência em LE: Considerações terminológicas e conceituais. Trab. linguis. apl., v. 56, Campinas, 2000, pp. 11-22.
WEIR, C. Understanding and developing language test. Hertforfshire: Prentice Hall Europe, 1993.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Bruna Cacique de Araujo


 
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