107834 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Uma introdução aos exames de proficiência em língua italiana: da teoria à preparação |
Período da turma: | 01/08/2022 a 10/08/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1 – Um panorama dos exames de proficiência em língua italiana
- O que são exames de proficiência - Os exames italianos CILS, CELI, PLIDA e CERT.IT - Como os exames são estruturados - Quais são as competências requeridas - Como obter as certificações Aula 2 – As provas de compreensão oral e produção oral - Propostas mais frequentes na prova de produção oral - Propostas mais frequentes na prova de compreensão oral - O que é avaliado em cada proposta - Estratégias de resolução Aula 3 – As provas de compreensão escrita e produção escrita - Propostas mais frequentes na prova de compreensão escrita - Propostas mais frequentes na prova de produção escrita - O que é avaliado em cada proposta - Estratégias de resolução Aula 4 – As provas de competência linguística/comunicativa - Propostas mais frequentes na prova de competência linguística/comunicativa - O que é avaliado em cada proposta - Estratégias de resolução BIBLIOGRAFIA ALDERSON, J. C. The testing of reading. In: NUTTALL, C. Teaching reading skills in a foreign language. Macmillan Heinemann English Language Teaching, Oxford, 1996, pp. 212-228. BACHMAN, L. Fundamental Considerations in Language Testing. Oxford, Oxford University Press, 1990. BACHMAN, L. & PALMER, A. Language testing in Practice: designing and developing useful language tests. Oxford University Press, 1996. BALBONI, P. E. Tecniche didattiche per l'educazione linguistica. Italiano, lingue straniere, lingue classiche. Torino: Utet Libreria, 1998. CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Lisboa: Asa Editores II, S.A., 2001. DE MAURO, T. Vocabolario di base della lingua italiana IN: DE MAURO, T. Guida all’uso delle parole. Roma, Editori Riuniti, 1980, p. 149-183. NOVELLO, A. Valutare una lingua straniera: le certificazioni europee. Venezia, Libreria Editrice Cafoscarina S.R.L., 2009. SCARAMUCCI, M. Proficiência em LE: Considerações terminológicas e conceituais. Trab. linguis. apl., v. 56, Campinas, 2000, pp. 11-22. WEIR, C. Understanding and developing language test. Hertforfshire: Prentice Hall Europe, 1993. |
||||
Carga Horária: |
6 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Bruna Cacique de Araujo |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |