Atividade

107835 - Cursos de inverno da FFLCH 2022 - Formação de Professores para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Português como Língua Adicional (PLA)

Período da turma: 05/08/2022 a 19/08/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Encontro 1
- Contextos sócio-histórico de ensino e aprendizagem de português como língua adicional (PLA);
- Objetivos e necessidades de estudantes de PLA.

Encontro 2
- Os conceitos de TDIC, materiais didáticos, ferramentas e recursos digitais;
- O uso das tecnologias como TIC, TAC e TEP nas aulas de PLA.

Encontro 3
- Gêneros textuais no ensino e aprendizagem de PLA;
- Análise, curadoria e elaboração de materiais didáticos para aulas em diferentes contextos de PLA.

Encontro 4
- Unidade didática nas aulas de PLA;
- Produção de unidade didática para um contexto de PLA.

Encontro 5
- Apresentação das unidades didáticas para um contexto de PLA produzidas pelos participantes;
- Autoavaliação e avaliação do curso.

Bibliografia
ALBUQUERQUE-COSTA, H.; MAYRINK, M. Formação crítico-reflexiva para professores de línguas em ambiente virtual. In: ALBUQUERQUE-COSTA, H.; MAYRINK, M. (Orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013. P. 39-63.
FURTOSO, V. A. B. Formação de professores de Português para Falantes de Outras Línguas: reflexões e contribuições. Londrina : EDUEL, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.
MENDES, Edleise. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. (org.) Diálogos Interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, Dánie Marcelo de; , Dánie Marcelo de; MACIEL. Ruberval Franco (Orgs.). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 44.Campinas, SP : Pontes Editores, 2015, p.21-34.
REIG H. Disonancia cognitiva y apropiación de las TIC. In: Revista TELOS Cuadernos de Comunicación e Innovación, Madrid: Fundación Telefónica, enero-marzo, p. 1-2, 2012. Disponível em https://telos.fundaciontelefonica.com/url-direct/pdfgenerator?tipoContenido=articuloTelos&idContenido=2012020215200001&idioma=es. Acesso em 27 de mai. 2021.
SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi; BIZON, Ana Cecília Cossi (Org.). Formação inicial e continuada de professores de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua no Brasil. Araraquara: Letraria, 2020.
SCHLATTER, M. [Conversa com] Margarete Schlatter. In: K. A. SILVA; R. ARAGÃO (Orgs.). Conversas com formadores de professores de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2013. p. 187-199.
SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva; COSTA, Everton Vargas da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. In: ReVEL. vol. 18, n. 35, 2020. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/3979a6ecf118d99835787c92b01de296.pdf. Acesso em: 29 maio 2022.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Luhema Santos Ueti


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP