107835 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Formação de Professores para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Português como Língua Adicional (PLA) |
Período da turma: | 05/08/2022 a 19/08/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Encontro 1
- Contextos sócio-histórico de ensino e aprendizagem de português como língua adicional (PLA); - Objetivos e necessidades de estudantes de PLA. Encontro 2 - Os conceitos de TDIC, materiais didáticos, ferramentas e recursos digitais; - O uso das tecnologias como TIC, TAC e TEP nas aulas de PLA. Encontro 3 - Gêneros textuais no ensino e aprendizagem de PLA; - Análise, curadoria e elaboração de materiais didáticos para aulas em diferentes contextos de PLA. Encontro 4 - Unidade didática nas aulas de PLA; - Produção de unidade didática para um contexto de PLA. Encontro 5 - Apresentação das unidades didáticas para um contexto de PLA produzidas pelos participantes; - Autoavaliação e avaliação do curso. Bibliografia ALBUQUERQUE-COSTA, H.; MAYRINK, M. Formação crítico-reflexiva para professores de línguas em ambiente virtual. In: ALBUQUERQUE-COSTA, H.; MAYRINK, M. (Orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013. P. 39-63. FURTOSO, V. A. B. Formação de professores de Português para Falantes de Outras Línguas: reflexões e contribuições. Londrina : EDUEL, 2009. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013. MENDES, Edleise. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. (org.) Diálogos Interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, Dánie Marcelo de; , Dánie Marcelo de; MACIEL. Ruberval Franco (Orgs.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 44.Campinas, SP : Pontes Editores, 2015, p.21-34. REIG H. Disonancia cognitiva y apropiación de las TIC. In: Revista TELOS Cuadernos de Comunicación e Innovación, Madrid: Fundación Telefónica, enero-marzo, p. 1-2, 2012. Disponível em https://telos.fundaciontelefonica.com/url-direct/pdfgenerator?tipoContenido=articuloTelos&idContenido=2012020215200001&idioma=es. Acesso em 27 de mai. 2021. SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi; BIZON, Ana Cecília Cossi (Org.). Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil. Araraquara: Letraria, 2020. SCHLATTER, M. [Conversa com] Margarete Schlatter. In: K. A. SILVA; R. ARAGÃO (Orgs.). Conversas com formadores de professores de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2013. p. 187-199. SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva; COSTA, Everton Vargas da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. In: ReVEL. vol. 18, n. 35, 2020. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/3979a6ecf118d99835787c92b01de296.pdf. Acesso em: 29 maio 2022. |
||||
Carga Horária: |
15 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Luhema Santos Ueti |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |